BTM: The Coral busca salto de tarifa com mudanças de pensão

Resort cearense prevê incremento de 37% nas diárias

Marcando presença na 11ª edição do BTM, o The Coral Beach Resort está em fase de mudanças. Em busca de elevar seu tarifário, o resort cearense promoverá transformações em sua gastronomia. O empreendimento, que até então atuava apenas com café da manhã, passa a oferecer pensão completa e meia pensão.

Em entrevista ao Hotelier News, Vanessa Arraes, gerente de Vendas do The Coral, explica que a mudança vem de encontro com a necessidade dos hóspedes, além de justificar o aumento de 37% na diária previsto para 2023. “Também contamos com acomodações com cozinhas totalmente equipadas, onde os clientes podem agendar experiências gastronômicas, como churrascos, paellas e jantares. Caso o hóspede prefira cozinhar, o mercado entrega as compras diretamente nas villas”.

Vanessa Arraes

Em junho deste ano, o resort inaugurou uma escola de kitesurf, em parceria com a GKC (Guajiru Kite Center). A novidade se tornou um atrativo para os amantes do esporte de dentro e fora do país. “O kitesurf trouxe hóspedes europeus que praticam a atividade. Setembro, outubro e novembro são meses da chamada época dos ventos, então a demanda é grande”, continua Vanessa. “Também recebemos turistas da Argentina, Brasília e Minas Gerais em busca do esporte”.

A demanda internacional hoje representa 40% da ocupação do resort, que antes da pandemia operava com público majoritariamente regional. “O crescimento também é fruto da nossa expansão, pois antes nossa capacidade era menor”, avalia a gerente.

Para o fim de ano, o The Coral espera lotação máxima para o Natal e Réveillon. “Contratamos a chef Liliam Bráz, uma profissional conceituada em Fortaleza, que eleva nossas expectativas para as datas comemorativas”.

Em 2023, as obras da unidade Radisson serão iniciadas, com o intuito de absorver demandas corporativas. A propriedade também será administrada pela Atlantica Hospitality International e tem previsão de entrega dentro de dois anos. “O hotel contará com salas de eventos, um nicho que o The Coral ainda não atende. O empreendimento  não tem nome definido por enquanto, mas disponibilizará de área de lazer própria”, finaliza Vanessa.


 Laghetto Hotéis abre as portas de unidade paulista em novembro

Rede gaúcha anunciou a gestão do empreendimento em julho deste ano

No dia 7 de novembro, a Laghetto Hotéis dá um passo importante em seu desenvolvimento nacional. A data marca a inauguração do Laghetto Stilo São Paulo, onde antes operava o Matsubara Hotel, fechado permanentemente por conta da pandemia. A gestão do ativo é a estreia do grupo na capital paulista, um sonho antigo da empresa.

Segundo Carina Santos, gerente Comercial Lazer da Laghetto, o empreendimento abrirá as portas em soft opening com apenas 50 UHS disponíveis. “O prédio vem passando por um retrofit e já estamos com vendas abertas. Nossa expectativa é grande, pois esperamos alavancar as reservas com a Fórmula 1”, revela.

A propriedade, que estava de portas fechadas desde abril de 2021, contará com um staff diversificado. “Teremos um mix interessante de pessoas que trazem o DNA da Laghetto e profissionais de São Paulo que conhecem o mercado”, acrescenta Carina. “Em dezembro, o corporativo cai por conta do fim do ano, então, usaremos esse tempo para nos estruturarmos”.

Carina Santos

Entre os expositores do BTM, a Laghetto Hotéis recebe demandas expressivas de nordestinos em suas unidades. Fortaleza desponta como o principal mercado emissor de turistas, que se multiplicam no período do Natal Luz.

“O Nordeste é uma das regiões que mais emite hóspedes para a Laghetto. Contamos com um representante comercial que facilita muito o nosso trabalho. Por se tratar de um deslocamento longo, que necessita do aéreo, a diária média é mais extensa, com estadas de pelo menos quatro noites”, ressalta Carina.

A gerente explica que grande parte da demanda nordestina vem por meio de agências e operadoras, que representam 40% da distribuição da rede. De perfil familiar, o turista do Nordeste tem preferência por empreendimentos com estrutura de lazer. “A Laghetto possui unidades que vão do econômico ao luxo, mas propriedades que atendem famílias são as mais vendidas”, complementa a executiva.


Grand Palladium Imbassaí volta a receber turistas internacionais

Argentina atua como maior emissor de hóspedes estrangeiros

Comemorando 10 anos de operação em 2022, o Grand Palladium Imbassaí celebra o retorno da demanda internacional. Ainda que aquém dos níveis pré-pandêmicos, o resort baiano vem performando de forma consistente na retomada, com volume expressivo de clientes argentinos.

“Estamos trabalhando com ocupação na casa dos 85%. O ano de 2022 foi maravilhoso, com demandas crescentes e retorno dos turistas estrangeiros”, comenta Veruscka Duplat, gerente de Vendas Norte e Nordeste do resort, presente no BTM. A executiva também pondera que o aéreo é um fator desafiador para a recuperação mais consistente do turismo internacional.

Veruscka Duplat

Com expectativas elevadas para 2023, o Grand Palladium Imbassaí conseguiu equilibrar suas diárias. Para o mercado nacional, Veruscka explica que os preços das passagens aéreas não têm afetado diretamente os resultados. “Não sentimos esse impacto na ocupação e recebemos muitos hóspedes principalmente de São Paulo, Minas Gerais e Bahia”.

As agências de viagens e operadoras seguem na ponta da estratégia do resort. “Realizamos um trabalho enorme com esses parceiros, que têm uma expressividade superior em relação aos hóspedes diretos”, pontua a gerente.

Para o Réveillon, o Grand Palladium Imbassaí espera 100% de ocupação, impulsionada pela festa da virada com a banda Cheiro de Amor.


Marina Park Hotel: festas e eventos aquecem ocupação

Hotel já iniciou vendas para além da alta temporada

O Marina Park Hotel, localizado em Fortaleza, é conhecido por suas grandes festas e eventos. O empreendimento tem como tradição receber shows de artistas conhecidos, impactando positivamente os números. Com o reaquecimento do setor, a propriedade cearense voltou com força total em suas ações de entretenimento.

Em novembro, por exemplo, o Marina Park recebe apresentações das duplas Chitãozinho & Xororó, e Zezé Di Camargo & Luciano. Já a grande festa de Réveillon contará com shows de Gusttavo Lima entre outros artistas.

“Estamos lançando duas festas grandes, logo, nossa expectativa é de 90% de ocupação. Ao longo de 2022, conseguimos superar os índices de 2019 em determinados períodos, principalmente nos meses de setembro, outubro e novembro, com fins de semana de lotação máxima”, comemora Fabiana Aguiar, executiva de contas do Marina Park, presente no BTM.

Equipe Marina Park Hotel

Outras demandas como grupos escolares, rodoviários e eventos corporativos incrementam os resultados do hotel, com hóspedes oriundos de estados do Nordeste, Sul e Sudeste. “Hoje, os eventos representam cerca de 40% do faturamento. Nos feriados, recebemos muitos nordestinos pela proximidade, vindos principalmente de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí”, acrescenta Fabiana.

Com boas expectativas para o verão, o Marina Park já possui grupos e eventos agendados para períodos de baixa temporada. “Estamos com demanda para maio e Carnaval nossa projeção também é de lotação”, finaliza a executiva.


Welkom Hotéis se prepara para entrar no metaverso

Administradora paraibana anuncia projeto de unidade em realidade virtual

O metaverso vem ganhando cada vez mais espaço no setor hoteleiro, com redes internacionais adotando a tecnologia em diferentes funcionalidades. No Brasil, a Welkom Hotéis pretende ser pioneira na construção de uma propriedade dentro do ecossistema de realidade virtual.

Em parceria com a ARx eXperience e SprintUp, a administradora prevê o desenvolvimento de uma unidade no metaverso, mas ainda sem data definida. Em entrevista ao Hotelier News durante o BTM, Marcus Abrantes, diretor executivo da Welkom, explica que o projeto virtual tem a proposta de ser o gatilho para uma nova propriedade física da operadora hoteleira.

“Nosso objetivo é desenvolver esse empreendimento a partir da tokenização imobiliária. Vamos iniciar no metaverso para, em um segundo momento, financiar um novo hotel a partir da venda dos tokens”, salienta Abrantes.

O diretor pondera que o desenvolvimento de um projeto no metaverso inclui uma série de disciplinas, como a arquitetura do hotel virtual. “É preciso modelar o hotel para que ele seja inserido no metaverso. Estamos na fase de concepção para direcionar aos programadores. Contudo, ainda não é possível mensurar como as vendas dos tokens se comportarão”.

Gerente de Tecnologia da Welkom, Osvaldo Ortega é uma das cabeças pensantes por trás do projeto. Segundo o executivo, o conceito do metaverso vem para somar nas experiências, porém, os maiores empecilhos de desenvolvimento ainda são os custos. “Demanda a programação e a criação do ambiente 3D em si. Já contamos com a qualidade gráfica necessária, onde podemos modelar diferentes formatos de espaços”, pontua.

Equipe Welkom Hotéis

Ortega salienta que, no setor hoteleiro, o metaverso permite que hóspedes e clientes conheçam os empreendimentos a distância. “Imagine estar em uma cidade e poder conhecer um hotel in loco, entrar no lobby e ser recebido por um avatar, que é o profissional do comercial para apresentar os espaços. A aplicabilidade no segmento é alta”.

Em seu estande no BTM, a Welkom promoveu uma experiência no metaverso com óculos de realidade virtual, onde a tecnologia transporta o visitante ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Atualmente, a operadora faz a gestão do Infinity At The Sea by Welkom, na capital paraibana, mas já possui outros três empreendimentos hoteleiros para adicionar ao seu portfólio, todos em João Pessoa.

Outra novidade é o lançamento da Eezi, braço de negócios da empresa com foco no segmento de flats. A marca fará a gestão dos empreendimentos, com conceitos baseados em tecnologia, dinamismo e experiências imersivas. “Três flats que estão em fase de construção em João Pessoa serão administrados por nós”, finaliza Abrantes.


Hardman Praia Hotel celebra o melhor agosto de sua história

Empreendimento paraibano atingiu 80% de ocupação no período

Marcando presença no BTM deste ano, o Hardman Praia Hotel define 2022 como um divisor de águas. Com resultados acima do esperado, a propriedade registrou o melhor mês de agosto de sua história, com 80% de ocupação e R$ 1 milhão de faturamento. Segundo Karlla Michelle, gerente Comercial do empreendimento, os números foram puxados pela demanda de lazer.

“Este ano está sendo de resultados extraordinários. Em nossa jornada, nunca havíamos registrado um mês de agosto tão bom. João Pessoa vem despontando no turismo, fruto de um trabalho intenso do trade como um todo, enquanto o Hardman também tem investido em eventos próprios em parceria com agências para mostrar o que temos de diferencial”, avalia a gerente.

Ao que tudo indica, outubro deve seguir a curva ascendente de bons resultados, com protagonismo do segmento de grupos. “O tempo médio de hospedagem desse nicho tem aumentado, com estadas a partir de quatro dias. Recebemos nosso primeiro fretamento de uma operadora e hospedamos um avião inteiro por uma semana, que demandou a ocupação de 70 apartamentos. Com certeza a fatia das operadoras deve chegar a 35% de participação no período”, continua Karlla.

Karlla Michele

De olho na diária média, o Hardman vem buscando enaltecer seus diferenciais para elevar as tarifas e manter o equilíbrio de custos. Para justificar os acréscimos, o hotel renovou sua gastronomia e oferece passeios em lancha própria, além de contar com um serviço de praia com atendimento.

De acordo com a executiva, o Sul e Sudeste têm protagonizado as ocupações da propriedade, mas sem deixar o regional de lado. Com a proximidade do verão, Karlla observa que as janelas de reserva estão menores, com antecedência de compra entre 30 e 40 dias. “O aéreo é um fator desafiador para alcançarmos uma demanda mais forte”, analisa.

Apesar dos empecilhos, o Hardman deve encerrar 2022 com alta de 40% em faturamento. Em breve, o empreendimento passará por reformas em sua academia, após realizar um retrofit em sua fachada e apartamentos.


Slaviero mira seus esforços no lazer

Grupo busca diversificar sua oferta de hospedagem

Com forte atuação no segmento corporativo, a Slaviero Hotéis quer mostrar que também sabe operar produtos de lazer e híbridos. Para reforçar seu posicionamento, a rede tem voltado sua atenção para absorver a gestão de mais empreendimentos deste perfil, como o Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa, aberto em dezembro de 2021.

“O mercado vive um momento de lazer aquecido, enquanto o corporativo retoma com a volta dos eventos. O Ponta de Inhambupe, por exemplo, é um produto novo, ainda em fase de maturação, mas que está com todos os finais de semana lotados para novembro e dezembro, destaca Ricardo Nielsen, gerente Nacional de Vendas da Slaviero, em entrevista ao Hotelier News no BTM.

A rede, que possui quatro propriedades no Nordeste, mostra que tem apetite de expansão. Quando questionado sobre um possível crescimento na região, o executivo foi categórico ao afirmar que a Slaviero tem prospectado novas unidades, principalmente no segmento de lazer. “Temos planos robustos e alguns produtos em fase de negociação. Durante a pandemia, identificamos que muitos hotéis independentes desejam profissionalizar sua gestão”, acrescenta Nielsen. “No Nordeste, o céu é o limite. Posso adiantar que, até o fim de 2023, teremos mais dois empreendimentos”.

Slaviero

Dentre os destinos nordestinos que já contam com a bandeira da Slaviero, o gerente conta que Campina Grande (PB) foi uma grata surpresa pelo fato de se tratar de uma praça majoritariamente corporativa. “É um produto que vem registrando resultados históricos, acima da média da cidade. Em 2022, tivemos meses recordes de faturamento dos últimos 10 anos em diferentes localidades”, comemora.

Outras praças que vêm operando com números elevados são São Paulo e Blumenau. A capital, por sua demanda corporativa natural, enquanto a unidade catarinense foi impulsionada pela Oktoberfest. “Frente a 2019, provavelmente teremos alta de 30% em faturamento. E isso se aplica também a indicadores como ocupação e diária média”, complementa Nielsen.

Em 2022, a Slaviero adicionou, até o momento, três unidades ao seu portfólio. Entretanto, o gerente revela que uma quarta propriedade pode ser somada ao inventário ainda este ano.


Porto das Dunas trabalha consolidação do produto no mercado

Hotel de charme abriu as portas em maio de 2021

O município de Aquiraz (CE) vem encorpando sua oferta hoteleira ano após ano. Em 2021, o destino ganhou mais um empreendimento, fomentando ainda mais seu potencial turístico. De investidor único, o Porto das Dunas Praia Hotel é promessa de exclusividade, com apenas 31 apartamentos e um perfil de público diverso.

Entre os expositores do BTM deste ano, o hotel abriu as portas em plena pandemia, mas já abocanha uma fatia importante de demanda, recebendo hóspedes regionais, nacionais e internacionais. Nada mal para uma propriedade compacta que nasceu em plena crise.

Apesar da boa performance, Domênica Ferreira, diretora do Porto das Dunas, afirma que o trabalho de consolidação e divulgação da marca é constante. “A retomada do turismo foi o nosso início. A pandemia chegou quando as obras estavam em fase de acabamento, mas optamos por inaugurar mesmo assim. Quando abrimos, existia apenas o público regional”, conta.

Equipe Porto das Dunas

Para ganhar espaço no setor, o empreendimento investiu forte no digital, além de apostar em treinamentos e capacitações. Ao contrário de muitos hotéis de charme, o Porto das Dunas abriu seu leque para não ficar dependente apenas de casais. “Também realizamos eventos corporativos e sociais. Temos a comodidade do cliente fechar o hotel, o que permite um atendimento exclusivo”, pontua Júnior Souza, gerente geral da propriedade. “Em 2022, realizamos três eventos que demandaram o fechamento total do Porto das Dunas”.

Com estrutura de piscina, restaurante, academia, spa e café da manhã à la carte, o empreendimento manteve sua tarifa de soft opening, na casa dos R$ 700. Contudo, o gerente explica que a administração está em fase de estudos para elevar a diária em 2023. “Não queremos chegar a um patamar que afaste o cliente, mas sim alcançar uma tarifa condizente com a categoria do hotel”.

O restaurante e o spa são abertos ao público externo, porém, o Porto das Dunas não trabalha com day use. Para o Réveillon, Souza afirma que a procura está alta, impulsionada pela festa de Ano Novo do empreendimento, exclusiva para hóspedes.


Grupo Tauá prevê alta de 80% em receita frente a 2019

Rede mineira segue gestando sua chegada ao Nordeste

O momento do Grupo Tauá de Hotéis é de franca expansão. Com boas perspectivas para o fechamento de 2022, a rede prevê superar o faturamento de 2019 em até 80%. Presente no BTM (Brazil Travel Market), Daniel Baeta, gerente Regional de Vendas, revela que os empreendimentos de Atibaia (SP) e Alexânia (GO) têm puxado os números da empresa para cima.

“Atibaia está entre duas cidades muito ricas, que são Campinas e São Paulo. Já Alexânia é uma unidade nova, que recebe muitas demandas do agronegócio, um dos setores que mais cresceu durante a pandemia”, justifica o executivo.

Em março deste ano, Daniel Ribeiro, CEO do Tauá, adiantou ao Hotelier News os planos da rede de fincar sua bandeira no Nordeste. Sem dar spoilers, Baeta afirma que a região segue no radar da empresa, mas que o anúncio para o novo membro do portfólio ainda não tem data confirmada. “Os trâmites estão em desenvolvimento, mas podemos dizer que Recife e Rio de Janeiro são praças a serem consideradas”.

Em relação a relevância do mercado nordestino para as propriedades em operação, o gerente comenta que a região representa 5% da ocupação dos empreendimentos. “A maior parte dos nossos hóspedes vem de cidades mais próximas, como Brasília, Belo Horizonte e São Paulo. Contudo, o Nordeste é importantíssimo para o Tauá”, salienta.

Daniel Baeta

Baeta conta que Alexânia é o destino preferido dos nordestinos, principalmente pela malha aérea da região, que possui grande conexão com a capital federal. Para conseguir maior penetração no Nordeste, o Tauá vem investindo em parcerias com agências e operadoras. “Atualmente, nossos hotéis são regionais, mas queremos virar essa chave para absorver demandas nacionais. Para isso, estamos atuando com operadoras para buscar mais fretados”.

Para captar os hóspedes nordestinos, o Tauá trabalha para elevar o tempo médio de estada, que atualmente gira em torno de três dias. “É um fator que dificulta nossa penetração, pois o tempo de deslocamento é muito longo. A ideia é conseguir ampliar a média de permanência”.

A rede também vem realizando investimentos nas unidades de Atibaia e Caeté (MG). A primeira ganhará uma nova ala de apartamentos, saltando de 540 para 720 UHs, além de uma piscina. Já a propriedade mineira está em fase de obras de dois restaurantes e um parque aquático.

“Também temos um projeto de ampliação do hotel em Alexânia, com mais um prédio de 212 apartamentos e mais um parque aquático”, adianta Baeta.

Outra grande novidade é a reabertura do Grande Hotel Termas de Araxá (MG), que subiu de categoria e hoje opera no segmento de luxo. Com o novo posicionamento, o empreendimento pretende subir sua diária em até 70% nos próximos meses.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News