Na nossa indústria fluida, onde parece que um hotel novo está prestes a abrir em cada esquina e estamos competindo com aluguéis de curta duração para negócios e lazer, os hoteleiros devem tornar-se mais espertos em relação ao crescimento de seu market share. Embora haja um número infinito de maneiras de conseguir isso, algumas das estratégias testadas e comprovadas ainda se mantêm, com algumas novidades no mix.

Vamos dar uma olhada em 3 artigos sequenciais, algumas que se destacam na atualidade e mais algumas que resistiram ao teste do tempo.

Atendimento e Limpeza são tudo

Eles sempre foram e sempre serão fundamentais. Seria negligente não incluir isso ao discutir como impulsionar o compartilhamento das informações do hotel na estratégia de marketing digital. É possível ter o hotel mais novo no cenário competitivo, mas se ele não for limpo e se a equipe não for orientada para o serviço, isso não terá importância.

Os hóspedes querem se sentir reconhecidos, valorizados e ter um quarto impecável. Isso é fundamental para a retenção de clientes. Seria negligente não considerar isso como uma prioridade principal. Analisar e responder às pesquisas dos hóspedes e usar seus comentários para melhorar são essenciais para o nosso sucesso. Isso inclui responder aos comentários internos dos hóspedes e às pesquisas pós-estadia das OTAs.

Além disso, outros hóspedes em potencial tomam decisões de estadia ao lerem comentários de hóspedes anteriores e nossas respostas a eles. A maioria dos hóspedes em potencial que procura um hotel lê as avaliações antes de selecionar um, portanto, nosso foco deve ser tornar nosso serviço de classe mundial, independentemente do tipo de hotel que possuímos.

Otimização On-line

Uma peça-chave do quebra-cabeça para impulsionar o compartilhamento de mercado é a otimização online. Os sites do nosso próprio hotel e todos os outros sites em que marcamos presença devem estar atualizados com as nossas últimas informações, detalhadas, incluindo palavras-chave relevantes, comodidades e fotos. As descrições dos quartos devem ser minuciosas, e a diferenciação entre os tipos de quarto deve ser claramente compreensível. Os principais geradores de demanda devem ser revisados trimestralmente e atualizados com frequência, já que novos geradores de negócio ou concorrentes podem surgir no nosso mercado de um dia para o outro.

Dispor de fotografias e vídeos de alta qualidade oferece aos potenciais clientes uma noção realista de como seria a estadia em nosso hotel e quais comodidades oferecemos. A otimização online é essencial para aumentar o tráfego para o nosso site. Isso não é apenas uma tarefa única que é configurada e depois esquecida; as configurações devem ser verificadas e atualizadas com regularidade.

Conheça sua concorrência

Saber o que nossos concorrentes fazem bem e no que podem melhorar, além de mantermo-nos informados sobre as comodidades que eles oferecem, nos permite vender com mais eficácia. Se monitorarmos atentamente os hotéis concorrentes, poderemos estar cientes de vendas fechadas em datas específicas, renovações, novas comodidades e quaisquer outras mudanças que possam afetar nossos próprios preços e estratégias de vendas.

Estabelecer relacionamentos com a concorrência aumenta a probabilidade de sermos encaminhados para negócios excedentes, incluindo grupos que eles não podem acomodar. Alertas do Google e visitas a estacionamentos continuam sendo métodos eficazes para se manter informado sobre o que acontece no cenário competitivo.

Ferramentas como Agency 360 e Lighthouse são apenas algumas das excelentes opções disponíveis para nos mantermos atualizados sobre as atividades dos nossos concorrentes, quem está hospedado em seus hotéis e quem poderíamos atrair para mudar nosso market share. Também é uma excelente prática agendar visitas ou estadias nos hotéis concorrentes algumas vezes por ano para observar as inovações e tendências.

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Sócio diretor da Escola para Resultados e da Operadora Hoteleira HotelCare, Jeferson Munhoz conta com mais de 30 anos na área de vendas, distribuição e marketing, em cargos de liderança em hotéis independentes e redes hoteleiras nacionais e internacionais, tais como Accor, Club Med, Bourbon, entre outras. Já participou de 30 aberturas e conversões hoteleiras no Brasil e América do Sul. É professor universitário com passagem em instituições como: USP, Anhembi Morumbi, Uninove e Senac. Participou em associações de classe com FOHB e Resorts Brasil.

(*) Crédito da foto: divulgação/Jeferson Munhoz