No Grupo R1, o momento é de renovação. Visando ampliar o escopo de atuação, a empresa capitaneada por Raffaele Cecere acaba de lançar a marca R1 Pro AV, nova área de negócios que vai além do turismo e hotelaria, expandindo a produção de conteúdo audiovisual para outros nichos de mercados, como shows e entretenimento  em geral.

“Para nós, é um divisor de águas e um marco no que o Grupo R1 vem fazendo nos últimos anos. A gente reinventou nos últimos anos em função da pandemia e tivemos que adquirir outros skills, técnicas e clientes. O R1 Pro AV é o ressignificado de tudo isso, ou seja, não é só uma mudança de marca, mas oferecer aos clientes atendimento, equipamentos e equipes diferenciados para eventos com experiências únicas”, diz Cecere em entrevista exclusiva ao Hotelier News, em evento realizado agora há pouco no MIS (Museu da Imagem e do Som).

R1 - Equipe

Equipe do R1 Pro AV reunida no evento de lançamento

 

O executivo explica que, com a retomada da economia pós-pandemia, os eventos ficaram maiores e a companhia precisou dar uma resposta a esse novo momento, para seguir acompanhando as tendências de mercado. Ele pontua que o cliente R1 Pro AV vai ainda ter acesso a diversos benefícios, que serão viabilizados por meio de parcerias com hotéis e outros estabelecimentos comerciais. “As empresas vão receber um pacote de benefícios que varia de acordo com o compliance de cada uma, além do atendimento diferenciado e de excelência”, analisa.

O CEO do Grupo R1 reconhece que a pandemia foi mesmo o grande start para a iniciativa, devido à mudança de ritmo de mercado que aconteceu após a crise sanitária. Ele explica que os últimos anos convidaram a empresa a reinventar o negócio para continuar com relevância. Ainda antes da pandemia, a companhia já vinha atendendo a novos segmentos de mercado, e os clientes entenderam a mudança.

Atuação

Segundo Cecere, o novo leque de atuação irá, sim, contemplar outros, mas mantendo ainda o foco no corporativo (e nos hotéis). “Os eventos corporativos agora trazem novas atrações e experiências, como grandes shows e outras atrações de entretinimento. Isso ajuda a garantir relacionamento, e o nosso foco está sendo muito direcionado ainda a esse tipo de situação.”

Atualmente, o grupo atua promovendo experiências em diversas frentes e o R1 Pro AV visa uma entrega ainda mais diferenciada aos clientes. Por isso, para a nova área, foram contratados 17 colaboradores, e mais devem chegar em breve.

Rodrigo Caetano, sócio do Grupo R1, afirma que os clientes do R1 Pro AV terão acesos a benefícios de entretenimento e descontos. “Por exemplo, nosso cliente vai ter descontos em camarotes de estádios. Fora isso, serão os primeiros a saber dos nossos lançamentos de produto. Em paralelo, estamos fazendo um investimento parrudo em equipamentos”, comenta Caetano, sem informar o valor.

Entre as novidades, estão tecnologias de som, luz, imagem, além de mão de obra. “A expectativa para este ano é crescer um terço em receita e, para 2024, dobrar. Temos muita gente entrando para o time, atuando primeiramente em São Paulo e, em seguida, indo para outras bases, como Rio de Janeiro e Recife.”

R1 - Painéis

Entre as novidades, estão painéis de LED de alta resolução, em curva e em quina

O novo momento

Andreia Chiarato, diretora Comercial e de Marketing do Grupo R1, diz que o R1 Pro AV chega ao mercado para fincar de vez a bandeira da empresa no segmento de eventos. “Éramos muito inseridos na hotelaria, e muitas empresas nos viam como uma companhia que faz eventos pequenos. Para nós, a crise veio como uma alternativa para remodelar equipe e expandir o olhar para novos horizontes”, explica.

A executiva ressalta que, após a pandemia, a empresa começou a trabalhar com organizações  maiores e, a partir disso, surgiu a necessidade de ofertas serviços mais complexos e maiores. Daí, surgiu a ideia de criar uma área voltada para esse público, como uma marca exclusiva. “Assim como o R1 Pro AV, temos a ideia também de lançar marcas para setores específicos, como a hotelaria, que ainda segue sendo muito importante no nosso ramo de atuação”, comenta.

Andréia acrescenta que a ideia é ampliar a carteira de clientes, resultando em aumento expressivo do faturamento nos próximos anos. “Nós temos uma solução completa, trabalhando cada vez mais de maneira mais profissionalizada e com equipamentos de última geração. Nossa gama de serviços, por exemplo, envolve cenografia, conteúdo e fotografia. Hoje, conseguimos atender a todas as pontas dos eventos, com braços que nos ajudam na construção disso ao lado do cliente”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Na capa: Raffaele Cecere e Rodrigo Caetano