A 120 quilômetros (kms) de Salvador, Baixio é um vilarejo pertencente ao município de Esplanada e ainda pouco explorado pelo setor hoteleiro. Ao identificar o potencial do destino, a Prima Empreendimentos iniciou uma série de investimentos turísticos, começando pelo Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa by Slaviero Hotéis. Aberta em 17 de dezembro de 2021, a propriedade iniciou suas operações com o pé direito, em meio ao primeiro verão de certa normalidade após a chegada do Covid-19.

Anunciado em abril do ano passado pela Prima, o empreendimento faz parte de um projeto ambicioso da empresa, que contempla condomínios residenciais e outros investimentos a serem informados. O Ponta do Inhambupe também é o primeiro hotel boutique do portfólio da Slaviero Hotéis, que busca novas frentes de negócios para atuar.

“Somos uma empresa de hospitalidade e estamos atentos às oportunidades em todos os segmentos, independente do nicho. Performamos muito bem no lazer, setor que retomou mais rápido durante a pandemia. E buscamos elevar os resultados da rede por essas unidades. Ampliamos nosso escopo de atuação com 40 anos de experiência e temos capacidade de administrar diferentes frentes”, declara Cincinato Lui, diretor de Vendas e Marketing da Slaviero.

O Ponta do Inhambupe chega ao mercado baiano com uma proposta de hospedagem mais elevada, visando atender principalmente casais em cum clima intimista. “O hotel boutique tem seu público padrão. A maioria dos nossos hóspedes vêm de Salvador e são casais sozinhos ou com crianças menores”, comenta Cristina Leal, gerente geral da propriedade.

Ponta de Inhambupe Hotel - mercado - cristina leal

Distribuição é equilibrada, revela Cristina

Timing certo

A escolha por abrir o empreendimento em plena entrada do verão foi assertiva. No Ano Novo, o hotel beirou os 100% de ocupação, resultado que se repetiu no Carnaval. Passadas as festividades, o Ponta de Inhambupe vem performando melhor aos finais de semana, com média de estada de duas noites.

Com uma distribuição equilibrada entre canais diretos, operadoras e OTAs, o empreendimento está em fase de divulgação com o segmento de agentes que ainda não conhecem a oferta. E apesar de não possuir concorrentes diretos em Baixio, o local compete com destinos mais consolidados, como Praia do Forte e Costa do Sauípe.

“Percebemos que o segmento boutique e de luxo cresceu na pandemia, o que se mostrou uma escolha assertiva para o momento. Com as restrições de viagens, muitas pessoas estão conhecendo o Brasil. Iniciamos as operações com a diária proposta que vem se sustentando”, acrescenta Cristina.

O diretor aposta no desenvolvimento de Baixio — catalisado pela Prima — e na qualificação do turismo na região. “O destino estará pronto daqui alguns anos, pois ainda demanda investimentos. Como gestores do equipamento, estamos confiantes que Baixio será um adicional ao Litoral Norte da Bahia. Haverá uma maturação à medida que o tempo passa”.

Projeções 2022

Ainda este ano, o Ponta do Inhambupe Hotel ganhará um spa e o Bar do Deck, com vista para a praia e capacidade para 80 pessoas e potencial para receber eventos. “Acreditamos que será um ano positivo, principalmente no segundo semestre. Além dos investimentos, também existe a possibilidade de expansão do hotel”, destaca a gerente.

Mesmo focado em lazer, o empreendimento não descarta receber demandas corporativas em duas duas salas de reunião. Para eventos sociais, o segmento de casamentos é uma grande aposta da propriedade — construída em frente a uma igreja.

“Estamos trabalhando grupos de diversos perfis e, como temos a igreja que compõe a estrutura do hotel, vamos focar em casamentos e batizados no Bar do Deck para receber essas comemorações. Sabemos que existe uma alta procura por mini weddings em regiões de praia”, pontua Cristina.

Em breve, a oferta de 29 apartamentos será complementada com três casas de 270 metros quadrados (m²), que serão incluídas para locação. “As casas já estão prontas, com vista para a praia e seguindo o mesmo padrão de decoração do hotel”, afirma a gerente.

Gastronomia de peso

As tarifas do Ponta do Inhambupe Hotel oferecem apenas café da manhã — o que gera um alto consumo no departamento de A&B (Alimentos & Bebidas). Cristina revela que, na receita total do empreendimento, a área representa mais de 50%. “O hóspede quer viver a gastronomia do hotel. Também recebemos passantes que estão hospedados em pousadas e pessoas de passagem pela cidade”.

A Slaviero Hotéis estima elevar sua presença no segmento de hotéis boutique com novos empreendimentos, mas sem revelar detalhes. “Temos hotéis em pipeline com outros investidores. Esta é uma frente que queremos ampliar a partir do sucesso de Baixio. Temos cinco unidades de lazer que já mostraram nossa capacidade gerencial e estratégica. É claro, nunca esquecendo nosso carro-chefe, que é o corporativo. No fim do mês, anunciaremos uma importante conversão em São Paulo, com 260 apartamentos”, finaliza Lui.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Slaviero Hotéis

(**) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News