Retrospectiva 2023 - logo

Em novembro, a Retrospectiva 2023 dá grande ênfase a três temas centrais e estratégicos para a hotelaria: pessoas, fidelização e tecnologia. Boa parte do que nosso conteúdo focou em relação a esse último assunto pode ser resumido pela sigla do momento: IA (Inteligência Artificial). Sim, essa inovação invade a indústria de viagens com rapidez, impactanto tremendamente a experiência de compra do consumidor.

Realizada anualmente nos Estados Unidos, a Phocuswright Conference elegeu a IA como principal foco dos debates – e o Hotelier News esteve no evento promovido pela Phocuswright nos Estados Unidos. De fato, foi quase impossível não ouvir os palestrantes falaram nesse assunto nos diferentes painéis e palestras do encontro, que teve a participação de algumas das principais lideranças do turismo mundial.

Como bem citou um executivo da Amadeus no evento, “ainda nem tocamos na superfície” quando se pensa em IA. Ainda há muito a avançar e evoluir, com impactos significativos em nossas vidas e, claro, no jeito que vamos planejar e fazer nossas viagens. Outro profissional, dessa vez da Microsoft, comentou que, apesar do receio natural que a humanidade tem em relação às máquinas, somos nós que estamos no controle. “Pense no IA como seu copiloto”, disse Prashant Bhugra, da Microsoft, em uma definição perfeita.

Retrospectiva 2023: tudo passa pelas pessoas

A mão de obra esteve em destaque em algumas das principais reportagens de novembro. Entre outros assuntos, abordamos estratégias para que a hotelaria nacional consiga reter talentos em períodos de escassez como os que vivemos atualmente. Além disso, mostramos como as pessoas são vitais para que o setor inicie uma (importante) jornada de reinvenção.

Novembro teve também dois conteúdos em vídeo produzidos pelo nosso time que tiveram bastante audiência: mais um episódio do Hotel Solution TV, que destacou os planos da Frigo Service (acesse agora); e o mais novo programa do Hotel In Loco, que desta vez foi conhecer o empreendimento do Grupo Tauá em Goiás, o Tauá Alexência (veja aqui).

Mais detalhes do projeto do Club Med em Gramado (RS), a estratégia de Marketing e Vendas por trás do sucesso das campanhas da Amarante e da Aviva na Black Friday, além de um conteúdo especial sobre como o conceito de hospitalidade deve ser explorado pela hotelaria, também foram destaque na Retrospectiva 2023 de novembro.

Leia abaixo, clicando nas imagens, as principais reportagens publicadas pelo Hotelier News no mês passado.​

Retrospectiva 2023 - novembro - Frigo Service Retrospectiva 2023 - novembro - reinvenção hotelaria Retrospectiva 2023 - novembro - club med
Retrospectiva 2023 - novembro - Tauá Alexânia Retrospectiva 2023 - novembro - capa Retrospectiva 2023 - novembro - hospedagem e hospitalidade
Retrospectiva 2023 - novembro - aviva black friday Retrospectiva 2023 - novembro - amarante black friday Retrospectiva 2023 - novembro - mão de obra

 

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: estão nos respectivos links