Amante da natureza e dos animais, Cristina Leal escolheu o lugar ideal para trabalhar. Atuando como gerente geral do Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa by Slaviero Hotéis, a profissional está em constante contato com a praia, o sol e as belezas da região de Baixio (BA). Mãe de pet e de dois filhos, a executiva de 48 anos é natural de São Paulo, mas foi no Nordeste que consolidou sua carreira.

Sua trajetória no setor hoteleiro começou aos 23 anos na Accor, em uma das unidades da rede na capital paulista. Em 1996, foi transferida para Recife para fazer uma implantação, onde acompanhou a evolução do segmento. Formada em Administração de Empresas, ela acumula cursos voltados às áreas de Marketing e Gestão de Negócios.

Em seu currículo, possui passagens por redes como Blue Tree Hotels, Louvre Hotels Group, Grupo Ocaporã, Bugan Hotéis e empresas familiares. Fora da hotelaria, atuou no setor de locação de veículos e como consultora.

Três perguntas para: Cristina Leal

Hotelier News: Em pouco tempo de operação, o Ponta de Inhambupe Hotel vem atraindo a atenção de turistas oriundos de Salvador e região. Para expandir seu leque de destinos emissores, como o empreendimento vem trabalhando as demandas de outras localidades?

Cristina Leal: O Ponta de Inhambupe Hotel Boutique & Spa está desbravando a região de Baixio, que é maravilhosa. É uma vila de pescadores em um lugar incrível, que preserva uma área virgem de praia e atrativos como as lagoas, além de contemplar uma noite de lua cheia muito bonita. Além da força de divulgação da Slaviero Hotéis, existe um trabalho em regiões próximas, pois estamos entre Salvador e Aracaju, recebendo esses dois públicos.

Também contamos com uma pessoa que faz um trabalho local em Salvador e também atuamos nas redes sociais, com tratativas com influenciadores e formadores de opinião, além de operadoras. Este é o primeiro hotel da região em modelo boutique, o que acaba atraindo a atenção dos consumidores.

HN: A propriedade, em breve, incluirá casas para locação em seu portfólio. Além destas unidades, existe o plano de agregar mais imóveis ao pool? E qual o perfil de público que as acomodações buscam absorver?

CL: Atualmente, nossa oferta de hospedagem engloba 29 UHs, divididas em quatro categorias de apartamentos. O hotel é pequeno e promove uma ambiência de conexão com a natureza para quem deseja desconectar da rotina e descansar. Também vamos operar três casas dentro do condomínio Ponta de Inhambupe, cada uma com quatro suítes e 270 metros quadrados (m²), com localização privilegiada e vista para o encontro do rio com o mar. Existe o projeto de expandir o número de acomodações a curto prazo, mas ainda sem formato definido.

Nosso perfil de público são casais ou famílias com crianças pequenas que buscam um ambiente de descanso e relaxamento contemplando o céu estrelado, o barulho do mar e da fauna e flora locais. Também trabalhamos com a Baixio Turismo — empresa da Prima Empreendimentos — para desenvolver o destino com esportes de aventura, trilhas e experiências integrativas com a natureza.

HN: Baixio é um destino em desenvolvimento, o que pode ser um empecilho para a hotelaria local. Quais os principais desafios neste primeiro momento e quais as expectativas para o futuro, quando o povoado estiver mais consolidado no turismo?

CL: Baixio é conhecido pelos baianos, soteropolitanos e moradores de Aracaju principalmente por sua Lagoa Azul, que ganhou fama na região. Como se trata de um local pouco desenvolvido, que ainda vive da pesca, nosso principal desafio é trazer uma estrutura de hotel que demanda serviços diferenciados, personalizados e focados no detalhe. Estamos desenvolvendo a mão de obra nativa, reforçando o compromisso firmado com a comunidade e temos conseguido resultados muito positivos. Outro ponto é a falta de fornecedores, o que acaba dificultando as compras. Operamos com dois provedores de internet que funcionam, mas que muitas vezes se mostram instáveis.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News