Ganhar escala é um dos pilares estratégicos da Wyndham Hotels & Resorts. E os resultados do primeiro trimestre refletem o DNA da rede norte-americana como uma das cadeias de hotéis mais expressivas em todo o globo. Até março de 2024, a empresa abriu mais de 13 mil quartos, o que representa um salto de 27% em relação ao mesmo período em 2023.  O grupo ainda celebra a conquista de 171 contratos de desenvolvimento, com aumento de 8% no comparativo anual. Já o pipeline bateu o recorde de 243 mil UHs.

No primeiro trimestre, a rede apresentou sua nova marca ao mercado, com foco em estadas prolongadas, a WaterWalk Extended Stay by Wyndham. “Estamos entusiasmados em anunciar mais um forte trimestre de progresso em nossas execuções, inaugurações, retenção de franqueados e crescimento líquido de espaço em todo o mundo”, disse Geoff Ballotti, presidente e CEO da empresa.

Este foi o 15º trimestre consecutivo de crescimento sequencial do pipeline, com incremento de 5% nos EUA e 9% internacionalmente. Cerca de 69% dos projetos estão nos segmentos midscale e superior; com 58% do pipeline em países fora dos EUA, sendo 79% construções novas, das quais aproximadamente 35% já foram iniciadas.

“O aumento do interesse dos proprietários de hotéis nas nossas marcas impulsionou o nosso pipeline de desenvolvimento para um recorde de 243 mil quartos, marcando um aumento impressionante de 8%. Nosso forte balanço patrimonial e capacidade de geração de fluxo de caixa oferecem uma oportunidade significativa para continuar a aumentar os retornos aos nossos acionistas no curto e no longo prazo, conforme evidenciado pela aprovação do nosso Conselho de Administração de um aumento de US$ 400 milhões em nossa autorização de recompra de ações”, acrescentou o CEO.

Indicadores

O RevPar global cresceu 1%, refletindo um declínio de 5% nos EUA e um crescimento de 14% internacionalmente. No mercado norte-americano, a Wyndham superou as comparações anuais mais difíceis durante o primeiro trimestre, o que resultou na queda de 440 pontos base em ocupação e 50 pontos base na diária média.

Internacionalmente, a rede gerou um crescimento de RevPar em todas as regiões, impulsionado principalmente pelo poder contínuo de preços, com diária média com alta de 12% e a ocupação com incremento de 2%. Os maiores contribuintes para os resultados no primeiro trimestre foram a América Latina e EMEA (Europa, Oriente Médio e África).

No período, a rede registrou lucro líquido de US$ 16 milhões, em comparação com os US$ 67 milhões no primeiro trimestre de 2023. A redução reflete, principalmente, despesas relacionadas à transação resultantes da tentativa malsucedida de aquisição hostil pela Choice Hotels.

O EBITDA ajustado foi de US$ 141 milhões, em comparação com os US$ 147 milhões no primeiro trimestre de 2023. Essa redução incluiu um impacto desfavorável de US$ 10 milhões da variabilidade do fundo de marketing.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts