Se você leu o título da Retrospectiva 2023 acima e ficou pensando que história foi feita, então vamos logo explicar. Em abril, o Hotelier News teve um dos meses de maior audiência desde sua fundação, em 2003.  Foram vários conteúdos diferentes que chamaram atenção do leitor, sendo o mais lido de todos a reportagem que falava do último dia de operação do Praia Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro.

O mais interessante dessa história foi como a pauta surgiu – e foi praticamente por acaso. Na Cidade Maravilhosa para participar de mais uma etapa do roadshow da TOTVS, que acontecia justamente no hotel carioca, nosso editor-chefe Vinicius Medeiros descobriu que a propriedade – vendida no ano anterior para uma incorporadora – chegava à reta final de operação, ao menos com aquele nome. Sim, o leitor ainda ouvirá sobre o Praia Ipanema Hotel nesta Retrospectiva 2023.

Retrospectiva 2023: luxo em alta

Abril foi também um mês de crises. A primeira a ganhar destaque no noticiário do Hotelier News foi a situação do Hurb, que culminou, entre outros desdobramentos, com a saída do CEO e fundador João Ricardo Mendes (ele já retornou ao cargo). Além dele, o vice-presidente Antônio Gomes também deixou a OTA carioca, numa notícia exclusiva da reportagem.

A outra crise envolve o Grupo RTSC, o que gerou incertezas para seus cotistas e investidores, além de acender um sinal de alerta para a indústria de multipropriedade. Player relevante no segmento, atuando em diferentes verticais do negócio, a holding viu seus fundos de investimento perderem valor de mercado e enfrentarem  problemas de liquidez.

Além do Rio de Janeiro, Medeiros também viajou ao México e Santa Catarina em abril. Na primeira parada, trouxe com exclusividade informações sobre a expansão da Wyndham Hotels & Resorts na América Latina. Na segunda, fez uma ampla entrevista com Beto Caputo e Paulo Mélega sobre os planos futuros da Atrio Hotel Management.

O quarto mês do ano também marcou o início da temporada de grandes feiras no país, com a realização da WTM-LA, que chegou à 10ª edição, e da Anufood Brazil, que passou por um rebranding e ganhou novo nome para 2024. Outra importante notícia de abril foi a aprovação da MP que garantiu a continuidade do Perse (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos), gerando alívio para toda indústria de viagens.

Leia agora as principais reportagens publicadas pelo Hotelier News no Retrospectiva 2023 de abril. Basta clicar nas fotos abaixo.​

Retrospectiva 2023 - abril - Praia Ipanema Retrospectiva 2023 - abril - HSMAI Retrospectiva 2023 - abril - Wyndham
Retrospectiva 2023 - abril - Grupo RTSC Retrospectiva 2023 - abril - WTM-LA Retrospectiva 2023 - abril - Perse
Retrospectiva 2023 - abril - crise Hurb Retrospectiva 2023 - abril - Atrio Retrospectiva 2023 - abril - Anufood

 

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito da foto: estão nos respectivos links