A 120 quilômetros de Salvador, Baixio é um dos paraísos escondidos na Bahia que pediam por um empreendimento hoteleiro à altura. E foi pensando no potencial turístico do destino que a Prima Empreendimentos desenvolveu o Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa, operado pela Slaviero Hotéis.

Para quem não conhece, Baixio é um vilarejo pertencente ao município de Esplanada, com apenas dois mil habitantes. Apesar da simplicidade do local, as redondezas da região são ricas em belezas naturais. Ideal para quem busca tranquilidade, o destino contempla cerca de 20 quilômetros (km) de uma praia praticamente inabitada, além de lagoas cristalinas, propícias para práticas de caiaque e stand up paddle.

A propriedade, totalmente integrada à vila de pescadores, marca o nascimento de um projeto maior, que promete levar o turismo de Baixio a outro patamar. De perfil boutique, o Ponta de Inhambupe conta com localização privilegiada, a poucos metros do encontro entre o mar e o rio Inhambupe.

“O hotel está no coração da cidade, na praça principal. Contamos com a capela São Francisco de Assis praticamente anexa, o que é uma grande facilidade para a realização de batizados e casamentos”, pontua Cristina Leal, gerente geral da propriedade. “A 100 metros, estão localizadas as barracas de praia de frente ao mar. Um local pouco movimentado para quem busca momentos de tranquilidade”, acrescenta.

Estrutura e hospedagem

Os 29 apartamentos são divididos em quatro vilas e quatro categorias: Luxo, Luxo Premium, Superior e Suíte. As três primeiras categorias possuem acomodações padronizadas, de 25 metros quadrados (m²), enquanto as Suítes contam com 65 metros quadrados (m²), banheira de imersão, cama king size e sofá cama. Em linhas gerais, o que diferencia as UHs são a vista para a piscina ou para o mar.

Tanto os quartos quanto o restante da estrutura do Ponta de Inhambupe Hotel são decorados com elementos rústicos que remetem ao coco — um dos grandes destaques da região. As luminárias, amenities e demais itens foram criados e desenvolvidos por artesãos locais, reforçando o viés sustentável do projeto.

Para o lazer, os hóspedes podem desfrutar da piscina dividida em três profundidades, jacuzzi, piscina infantil, academia e spa — operado em parceria com a Chandra Spa. O empreendimento ainda possui uma sala multiuso para eventos voltados ao wellness.

A&B com sotaque baiano

E não é apenas na decoração que a cultura local se destaca. A gastronomia, pensada para enaltecer os insumos regionais, é servida no restaurante Cambuí e no bar da piscina. “Nosso restaurante Cambuí é composto por 70 lugares e dois ambientes, um interno e outro externo. O café da manhã oferece em torno de 60 itens, que atendem pessoas com intolerância a lactose, glúten e veganos. Também temos itens especiais preparados com insumos da região, como o nosso cuscuz de tapioca”, explica Maurício Almeida, gerente de A&B (Alimentos & Bebidas).

No menu, quem brilha são os peixes e frutos do mar, além de pratos preparados com ingredientes típicos da região. “Trabalhamos com uma cozinha contemporânea, baseada no conceito de comfort food. Procuramos modernizar as nuances regionais com técnicas para a elaboração dos pratos”, complementa Cadu Vieira, chef responsável pela implantação do A&B.

Moqueca tradicional ou vegetariana, pescada amarela, camarão empanado e o craft burger são algumas das opções que se destacam no cardápio, que ainda contempla saladas, massas, risotos, tapiocas e omeletes.

Para os apreciadores de bons drinks, o bar da piscina prepara clássicos como Negroni e autorais, como o Baixio – feito com rum e coco. O Ponta de Inhambupe também destaca as frutas regionais como a mangaba, cambuí e caju no preparo de caipirinhas.

Abaixo, você confere todos os detalhes do empreendimento em mais um Hotel In Loco do Hotelier News:

(*) Crédito das imagens: Peter Kutuchian e Nayara Matteis/Hotelier News