Três perguntas para: Neyre Freixo
24 de abril de 2024Superintendente de Operações da Ribalta Hospitalidade, Neyre Freixo esteve à frente de importantes decisões do grupo nos últimos meses. O grupo, que contempla um hotel e um centro de convenções na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, assumiu sua marca própria no início deste ano, com o intuito de reforçar a expertise de mais de 20 anos da empresa nos setores de eventos e hospitalidade.
Formada em Letras pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduada em Gestão de Negócios com foco em Competências Comportamentais, a executiva iniciou sua trajetória na hotelaria como recepcionista bilíngue no Promenade Apart-hotéis, em 2010.
Na Vert Hotéis, atuou em diferentes cargos, como chefe de Recepção, gerente de Trainee e gerente geral — posição que também ocupou no Vogue Square Fashion Hotel. Em 2021, assumiu a cadeira de hoje ocupa na Ribalta Hospitalidade.
Sobre o processo de desevolvimento da marca, Neyre afirma que o movimento foi natural, impulsionado pela evolução do mercado e mudanças nas preferências dos clientes. “Por muito tempo, o Ribalta Hotel esteve focado no público empresarial, desempenhando um papel significativo na oferta de hospitalidade de qualidade no Rio de Janeiro. Agora, o empreendimento se reposiciona para atrair um público mais amplo, que frequenta a Barra para eventos e em viagens de lazer”, revela.
Confira e entrevista na íntegra abaixo.
Três perguntas para: Neyre Freixo
Hotelier News: A Ribalta Hospitalidade já traz consigo uma experiência de mais de 20 anos no setor hoteleiro. Por que o grupo assumiu a marca própria agora? Quais gatilhos impulsionaram essa decisão?
Neyre Freixo: Foi um processo muito orgânico. O hotel já era referenciado como Ribalta devido à casa de eventos anexa, que é muito tradicional na Barra da Tijuca. Nós aguardávamos a oportunidade de assumir esse nome e uma bandeira própria para fortalecer os valores e a qualidade Ribalta também na hotelaria. Esse movimento foi acompanhado pela Ombrello, empresa de desenvolvimento de bens e negócios do Rio de Janeiro, que é a responsável pela gestão do hotel. A partir daí, englobando Ribalta Eventos e Ribalta Hotel, temos a Ribalta Hospitalidade, posicionando nossa oferta para atrair um público mais diversificado.
A evolução do mercado e das mudanças nas preferências dos clientes foram alguns dos fatores que impulsionaram essa decisão. Por muito tempo, o Ribalta Hotel esteve focado no público empresarial, desempenhando um papel significativo na oferta de hospitalidade de qualidade no Rio de Janeiro. Agora, o empreendimento se reposiciona para atrair um público mais amplo, que frequenta a Barra para eventos e em viagens de lazer.
Esse reposicionamento visa a consolidar a posição da empresa no mercado e destacá-la como referência em atendimento personalizado na categoria no Rio de Janeiro, com uma operação mais humanizada e agregadora.
HN: Hoje, a empresa é composta por um hotel e um centro de convenções. Existem planos para expandir o portfólio? A hotelaria é um nicho de mercado de interesse? Por que?
NF: Além do hotel e da casa de shows, assinamos outros produtos, como nosso restaurante, nossos banquetes e nosso catering. Estamos também buscando outros espaços para assinar com a nossa expertise, com uma qualidade que já é conhecida no mercado carioca.
Para o hotel, há planos de expansão para atender e receber mais hóspedes no futuro, especialmente com foco no público familiar. Além disso, estamos constantemente desenvolvendo novos e diferentes pacotes para atender às necessidades do público, principalmente em datas comemorativas.
Para nós, a hotelaria é um nicho de mercado de grande interesse devido ao seu potencial de crescimento e à demanda crescente por serviços de hospedagem na região da Barra da Tijuca. Assim, sempre buscamos a expansão do portfólio, para atender às necessidades do mercado e ampliar a oferta de serviços para os clientes, consolidando a posição do Ribalta Hotel como um destino de referência na Barra e no Rio de Janeiro.
HN: Para 2024, qual a expectativa da empresa para o segmento de eventos? A ideia é elevar a fatia desse setor dentro da receita total?
NF: Observando apenas o hotel, excluindo o espaço de shows, os eventos representam 20% da receita total. Com o novo rooftop, buscaremos elevar essa porcentagem. Para 2024, nossa expectativa é otimista. Vamos aproveitar a localização privilegiada do empreendimento na Barra, o aquecimento do setor de eventos no Rio e a nossa expertise no segmento. Combinando o espaço de shows Ribalta Eventos e o novo rooftop, estamos aptos a atender eventos de todos os portes, sejam culturais, sociais ou corporativos.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Ribalta Hospitalidade