Hoje (2), a Wyndham Hotels & Resorts, que segue em franco projeto de expansão, anunciou a 25ª marca de seu portfólio, a WaterWalk Extended Stay by Wyndham. A nova bandeira se destaca das demais ao permitir que os proprietários vendam uma mistura de quartos, com cerca de 60% comercializados como acomodações longstay e cerca de 40% como short-term rental, aponta o Skift.

A Wyndham não revelou se adquiriu integralmente a WaterWalk, uma carteira de 11 propriedades longstay, nem quais outros arranjos financeiros ou de licenciamento podem estar envolvidos no negócio. Para a rede hoteleira, o acordo representa uma expansão estratégica além de sua atuação existente no segmento. Em 2022, o grupo criou a ECHO Suites, que tem 265 hotéis em construção em seu pipeline de desenvolvimento e está focada no segmento econômico.

Sua marca Hawthorn, que viu um crescimento de 30% em seu pipeline de desenvolvimento no ano passado, é uma marca de nível intermediário.

Nova marca

A WaterWalk é uma empresa com sede em Wichita, Kansas, que em 2014 criou a marca de hotel e apartamento híbrido, que oferece unidades de um, dois e três quartos, mobiliadas ou não. O primeiro parceiro da companhia foi o Rockford Development Group, que desenvolveu oito franquias em San Antonio, Dallas, Austin e Denver, a um custo de aproximadamente US$ 150 milhões. Em 2015, assinou um acordo de US$ 100 milhões com a Henley, empresa imobiliária de private equity sediada no Reino Unido para construir cinco locais da WaterWalk em outros destinos dos EUA. Em 2021, um gerenciamento de investimentos global não revelado assumiu participação significativa do grupo.

A marca atua com uma abordagem luxo no segmento longstay, oferecendo comodidades como lavadoras e secadoras em cada unidade, eletrodomésticos em tamanho real e bancadas de granito em todas as cozinhas, além de uma academia totalmente equipada em cada complexo.

Talvez a maior oportunidade para a WaterWalk seja a conversão de propriedades que foram, décadas atrás, longstay, mas que agora precisam de reforma. Hóspedes que ficam 90 dias ou mais podem alugar um quarto não mobiliado. Independentemente do tempo de permanência, todos podem desfrutar de espaços comuns compartilhados que, em suas versões mais recentes, têm máquinas de café espresso e uma área externa com churrasqueiras a gás, lareiras e, ocasionalmente, piscinas cobertas.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Wyndham Hotels & Resorts