Chegando a sua 11ª edição, sendo a segunda realizada em Fortaleza, o BTM (Brazil Travel Market) iniciou oficialmente o evento de 2022 na tarde de hoje (20). A cerimônia de abertura da feira de turismo contou com a presença de autoridades da indústria dos setores público e privado, consolidando ainda mais a retomada do segmento e dando maior destaque ao Nordeste.

Estiveram presentes no Centro de Convenções do Ceará Carlos Brito, ministro do Turismo; Cláudio Junior e Breno Mesquita — ambos da BBC Eventos; Manoel Linhares, presidente da ABIH Nacional; Alexandre Pereira, secretário de Turismo de Fortaleza; Denise Carrá, secretária executiva de Turismo do Ceará; Murilo Santa Cruz, presidente da Abav-CE; Francisco Silva, diretor Financeiro da Fecomercio-CE; Antonio Marto, presidente do Fórum Turismo entre outras autoridades do setor.

Junior iniciou sua fala relembrando as primeiras edições do antigo JPA Travel Market, ainda em João Pessoa. “Nossa primeira edição foi em 2010, ainda em formato de workshop, com 670 expositores e 200 agentes e operadores. Ao longo desses 11 anos, a marca consolidou-se”, declarou. “Esse evento é feito principalmente por agentes e operadores, apesar de termos um hub maravilhoso e uma boa conectividade em Fortaleza”.

De acordo com o anfitrião, a feira cresceu 103,8% em área construída, e outros 320% em área total utilizada. “Nosso evento tem tomado proporções acima do planejado. Temos mais de 200 expositores, caravanas com mais de 300 agentes de viagens e buyers que vêm dos EUA, Europa e América do Sul”, salienta Junior. A expectativa é que 792 reuniões sejam realizadas nas rodadas de negócios, que contarão com 230 agentes e 23 suppliers.

“Gostaria de ressaltar o estado do Ceará como um todo, com políticas públicas adotadas com pilares de geração de renda do turismo. Nos últimos 30 anos, o estado fez um trabalho focado e determinado, buscando destinos para crescer seu número de turistas internacionais e hoje o francês é uma realidade aqui”, afirma Mesquita. “Temos que usar o exemplo do Ceará em outros estados”, acrescenta.

BTM - autoridades

Autoridades convidadas e homenageados

Relevância para o turismo cearense

O presidente da Abav-CE reforça a importância do BTM para o turismo do estado e da capital. “Agradeço ao Breno e ao Cláudio por escolherem essa terra maravilhosa para sediar esse grande evento, que coloca nossa cidade e o turismo do Ceará em uma vitrine de primeira grandeza”.

“É uma honra estar na abertura do BTM, que nasceu na minha querida Paraíba e hoje acontece em minha terra, se firmando como um dos principais eventos de negócios que envolvem profissionais de turismo”, declarou o presidente da ABIH Nacional.

“Dada a extensa cadeia produtiva, com hotéis, restaurantes, receptivos, todos nós fazemos a economia ficar mais forte. Somos importantes para a geraçaõ de empregos, renda e arrecadação de impostos. O Ceará tem se destacado cada vez mais no turismo nacional e internacional, levando turistas e trazendo investimentos”, salienta Denise.

Para finalizar, o ministro do Turismo revelou que, atualmente, existem 120 hotéis em construção no país.

Manoel Linhares

Linhares ressaltou a importância do evento para o setor

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News