No primeiro dia da quarta edição da Anufood Brazil, a Koelnmesse Brasil — empresa organizadora da feira — fez um importante anúncio. Alinhada à estratégia global da matriz, a filial brasileira passou por um rebranding que trará algumas mudanças ao evento, começando pelo nome.

Beni Piatetzky, diretor-geral da Koelnmesse Brasil, anunciou o reposicionamento da Anufood Brazil, que passa a se chamar Anuga Select Brazil. O novo nome já será adotado a partir da quinta edição – que acontecerá entre os dias 9 e 11 de abril de 2024, no Distrito Anhembi, em São Paulo.

De acordo com o executivo, a feira procura reforçar seu protagonismo no mercado latino-americano. Logo, a empresa entendeu que era preciso ter uma marca única global, mirando os esforços mundiais da Anuga, alinhando estratégias com os demais países em que atua, como Alemanha, China, Índia, Itália, Japão e Tailândia.

“O nosso portfólio oferece ao mercado mais de 80 feiras ao ano, das quais 20 delas com o principal foco em alimentos e bebidas. Nada mais lógico do que termos uma marca única”, pontua o diretor, que afirma que a mudança é uma oportunidade de ampliar o público-alvo nos eventos.

Na Alemanha, a Anuga existe desde 1919, e atualmente reúne mais de 7.900 expositores de todo o mundo, com visitação acima de 169 mil pessoas de 201 países. “A Anuga é a marca que tem mais força, é reconhecida por mais de 110 países”, lembra Piatetzky. “Inclusive aqui no Brasil a feira sempre foi identificada com o evento de Colônia, na Alemanha. Tanto que é chamada Anufood powered by Anuga”.

Números da Koelnmesse

Os resultados da Koelnmesse em 2022 também surpreendem. A empresa faturou cerca de € 237 milhões. A comparação ilustra a tendência ascendente dos negócios: em 2021 as vendas foram de € 134,2 milhões e, em 2020, foram de apenas € 94,3 milhões. Para este ano a previsão é de negócios em torno de € 380 milhões.

Para 2023, a Koelnmesse planeja um total de 74 eventos, sendo 46 próprios, 23 como convidados e cinco corporativos. No exterior serão 25 feiras.

Também como parte da mudança de rebranding, o evento no mercado brasileiro passará a ter oito setores e não mais 10 como vinha acontecendo até a quarta edição. “Queremos atender melhor aos interesses das empresas locais e, por isso, decidimos concentrar nos setores de Food, Drinks & Hot Beverages, Organics, Food Service, Agrifoods, Dairy, Sweets & Snacks e Fine Food”, explica Polliana Claudino, gerente de Projetos da Koelnmesse Brasil.

(*) Crédito da foto: Lucas Barbosa/Hotelier News