Retrospectiva 2023 - logo

O roteiro é conhecido: a pandemia eclodiu e os hoteleiros, para sobreviver, cortaram custos onde podiam. Com o caixa comprometido, mantiveram uma operação enxuta mesmo com a demanda restabelecida. O impacto dessa equação logo estourou: pagando mais caro, o consumidor viu que relação custo-benefício no serviço hoteleiro estava desfavorável para ele. Por isso, em julho, o assunto rendeu uma série de matérias no Hotelier News, que destacamos agora na Retrospectiva 2023.

No período, três conteúdos com grande profundidade produzidos pela dupla Nayara Matteis e Lucas Barbosa abordaram o tema. No primeiro, foi feito um diganóstico da situação, com dados da TrustYou comprovando a queda na percepção de valor do serviço hoteleiro por parte do consumidor. Na segunda, apresentamos possíveis caminhos para a hotelaria avançar nesse quesito. Na última, mostramos o que empresas como Atrio, Atlantica e Tauá vêm fazendo para reverter esse jogo.

Retrospectiva 2023: reforma à vista

Julho também trouxe à tona outro assunto estratégico para a hotelaria – e para a economia brasileira como um todo. Em uma matéria que, surpreendentemente, teve bastante audiência, afinal se trata de um assunto técnico, burocrático e chato, explicamos o que estava em jogo para o setor com a aprovação, na Câmara dos Deputados, da Reforma Tributária. E, neste primeiro round, o turismo como um todo pôde comemorar.

Brasília ainda rendeu outra boa história no mês e, acredite, ela tem relação com a votação da Reforma Tributária. Mesmo em processo de “fritura” praticamente desde o dia em que assumiu o cargo, a ministra do Turismo Daniela Carneiro não conseguiu resistir às negociações parlamentares do governo federal para aprovar a reforma. no fim da linha, sua queda – e a indicação de Celso Sabino para comandar a pasta – garantiu votos relevantes.

O mega complexo do Club Med em Gramado (RS), a história “perdida” de um projeto hoteleiro em plena Mata Atântica e as novidades sobre um resort de luxo em Maragogi movimentaram o noticiário em julho.

Por fim, reportagens de dois parceiros estratégicos do Hotelier News se destacaram em nosso conteúdo de julho. Primeiro, a OTA Insight usou sua “lâmpada mágica” para prever que uma elevada demanda movimentaria São Paulo em novembro. A razão disso? A confirmação de shows da cantora Taylor Swift. Já a R1, liderada por Rafaelle Cecere, lançou outra área de negócios, a R1 Pro AV.

Nos links abaixo, é possível acessar todos essas reportagens da Retrospectiva 2023 de julho. Boa leitura!

Retrospectiva 2023 - julho - Série sobre qualidade Retrospectiva 2023 - julho - Celso Sabino Retrospectiva 2023 - julho - Taylor Swift
Retrospectiva 2023 - julho - Club Med Retrospectiva 2023 - julho - afroturismo Retrospectiva 2023 - julho - hotel abandonado
Retrospectiva 2023 - julho - Reforma Tributária Retrospectiva 2023 - julho - Resort Maragoggi Retrospectiva 2023 - julho - R1

 

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: estão nos respectivos links