ILTM: Janeiro Hotel ressalta lifestyle carioca na orla do Leblon

Criador da marca Osklen, Oskar Metsavaht é o nome por trás do Janeiro Hotel. O empreendimento, localizado à beira-mar no bairro do Leblon, é fruto da parceria entre o estilista e Carlos Werneck — dono da Pousada Maravilha, em Fernando de Noronha. Aberta em 2018, a propriedade hoje ocupa o imóvel onde antes operava o Marina All Suites.

Com vista para as ilhas Carragas, o Janeiro Hotel tem a proposta de levar o lifestyle carioca aos visitantes da Cidade Maravilhosa, mas também busca abraçar o público local. Com projeto arquitetônico assinado por Li Siqueira, o empreendimento marcou presença na ILTM deste ano.

Com 51 acomodações divididas em cinco categorias, o Janeiro Hotel opera com diárias flutuantes na casa dos R$ 2.500. Inaugurado pouco mais de um ano antes da explosão da pandemia, o hotel boutique comemora o retorno da forte demanda no Rio de Janeiro com ocupação na ordem dos 70%.

O conceito de luxo sem ostentação atrai tanto hóspedes a lazer quanto a negócios, uma vez que o Leblon possui alta rotatividade de empresários e profissionais circulando pelas empresas da região.

“O ano passado foi um termômetro para o Janeiro Hotel, pois não havia uma base comparativa com os anos anteriores. Acreditamos que 2023 será um período positivo, principalmente por conta dos eventos realizados no Rio de Janeiro”, avaliou Jeannine Crepon, gerente de Comunicações e Eventos do empreendimento em entrevista ao Hotelier News durante a ILTM.

Jeannine ressaltou que a pandemia foi um momento difícil para o hotel, mas que a retomada veio com força, com destaque para turistas internacionais e habitués. “Desde 2022 o hotel está sempre cheio aos finais de semana, tanto na alta quanto na baixa temporadas. Estamos crescendo mais rápido do que o esperado”.

A ocupação do Janeiro Hotel é composta por 60% de estrangeiros, vindos de países como EUA e Argentina. “Também recebemos muitos cariocas aos finais de semana que buscam o hotel e sentem em casa”, complementou Jeannine.

Eventos e gastronomia

O restaurante Cedilha, localizado no térreo, é aberto ao público e serve almoço e jantar durante a semana. Aos sábados e domingos, o espaço também funciona em formato de brunch. A oferta gastronômica ainda conta com o Janeiro Restaurante, apenas para o café da manhã. No 18º andar, o oriental Omakase opera com menu degustação de culinária japonesa.

“Há um mês, lançamos nossa nova carta de vinhos, com rótulos que valorizam os produtos locais. Também buscamos parcerias para eventos, como é o caso da Cinemateca do MAM, que promove sessões de cinema em nossa varanda”, conclui Jeannine.


Pedras do Patacho une exclusividade e gastronomia

Localizado na Praia do Patacho (AL), na região de Porto de Pedras, o Pedras do Patacho se posiciona como um hotel boutique permeado por exclusividades. Presente na ILTM, o empreendimento associado a BLTA (Brazilian Luxury Travel Association) possui apenas 23 acomodações que atendem a uma parcela de turistas de alto poder aquisitivo.

Recentemente, o empreendimento passou a acomodar um Spa da Sisley, o segundo da marca no Brasil, oferecendo seus protocolos faciais e corporais em um projeto arquitetônico com muitas referências ao Nordeste.

Desenvolvido pelos sócios Thiago Monteiro e Luciano Caribé, o Pedras do Patacho valoriza o wellness em sua oferta de experiências em um design arquitetônico com pedras, madeira e aço corten.

O hotel já conquistou prêmios internacionais como Best New Small Hotel Construction & Design, Americas, categoria International Property Awards, e o Travellers Choice 2020, pelo TripAdvisor.

As acomodações se dividem em dois bangalôs de frente para o mar com piscina privativa; cinco bangalôs com vista mar e piscina privativa; seis suítes com banheira de pedra vulcânica; e outras 10 suítes com piscina privativa.

Gastronomia

A gastronomia do hotel leva a assinatura do chef Pedro Godoy, de Pernambuco, que ganhou destaque no país com seu restaurante Arvo, em Recife. O profissional utiliza ingredientes locais para criar pratos autorais. Batizado de Corten, nome do material de aço que o reveste externamente, o restaurante, erguido sob pilotis, dá a impressão de estar “flutuando” em cima da piscina do empreendimento


Caiman Pantanal celebra o retorno do público estrangeiro

Presente em mais uma edição da ILTM, o Caiman Pantanal comemora a volta dos hóspedes estrangeiros. Antes da pandemia, o empreendimento pantaneiro contava com 85% de sua demanda oriunda de clientes internacionais. Ainda que o percentual não tenha atingido os índices pré-Covid, essa fatia de mercado já representa mais de 30% da ocupação do hotel.

“No primeiro trimestre de 2023 ainda observamos uma hegemonia brasileira. Em 2021, cerca de 96% de nossa ocupação era composta pelo público doméstico devido ao fechamento das fronteiras”, explicou Cristina Colin, gerente de Vendas do Caiman Pantanal.

Com proposta de safári em meio ao Pantanal sul-mato-grossense, o empreendimento de apenas 18 acomodações é uma hospedagem para quem pode. Com diária média em torno de R$ 4.430, o Caiman Pantanal já recebe turistas norte-americanos e europeus, em sua maioria.

Cristina Colin

“Em 2022, os resultados foram acima do esperado. As fronteiras foram reabertas, mas o brasileiro não deixou de viajar pelo Brasil. Ainda recebemos muitos hóspedes nacionais, mas não sabemos como o próximo trimestre se comportará”, acrescentou Cristina.

Hospedagem com propósito

Baseado nos pilares: conservação, conforto e aventura, o Caiman Pantanal é coadjuvante perante a beleza do destino em que está inserido. Situado em um terreno de 53 mil hectares, o empreendimento faz parte de um paraíso ecológico no Centro-Oeste brasileiro. E sua preservação é um dos propósitos do hotel.

“Uma das nossas missões é divulgar e conservar a cultura pantaneira. Temos diversos projetos, como o Onçafari, preservando as características selvagens dos animais. Outro exemplo é o Papagaio Verdadeiro — que registra a espécie e avalia os impactos do ser humano em seu modo de vida”, contou Cristina.


Ba’ra se prepara para o São João paraibano

Apesar da operação recente, com pouco mais de seis meses, o Ba’ra Hotel já nada de braçadas no setor hoteleiro paraibano. Aberto em outubro de 2022, o empreendimento lifestyle atingiu o primeiro lugar no TripAdvisor em João Pessoa com apenas um mês de atividades. Após um primeiro trimestre de bons resultados, a propriedade se prepara para receber os hóspedes que vão ao Nordeste para celebrar as festividades de São João.

Em entrevista ao Hotelier News durante a ILTM, Jorge Netto, gerente de Vendas para o Brasil, explicou que o Ba’ra promoverá uma série de eventos juninos aos finais de semana durante o mês de São João. “Serão eventos abertos também ao público externo, assim como no Carnaval, quando celebramos a festa homenageando a folia de diferentes regiões”.

jorge netto

A chegada de meados de 2023 é motivo de alta expectativa também por conta das férias de julho, período de grande demanda no Nordeste. Sobre a baixa temporada, Netto salientou que João Pessoa não sentiu quedas significativas de demanda com o fim do primeiro trimestre.

“Desde nossa abertura estamos com ocupação média de 55%, atingindo positivamente nossas metas. Este é o resultado do trabalho da equipe do Ba’ra, que foca no acolhimento e no bem-receber. Em maio, nossa ocupação já está em 70% — um mês que tradicionalmente é de baixa demanda”, pontuou o gerente.

Atualmente, a diária média do Ba’ra gira na casa dos R$ 1.100, enquanto 60% da receita total do hotel é oriunda dos dois restaurantes — ambos abertos para o público externo.

Internacional

Ainda que João Pessoa não seja um destino altamente procurado por estrangeiros, o Ba’ra vem buscando atrair hóspedes estrangeiros por meio de representações na América do Sul e Europa.

“Temos representantes em Buenos Aires para dialogar com a América Latina, além de uma equipe em Barcelona, com foco principalmente em Portugal e Espanha. Acreditamos que o mercado internacional tem potencial de crescimento e atuamos forte no b2b, com agências e operadoras parceiras”, enfatizou Netto.

O Ba’ra Hotel retorna à ILTM um ano após seu lançamento oficial na feira de luxo, quando fez história como o primeiro hotel paraibano a se apresentar no evento.


Belmond anuncia novidades para o centenário do Copacabana Palace

Em 2023, o Copacabana Palace celebra 100 anos de história e as comemorações já começaram. Desde o Réveillon, o empreendimento da Belmond vem promovendo uma série de eventos para aquecer os motores para a grande festa do centenário, que acontecerá em agosto.

Para falar sobre as comemorações da propriedade de luxo, Andrea Filippi (vice-presidente de Vendas) e Roberta Almeida (diretora de Marketing para América Latina) marcaram presença no primeiro dia da ILTM Latin America.

“O Copacabana Palace comemora 100 anos e esperamos continuar com as operações desse empreendimento por mais 100 anos. Estamos em fase de renovações desde 2021, quando inauguramos o teatro, uma das nossas preciosidades”, salientou a diretora.

A fachada também está em fase de restauração, buscando enaltecer o hotel em suas raízes. “Vamos retomar o que o Copacabana Palace era no início em termos de pintura e cor, além de implementar uma iluminação inovadora para valorizar ainda mais esse palácio”, acrescentou Roberta.

A propriedade também está passando por uma modernização em sua piscina e a partir de hoje (10) contará com uma projeção com fotos do fotógrafo JR (Jean René), responsável pelo projeto Casa Amarela — que apoia mulheres e crianças moradoras do Morro da Providência. A ação segue até domingo (14).

Em breve, o Copacabana Palace também fará parte do Mitico – projeto que visa trazer arte para os hotéis da Belmond. “O projeto traz essa visão sobre o conhecimento cada vez mais aprofundado sobre a arte, que é um dos nossos pilares como marca”, complementou a diretora, que revela que instalações de diferentes artistas serão expostas no empreendimento.

Vale lembrar que o Hotelier News adiantou anotícia da reforma do edifício Anexo do empreendimento carioca, que será fechado em 2024 para obras.

belmond

Renovações

Filippi, por sua vez, contou um pouco da história da Belmond e destacou o momento de renovações e investimentos em infraestrutura da rede de luxo. Trabalhar com modernizações faz parte dos planos da empresa desde 2020, quando o grupo iniciou seu projeto de reformas em hotéis icônicos.

“A Belmond foi fundada há 50 anos e fomos os primeiros operadores de luxo. Hoje, contamos com 50 hotéis ao redor do globo. Estamos investindo em projetos para levar mais design e luxo aos nossos consumidores, além de pensar em fazer o melhor para os nossos colaboradores”, disse Filippi.

O executivo pontuou que 2023 é um novo capítulo para a hotelaria de luxo e anunciou a reinauguração do Marona Riviera Maya, no México. Outros empreendimentos destacados foram o Splendido Mare (Itália); Venice Simplon (Itália; Coquelicot (França) e Hotel Romazzino (Itália).


Hilton destaca aberturas do Waldorf Astoria e LXR Hotels

Iniciando as conferências de grandes redes internacionais atuantes no mercado brasileiro, a Hilton Hotels trouxe para a ILTM Latin America suas mais recentes aberturas dos portfólios do Waldorf Astoria, LXR Hotels e Conrad Hotels & Resorts. A apresentação, conduzida por Mary Mays, destacou empreendimentos de luxo da rede.

Mary Mays

Alguns dos hotéis anunciados na palestra foram: Waldorf Los Cabos Pedregal; Waldorf Astoria Cancun; Waldorf Astoria San Miguel Allende e Waldorf Costa Rica. Já sobre a coleção LXR Hotels, Mary salienta que os empreendimentos possuem design único e enfatizam a cultura local.

“A LXR Hotels traz propriedades únicas, que contam histórias e celebram o tempo, com hotéis boutique que celebram o tempo com design individuais”, explica Mary durante a conferência da Hilton na ILTM.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News