A Wyndham Hotels & Resorts é uma das poucas cadeias hoteleiras internacionais que demonstra – já há alguns anos – uma atenção especial para a América Latina. Esse olhar atento se traduz em expansão consistente na região, onde a rede norte-americana atingiu um volume recorde de 49 assinaturas em 2022 (13.904 quartos). O montante supera em 36,1% o total de contratos firmados no ano anterior pelo time liderado por Maria Carolina Pinheiro.

“Esse avanço vem evidenciando alguns aspectos importantes, como o entendimento cada vez maior dos investidores sobre o modelo de negócio de franquia hoteleira, além das vantagens financeiras que esse ele traz para os empreendimentos. A esse movimento está também o reaquecimento do turismo pelo mundo”, afirma a vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios para a América Latina da Wyndham, em entrevista ao Hotelier News.

Diferentemente de 2021, quando o Brasil foi o mercado com o maior número de assinaturas da Wyndham na América Latina, o México ficou com a liderança do ano passado, respondendo por 21 dos 49 contratos firmados pela empresa. Outro destaque foi a República Dominicana, com 12 acordos e 3790 apartamentos adicionados ao portfólio da gigante norte-americana, que detém uma base de 9,1 mil propriedades em quase 100 países.

Vale destacar a assinatura de uma aliança estratégica e comercial entre Wyndham e Palladium Hotel Group no ano passado, que acabou tendo peso relevante no resultado de 2022. Com o acordo, 14 empreendimentos all inclusive do Palladium espalhados pela América Latina e Caribe foram adicionados ao portfólio da Registry Collection, coleção de hotéis de luxo da rede norte-americana lançada em junho de 2021.

Wyndham - assinaturas em 2022 - acordo Palladium

O TRS Yucatan Hotel, no México, é um dos hotéis inclusos no acordo com o Palladium

 

Já o Brasil somou nove assinaturas, abaixo das 11 do ano anterior. Por aqui, a Wyndham tem se notabilizado por seus esforços no mercado de lazer, que vem crescendo alicerçado no segmento de multipropriedade nesta década. “É um segmento que conhecemos bem e que vem ajudando a democratizar o turismo de lazer no Brasil. Por isso, apostamos bastante nele”, acrescenta Gustavo Viescas, nomeado no final de 2022 presidente da rede norte-americana para as Américas.

Perspectivas

Segundo Viescas, apesar da instabilidade política em alguns países da região e das desafiadoras condições macroeconômicas globais, marcado por pressão inflacionária e juros altos, a América Latina seguirá como foco de desenvolvimento mundial para a Wyndham. “As pessoas continuam viajando e os indicadores dos nossos hotéis na região estão muito bons neste início de ano”, comenta.

“Nossa meta é continuar crescendo na América Latina, mesmo depois desse volume recorde de assinaturas no ano passado. São 52 semanas por ano. Então, por que não fazer uma assinatura semanal ao longo de 2023?”, brincou Viescas, em conversa com a reportagem do Hotelier News durante a SAHIC Latin America & The Caribbean, realizada no final de março, na Colômbia.

“Vínhamos em uma crescente ano após ano e o resultado recorde do ano passado é fruto do investimento que estamos fazendo na América Latina nos últimos cinco anos. Hoje, temos escritórios na Argentina, Brasil e México, com um time de desenvolvimento que dá sustentação a essa expansão”, finaliza Maria Carolina, também presente ao encontro na Colômbia.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts