Entre os dias 7 e 10 de maio, a Bienal do Ibirapuera, em São Paulo, recebe mais uma edição da ILTM (International Luxury Travel Market) Latin America. Com foco no turismo de luxo, a feira promoverá mais de 23 mil reuniões entre 430 agentes de turismo e outras 430 marcas como redes de hotéis, companhias marítimas, propriedades independentes, pousadas e outros estabelecimentos e serviços turísticos. A previsão é de aumento de 23% frente ao evento de 2023.

Todos os anos, a ILTM vem quebrando recordes de participação, refletindo o crescimento do mercado de turismo de luxo. Além de contar com as marcas e agentes que marcam presença ano após anos, esta edição tem como destaque a participação de novos compradores, que registrou crescimento de 29% em relação ao ano passado.

“A ILTM é um evento focado em gerar negócios, então muitas marcas participam anualmente e concentram o networking e as novidades para o evento. O crescimento dos novos compradores demonstra a boa reputação do evento em expor as maiores novidades do mercado e em gerar negócios para toda a cadeia”, conta Simon Mayle, diretor da ILTM Latin America.

Com cinco edições anuais realizadas em diferentes continentes, a ILTM reúne na América Latina compradores de 13 países, com destaque aos mercados brasileiro, mexicano, argentino e peruano; e 50 cidades bem espalhadas pelo continente.

O Brasil tem representação de todas as regiões do país, de Goiânia, Belo Horizonte, Manaus, Recife, Blumenau, entre outras. O destaque é a maior representatividade da região Centro-Oeste. “O Brasil é muito grande e além do crescimento do público que busca viagens de luxo, existe também um novo jeito de comprar, com atendimentos mais personalizados. Muitos clientes que compravam de grandes agências nacionais, passaram a planejar suas viagens com agentes locais que se especializaram muito nos últimos anos”, explica Mayle.

Destinos de luxo

O turismo de luxo pela América Latina oferece destinos e hotéis consolidados no segmento, com foco em mercados brasileiros, que têm trabalhado para conseguir maior penetração neste nicho. Rio de Janeiro e Alagoas são novidades este ano, inspirados pelo Rio Grande do Norte que participa pela segunda vez do evento.

Do Rio Grande do Norte, por exemplo, o Filha da Lua, um eco lodge na Praia de Pipa, que vem pela segunda vez ao evento, realiza um trabalho de desenvolvimento em longo prazo para formar futuros trabalhadores do ramo de hospitalidade. Eles participam de um projeto que atende mais de 500 crianças e jovens com ensino de inglês para prepará-las para um mercado que só demonstra perspectiva de crescimento. Durante a feira, eles recolherão livros de inglês e literatura e camisetas para pessoas de seis a 18 anos.

Grandes marcas globais marcam presença novamente no evento com grandes espaços dedicados, como The Luxury Group by Marriott International, The Leading Hotels of the World, Kerzner, Mandarin Oriental, Belmond, Jumeirah, Accor, Small Luxury Hotels, entre outros. Destinos como Portugal e Espanha participam novamente com grandes delegações. O turismo do Japão marca presença pelo segundo ano consecutivo na ILTM Latin America. Outros destinos representados são a Tailândia, St. Barth, Itália, República Dominicana e Suíça.

(*) Crédito da foto: Nayara Matteis/Hotelier News