Três perguntas para: Cláudio Azevedo
3 de maio de 2024Natural de São Paulo, mas criado em Birigui (SP), Cláudio Azevedo fez de sua paixão por tecnologia a base de sua carreira. CEO da APP Sistemas, empresa com mais de 36 anos de experiência no mercado de soluções de gestão para hotelaria, o executivo é um entusiasta da inovação, além de praticante de ciclismo e tênis.
Não por acaso, seu programa de TV favorito é Star Trek (Jornada nas Estrelas), ícone para sua época de lançamento e à frente de seu tempo, dada a inovação e efeitos cinematográficos.
Tanto na vida pessoal quanto na profissional, Azevedo valoriza o comprometimento compartilhado, o trabalho ético e a hospitalidade como princípios essenciais para proporcionar experiências memoráveis.
Formado em Administração de Empresas pela Faculdades Integradas Dom Pedro II, Azevedo é um dos nomes confirmados no Hotel Trends On The Road, roadshow promovido pelo Hotelier News, que levará insights sobre inovação e tecnologia ao setor hoteleiro. A primeira parada do evento itinerante será em Cuiabá, no dia 14 de maio.
O CEO da APP Sistemas compartilhará sua experiência em hospitalidade e tecnologia com o público ao lado dos demais convidados.
Três perguntas para: Cláudio Azevedo
Hotelier News: Ganho de eficiência é a única vantagem que softwares de gestão podem oferecer aos hoteleiros? O que mais? Por que?
Cláudio Azevedo: Primeiro vamos definir “softwares de gestão” para hotelaria: O PMS ou “front hoteleiro” e o ERP ou backoffice. O PMS precisa oferecer flexibilidade com segurança e esse é um grande desafio, ou seja, permitir fazer quando for permitido e registrar tudo que foi feito, alterado ou excluído. Outra vantagem é estar muito bem integrado para evitar erros e ganhar em produtividade. E por falar em produtividade, no ERP isso é o maior benefício que as soluções modernas podem oferecer: Temos um problema de mão de obra para hotelaria e ter pessoas, o tempo todo, digitando notas fiscais de compras, digitando cobrança ou contas a pagar no bankline, conferindo filipeta de cartão de crédito não agrega valor ao negócio do empreendimento, pois isso tudo pode ser automatizado.
HN: O setor hoteleiro tem atualmente muitas dores a serem superadas, em especial a independente. Na sua visão, qual a maior de todas? Como a tecnologia pode ajudar?
CA: Vou listar aqui duas frentes:
Uma é ter muito trabalho e pouco controle. É preciso encarar a tecnologia como investimento e qualidade de vida. Tenho uma analogia sobre isso: é como um jardineiro que trabalha com aquelas tesouras de jardim e não tem tempo de aprender a usar a máquina de cortar grama. Garanto que quanto mais se usa a tecnologia, maior o custo x benefício alcançado.
A outra frente é vender mais e melhor: Aqui tem ciência, estudo e tecnologia. PMS conectado com os canais de distribuição e precificado com a flutuação de tarifas traz resultados incríveis. O hoteleiro pode fazer em casa, mas também existem muitas empresa e consultorias que podem ajudar ou até fazer.
HN: Em um exercício de futurologia, como você vê a gestão de propriedades hoteleiras em 30 anos? Pensando em tecnologias, quais serão as mudanças mais significativas? Por que?
CA: Eu brinco com amigos hoteleiros dizendo que eu assistia Star Trek nos anos 80 pensando que nunca alguém poderia falar com outra pessoa distante sem um fio de telefone e que uma pessoa não pudesse se teletransportar para outro lugar. Hoje temos o celular, só falta o teletransporte, o que seria uma grande ameaça para a hotelaria de negócios.
Brincadeiras à parte, vejo uma “guerra de preços” cada vez mais acirrada. Cada vez mais informações, predições, estatísticas e dados para flutuar tarifas. Além desta necessidade, quem mais se diferencia é que vai se destacar. Escolher aquele hotel por algo de bom que me faz lembrar sempre dele. Não são R$ 10,00, R$ 50,00 ou R$ 100,00 que podem diferenciar seu empreendimento. Afinal você compra sempre o que é mais barato?
Vejo sim muita automação na hotelaria, o hóspede chegar na recepção, pegar uma bebida no autosserviço, usar o elevador e entrar em seu quarto sendo reconhecido por alguma forma de identificação. Quem tem reserva, já seria encaminhado imediatamente para algum totem de atendimento. E recomendações automáticas e personalização.
(*) Crédito da foto: Divulgação/APP Sistemas