Matéria atualizada em 26/04/2023 às 18h25

Se o título deixou certo mistério no ar, agora você vai entender do que se trata. Este domingo (30) será o último dia de operação e, consequentemente, a despedida, do Praia Ipanema Hotel. O empreendimento, construído nos anos 1970 e originalmente pertencente ao empresário libanês Nicolau Chami, foi negociado por seus herdeiros com a Bait Inc. para dar lugar a um residencial de luxo com serviços hoteleiros.

A transação é resultado de um conjunto de fatores, como a crise gerada pela pandemia de Covid-19 e o bom momento vivido pelo mercado imobiliário na Zona Sul da capital fluminense. À época da venda, corretores estimaram que o valor da propriedade estava avaliado em mais de R$ 180 milhões. O edifício de 17 andares, todos com vista para a praia de Ipanema, será convertido em apartamentos que irão de 60 a 360 metros quadrados (m²), de acordo com a incorporadora.

Praia Ipanema - Reservas_indisponíveis

Em OTAs como Booking.com, por exemplo, já não é mais possível fazer reservas para maio

 

Com a negociação, o empreendimento passa a ser propriedade da Gafisa, visto que a empresa adquiriu a incorporadora, que hoje tem Sheyla Resende como CEO, substituindo Henrique Blecher, que deixou o posto em fevereiro.

Fim de um ciclo

A despedida do Praia Ipanema Hotel fecha os 41 anos de atividade do empreendimento no mercado. Nos últimos 10 anos, a propriedade passou por diversas mudanças, como a criação do do Espaço7zero6 em 2012, no terraço, com vista para alguns dos mais belos pontos turísticos do Rio, como a Lagoa Rodrigo de Freitas, Cristo Redentor, orla de Ipanema, praia do Arpoador e Morro Dois Irmãos.

Já em 2016, o hotel realizou forte investimento nos serviços, com a capacitação das equipes para a modernização do empreendimento, visando atender às exigências dos hóspedes e criar um novo conceito de hospedagem.

“O Rio de Janeiro passou de 22 mil para 62 mil UHs no período da Copa do Mundo. Em seguida, veio o impacto econômico da crise do governo Dilma Rousseff e, em seguida, a pandemia. É melhor encontrar novas formas de ocupar esses empreendimentos para depois desenvolver novos hotéis, quando o cenário permitir”, disse Caio Calfat, presidente da Caio Calfat Real Estate Consulting, sobre a venda da propriedade.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Reprodução/Booking.com