Marcando a entrada do Grupo Tauá de Hotéis no segmento de luxo, o Grande Hotel Termas de Araxá passou por uma revitalização digna da imponência de sua construção e à altura dos R$ 10 milhões investidos. Operando em soft opening desde o dia 1º de outubro, o empreendimento retorna ao mercado após um mês de paralisação das atividades para reformas internas e reposicionamento de marca.

O novo momento do Grande Hotel Termas de Araxá é pautado no bem-estar como experiência de luxo. Surfando na onda do wellness, que ganhou notoriedade com a chegada da pandemia, o Grupo Tauá aproveita as águas termais mineiras para proporcionar experiências customizadas aos hóspedes.

“Todo o trabalho de reposicionamento foi baseado no conceito de bem-estar. Com o Covid-19, as reflexões sobre essa questão de cuidados com o corpo e mente — que já eram uma tônica — passaram a ser mais latentes. O segmento de lazer ganhou novas possibilidades de experiências associadas ao wellness”, pontua Fernanda Bicalho, gestora de Projetos Especiais do Grande Hotel, em entrevista ao Hotelier News.

Operando em um edifício tombado, construído nos anos 1940, o hotel resgata sua tradição com novos conceitos de hospitalidade. “A maioria dos hotéis que trabalham o bem-estar são novos. Nosso diferencial é a edificação suntuosa, que conta com salas de banho desde sua abertura. O Tauá uniu expertises ao conceito wellness, orientado pelo atendimento de qualidade e proximidade com o cliente”, acrescenta Fernanda.

O sistema soft opening, com 50 UHs disponíveis, segue até 1º de dezembro. Para a alta temporada, o Grande Hotel retoma sua rotina para receber as demandas do verão. Com a revitalização, o empreendimento reduziu seu número de quartos de 300 para 170, com o objetivo de trabalhar melhor a personalização da hospedagem.

“Atualmente, recebemos hóspedes que já haviam realizado reservas. Esta é também uma oportunidade de apresentar o novo Grande Hotel Termas de Araxá ao mercado, pois estamos em fase inicial de divulgação”, continua a executiva. “Por enquanto, recebemos alguns grupos do trade, convidados e parceiros que participaram da reestruturação”.

O que mudou

Por se tratar de um patrimônio histórico, o Grupo Tauá não alterou a estrutura da construção. O retrofit foi direcionado ao design, decoração e experiências. “Repaginamos os quartos e trocamos o enxoval. Nossas acomodações já são grandes, com banheiros espaçosos e janelas amplas. Apenas trouxemos parceiros para aprimorar a qualidade dos itens”, pontua Fernanda.

O projeto arquitetônico ficou a cargo da Regular Switch, agência de design multicultural, enquanto a pintura dos quartos foi obra da artista Dominique Jardy, que retratou as montanhas mineiras nas paredes.

Na gastronomia, o restaurante Chez Beja passou por remodelações e agora opera em sistema à la carte. Aberto ao público, o espaço ganhou nova decoração, pratarias e mobiliário. “Nosso chef possui formação em gastronomia francesa, mas o menu contará com elementos regionais”, explica Fernanda.

O Grande Hotel Termas de Araxá também reforçou seu café da manhã e almoço, trazendo pratos mais leves e ligados ao conceito de bem-estar. “Elevamos nossa oferta de pratos mais leves e saladas, dando maior ênfase aos produtores locais e produtos orgânicos”, continua a executiva, que releva que o bar do hotel também será aberto ao público externo.

Experiências pautam tarifário

É claro que, com a escalada de categoria do produto, as diárias acompanharam a subida. Fernanda explica que o Grande Hotel retornou ao mercado com preços variados, que vão de acordo com a experiência escolhida pelo cliente.

O empreendimento oferece estadas apenas com café da manhã, com café da manhã e almoço ou alinhadas com jornadas de bem-estar variadas. “Antes, o foco do hotel era lazer e famílias. Neste novo momento, disponibilizamos ofertas personalizadas também na tarifa. Muitas vezes, o cliente quer contratar jornadas nas termas, com banhos quentes e massagens. Logo, desenvolvemos um combinado de tudo isso”, destaca Fernanda.

“Temos previsao de aumento de 20% de receita, pois teremos menos quartos que no formato anterior. As diárias tiveram atualização e acrescimo de 50% no valor em função do padrão dos novos produtos, serviços e gastronomia”, complementa a gestora.

Impacto no destino

As mudanças no empreendimento também proporcionaram impactos positivos em Araxá. Com a abertura de vagas de emprego, o Tauá contratou 60 novos funcionários e hoje conta com 39 oportunidades em aberto. A partir de dezembro, outras 50 vagas estarão disponíveis para cargos operacionais, como garçom, camareira e serviços gerais.

A boutique do hotel dá espaço aos artesãos e produtores locais, com o intuito de fortalecer a economia de Araxá. “Estamos muito próximos dos fornecedores da comunidade. Nossa boutique é uma vitrine para artesãos e produtores. Para nós, luxo é oferecer o que o destino tem de melhor. Então, colocamos à disposição do cliente queijos artesanais, doces de leite e artesanatos. São elementos que não mensuramos numericamente, mas que impactam positivamente a cidade”, acrescenta Fernanda.

Os hóspedes podem entrar em contato com os produtores e artesãos diretamente também. O Grande Hotel fornece um QR Code com os perfis dos profissionais e canais de comunicação diretos. “Também damos preferência para a mão de obra local. É uma forma de mantermos nossas raízes mineiras e promover uma experiência genuína”, finaliza a executiva.

Para contar a história do empreendimento, o Grande Hotel implementou mais de 100 pontos de QR Code que narram acontecimentos da propriedade.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Tauá de Hotéis