ILTM: confira os destaques do 2º dia
11 de maio de 202313ª ILTM Latin America promoveu 18,5 mil reuniões de negócios
A 13ª edição da ILTM Latin America ainda não chegou ao fim, mas já aponta números expressivos. A feira de 2023 superou as expectativas com a promoção de 18,5 mil reuniões de negócios marcadas via aplicativo. Já o crescimento de público frente ao evento do ano passado foi de 30% – totalizando 1,1 mil pessoas.
Em entrevista coletiva com a imprensa, Simon Mayle — diretor da ILTM — destacou que esta foi a maior edição da história do evento latino-americano. “Esperávamos chegar aos índices de 2019, mas a feira deste ano superou minhas expectativas. Este é um evento com muita personalidade e grande qualidade de expositores”.
Mayle ressaltou que a ILTM de 2023 buscou trazer mais brasilidade à sua experiência. Um dos destaques foi a homenagem à Floresta Amazônica logo na entrada, com uma imersão nos sons e espécies de plantas nativas.
A edição deste ano contou com a presença de 350 expositores vindos de mais de 50 países. Do montante, 30% participaram pela primeira vez do evento. “Reunimos agentes de viagens de nove países, como Argentina, Uruguai, Paraguai, México, Colômbia e Chile”, complementou Mayle.
Edição 2024
A próxima edição da ILTM está marcada para acontecer entre os dias 7 e 9 de maio, mantendo sua casa no Pavilhão da Bienal do Ibirapuera, em São Paulo. Após uma feira com recorde de números, Mayle afirmou que sua maior preocupação para o ano que vem é manter a qualidade das conexões.
“Nosso desejo é manter a qualidade do evento. O mercado de luxo está crescendo e vem forte não apenas no Brasil, mas globalmente. E vejo isso como uma oportunidade para nós”, finalizou o diretor.
Miramar by Windsor cresce 30% em receita no 1º trimestre
Posicionado como um cinco estrelas acessível no Rio de Janeiro, o Miramar by Windsor, localizado na Praia de Copacabana, marcou presença na ILTM deste ano. O empreendimento comemorou os bons resultados do primeiro trimestre — com incremento de 30% em receita frente ao mesmo período em 2019.
“Não comparamos com 2022 pela questão da variante Ômicron. Desde outubro do ano passado, o Miramar by Windsor vem batendo recordes atrás de recordes. No balanço final de 2022, o hotel já havia superado os resultados de 2019 em termos de faturamento”, explicou Bianca Rodrigues, gerente Comercial da Windsor.
O empreendimento de 200 apartamentos possui diária média na casa dos R$ 900. Segundo Bianca, mesmo com o fim da alta temporada, o Miramar by Windsor segue batendo suas metas. “Conseguimos nosso orçamento na primeira semana de maio, considerada baixa temporada. Ou seja, os resultados são promissores”, complementou.
Demanda e expectativas
Ainda que os números tenham superado os níveis pré-pandêmicos, o percentual de hóspedes internacionais segue abaixo de 2019. “É um público que retornou em peso no primeiro trimestre, com clientes de diferentes países, mas não chegamos ao índice pré-crise”, pontuou a executiva.
Com um forte trabalho de divulgação em feiras internacionais, o Miramar by Windsor espera crescer em até 40% de receita em 2023 no comparativo com o ano passado. “Nosso foco é conseguir esse incremento em diária média”, concluiu Bianca.
Aken Hotels & Resorts prepara sua chegada ao Brasil
Com 20 hotéis em seu portfólio global, a Aken Hotels & Resorts deu um pequeno spoiler sobre seus planos de chegada ao Brasil. Lisandro Liguori, CEO da rede, afirmou em entrevista ao Hotelier News durante a ILTM que o primeiro hotel da marca em solo brasileiro será no Sul do país.
“Já temos o projeto desenhado, mas é tudo que posso dizer no momento. Será um hotel em meio à natureza com previsão de abertura para o final de 2024”, adiantou o executivo. Este será um empreendimento greenfield, assim como as próximas unidades da Aken no Brasil.
Segundo Liguori, a Aken planeja ter três hotéis no mercado brasileiro. De acordo com o CEO, todos serão construções novas, abertas em destinos consolidados no turismo nacional. “Nossos hotéis possuem posicionamento de marca e estarão em destinos que oferecem experiências únicas”.
Demanda brasileira
Nos hotéis já existentes, os brasileiros representam 20% da demanda total. Dentre os destinos preferidos estão Bariloche e Mendoza — ambos localizados na Argentina. “Mas também recebemos muitos hóspedes brasileiros em países como México, Colômbia e Costa Rica”, destacou o executivo. Na rede como um todo, os argentinos são maioria nas taxas de ocupação dos empreendimentos.
Liguori acrescentou que o primeiro trimestre foi de bons resultados para a Aken, que vem em uma curva de crescimento nos últimos anos. “Temos 10 hotéis em pipeline para este ano e estamos retomando os resultados de 2019, ainda na pré-pandemia. Vamos abrir um empreendimento em Punta del Este que também vai captar a demanda de brasileiros”, finalizou.
The Barracuda Group alinha luxo e sustentabilidade em Itacaré
Pertencente ao portfólio da Small Luxury Hotels of The World, o The Barracuda Group marcou presença na ILTM. O grupo hoteleiro, fruto de uma história inusitada de encontros de pessoas, hoje conta com dois empreendimentos em Itacaré (BA): o Barracuda Boutique e o Barracuda Hotel & Villas.
Juliana Ghiotto, co-fundadora da empresa do lado do marido, Daniel Silva Lima, além de um grupo de investidores suecos, contou a história da rede em entrevista ao Hotelier News. Paulistana e designer de formação, a executiva conheceu Daniel em uma viagem a Itacaré em 2004.
Em seguida, o casal conheceu um grupo de suecos que se encantaram pelo destino baiano. Dali, surgiu a ideia de construir casas de veraneio. “A proposta inicial não era fazer disso um business, mas foi amadurecendo com o tempo. O Daniel é natural de Itacaré e tem o conhecimento da cultura local, enquanto eu somei com uma veia empreendedora paulistana, enquanto os suecos trouxeram sua expertise em sustentabilidade”, contou Juliana.
Entre investimentos e licenças ambientais, o projeto demorou cerca de 15 anos para sair do papel. Em 2013, nasceu o Barracuda Hotel Boutique, com apenas 9 acomodações divididas em quatro categorias. O “Barracudinha”, como é carinhosamente chamado, foi o projeto piloto do grupo, mas gerou o conceito de hospitalidade do The Barracuda Group.
Em janeiro de 2020, o Barracuda Hotel & Villas abriu as portas, mas logo em seguida se viu obrigado a paralisar as operações por conta da explosão da pandemia. Reaberto em setembro de 2020, o empreendimento de 17 apartamentos e 14 villas era o projeto inicial do grupo. “Do total de villas, apenas nove estão no pool. Todas são propriedades privadas dos investidores suecos que vêm a Itacaré”, explicou Juliana.
Demanda e gastronomia
Atualmente, cerca de 80% dos hóspedes do grupo são brasileiros, enquanto os 20% restantes são viajantes estrangeiros. Segundo Juliana, o The Barracuda Group busca ampliar esse mix de clientes.
Com os restaurantes dos dois empreendimentos abertos ao público, a receita de gastronomia representa cerca de 30% do faturamento total da rede.
O The Barracuda Group possui uma grande preocupação com a comunidade local e o impacto no meio ambiente. A rede possui um departamento de ESG e cerca de 90% de seus 150 colaboradores são nativos do destino baiano.
Demanda brasileira no Four Seasons cresceu 50% no 1º tri
O segundo dia da ILTM Latin America foi de grande movimentação de redes hoteleiras, hotéis independentes e agentes de viagens. Presença garantida em todas as edições da feira, o Four Seasons segue como uma preferência entre os viajantes brasileiros de luxo.
Em entrevista ao Hotelier News na ILTM, Daniela Pescio, diretora de Vendas da rede para o Brasil, revelou que a demanda de brasileiros nos hotéis do grupo cresceu 50% no primeiro trimestre frente ao mesmo período em 2022. “Foram resultados que superaram nossas expectativas, mesmo o primeiro trimestre do ano passado ter sido um momento complexo”, salientou.
A demanda, majoritariamente de turistas a lazer, é pulverizada em termos de destinos. Segundo Daniela, o hóspede brasileiro viaja o mundo todo e não se deixa intimidar pela distância. “É um mix de business muito interessante. Hotéis de neve se beneficiaram pela época do ano, mas destinos como Orlando e Itália seguem em alta”.
Dentre os países latino-americanos, o Brasil compete diretamente com o México quando o assunto são países emissores de turistas em hotéis Four Seasons. Em 2022, o volume de brasileiros se hospedando na rede subiu 40% no comparativo anual.
Daniela apontou que o Four Seasons não sentiu queda no tempo de estada entre brasileiros e que a média de permanência varia entre três e quatro noites. “Mas esse número pode mudar, dependendo do destino. Nossos hóspedes fazem roteiros amplos e acabam se hospedando em diferentes hotéis da rede na mesma viagem”.
Já a janela de compra mínima é de 30 dias, podendo variar também de destino para destino. “Somos muito democráticos e oferecemos vários caminhos para nossos hóspedes chegarem até nós. Contudo, o turista brasileiro prefere vir por agências e operadoras pela qualidade do atendimento”, complementou a diretora.
Retorno ao Brasil
É quase impossível falar de Four Seasons sem tentar um spoiler sobre um possível retorno da rede ao mercado brasileiro. A executiva garantiu que a América Latina como um todo é de interesse do grupo e revelou que o Brasil está nos planos de expansão.
“Temos muito interesse em voltar e o Rio de Janeiro está cotado para esse retorno, porém, não temos nada confirmado ainda. O Four Seasons está em fase de estudos para entender melhor como desenvolver esse projeto, mas vai acontecer”, finalizou.
(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News