O clima é de otimismo na Trul Hotéis. E não era para menos. No final de 2023, a operadora assumiu a gestão do (agora) Wyndham São Paulo Ibirapuera Convention Plaza Hotel — após uma conversão de bandeira em dezembro. Mas não é só a capital paulista que é motivo de comemorações para o grupo mineiro.

Em entrevista à reportagem do Hotelier News, Luciano Carvalho afirma que a Trul Hotéis fechou 2023 com chave de ouro com o ingresso do icônico empreendimento paulistano ao seu portfólio. E os resultados refletem o sentimento de dever cumprido ainda no primeiro trimestre de 2024.

Em março, a propriedade distribuiu aos seus mais de 600 investidores dividendos 24% maiores frente ao mesmo período no ano anterior. “Mostramos nossa eficiência operacional para um hotel de 656 apartamentos”, comemora Carvalho.

Valor de marca

O sócio-fundador e diretor de Desenvolvimento da Trul Hotéis conta que, com a conversão, é natural que alguma demanda se perca. “Faz parte do processo, até que o público entenda a mudança e a proposta da nova marca. Felizmente, conseguimos reverter a situação, com impacto positivo no primeiro trimestre”.

Com a missão de elevar o share internacional do empreendimento, a chegada da Wyndham como marca da propriedade facilita a absorção de hóspedes estrangeiros, uma vez que a bandeira é conhecida mundialmente.

“São Paulo é uma das principais portas de entrada de estrangeiros no Brasil. E ter a Wyndham estampando o hotel é um ponto positivo. Antes, a demanda internacional era abaixo dos 10% para o Wyndham Ibirapuera e nossa meta é atingir os 20%”, diz Carvalho.

A operadora também começou um intenso trabalho de divulgação em canais diretos e no programa de fidelidade Wyndham Rewards. Para o diretor, a proposta de valor da marca, com todos os standards internacionais da rede norte-americana, são diferenciais nos resultados.

“Iniciamos as alterações de procedimentos e distribuição internacional em busca de elevar a demanda não apenas no segmento corporativo, mas também nos eventos, uma vez que o hotel possui um centro de convenções com capacidade para 1,3 mil pessoas e localização privilegiada”, ressalta Carvalho.

No primeiro trimestre, impactado pelo Carnaval, os resultados se mantiveram em linha com o mesmo período de 2023. Contudo, março catapultou a demanda corporativa, finalizando os três primeiros meses do ano com diária média de R$ 534. Em breve, a propriedade passará por um intenso processo de retrofit do lobby, restaurante e acomodações. “As boas novidades só começaram”, revela o executivo.

Alejandro Geis

Geis comemora os resultados do 1º tri

Wyndham Gramado

Na Serra Gaúcha, as polêmicas sobre os custos do turismo parecem não ter afetado o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa. Em março, houve um aumento de 24% em receitas, 26% na diária média e 22% na ocupação frente ao mesmo período em 2023.

“É um excelente desempenho para o primeiro trimestre do ano”, comenta Alejandro Geis, gerente geral do Wyndham Gramado, que destaca o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas equipes comerciais, com a participação em eventos, ativações em todo país e pelo relacionamento com os principais players do mercado, agências e operadoras.

Com cinco anos de operação, o empreendimento encerrou 2023 com 65% de ocupação. E apesar dos rumores de baixa demanda para a alta temporada, Geis afirma que a procura por reservas para as férias de julho e Festival de Cinema de Gramado, em agosto, estão aquecidas.

“Sentimos uma queda de demanda na segunda quinzena de abril, mas os hotéis da cidade estão praticando preços dentro da realidade. Nossa diária média, por exemplo, ficou em R$ 550. Nossa demanda é majoritariamente composta pelo lazer, mas estamos buscando outros nichos, como o de esportes”, continua Geis.

O gerente geral ainda afirma que a Trul Hotéis, assim como a hotelaria de Gramado, está em constante contato com a gestão pública em encontros semanais para debater as estratégias para o destino. Para 2024, Geis adianta que a expectativa é de incremento de 10% em receita e de 12% em diária média.

Além disso, o Wyndham Gramado está promovendo uma série de melhorias em suas instalações, focadas em toda área de lazer. Entre as principais novidades, o destaque está na revitalização completa do espaço kids, com a aquisição de brinquedos novos e pedagógicos.

A Sala de Jogos receberá três fliperamas e duas mesas de carteado a partir de maio. “Os amantes do cinema também terão motivos para comemorar, pois a Sala de Cinema passou por uma transformação completa, incluindo um novo layout, equipamentos de som de alta fidelidade da Bowers & Wilkins, um projetor 4K de última geração e aprimoramentos na acústica e iluminação, garantindo uma experiência cinematográfica inigualável”, revela o executivo.

O jardim em frente à piscina será completamente revitalizado na segunda quinzena de abril, com a instalação de bancos e uma lareira.

(*) Crédito da capa: Vinicius Medeiros/Hotelier News