Em agosto deste ano, o Grupo Prima aumentará a oferta hoteleira em Baixio (BA). A rede espanhola anunciou na última sexta-feira (9) a inauguração de seu novo empreendimento, que promete impulsionar o turismo no município de Esplanada, no litoral norte do estado nordestino.

O projeto chegará próximo de R$ 1 bilhão em investimentos na região, sendo que metade do valor já foi aplicado. A informação foi divulgada por Rubem Escartim, diretor responsável pela implantação do hotel ao lado de Fausto Franco, secretário de Turismo da Bahia, durante uma visita ao destino com o objetivo de mapear e roteirizar seus atrativos turísticos.

A visita também foi acompanhada pelo prefeito José Naudinho Alves e pelo secretário municipal de Cultura e Turismo, Fabrício Pimenta. Segundo Franco, o mapeamento e roteirização são fundamentais para a promoção do destino, aliados à qualificação da mão de obra, para oferecer um bom receptivo.

Um dos locais visitados foi a estação de trem de Esplanada, fundada em 1887, que ficou conhecida por ter sido locação para gravações da novela Tieta. O local será sede da secretaria municipal de Cultura e Turismo e também abrigará o museu arqueológico da cidade, patrocinado pela Prima. Dentre as peças arqueológicas encontradas em Esplanada estão desde urnas funerárias de tribos indígenas a cachimbos de origem africana. As peças foram tombadas pelo Iphan.

Atrativos religiosos e culturais também foram mapeados como parte do roteiro turístico da cidade, a exemplo do complexo que compreende o convento dos Capuchinhos e a igreja de Nossa Senhora do Rosário de Pompeia (1904), além da estátua do Cristo, considerada a maior da Bahia e segunda maior do Nordeste, a 30 metros do chão (13 de pedestal e 17 da imagem) e do cemitério fundado pelo beato Antônio Conselheiro, personagem central da Guerra de Canudos, no sertão da Bahia.

Grupo Prima: o projeto

O hotel contará com 29 suítes e uma área comercial, além de um condomínio residencial. Ao todo o projeto vai contar com: construção do Ponta de Inhambupe Residencial, Ponta de Inhambupe Hotelaria; Condomínio Residencial Rio do Boi e resort; Condomínio Villas de Esplanada; Condomínio Praias de Esplanada; e o Destino Baixio Premium, com quatro hotéis de luxo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Prima