Foi aberta há pouco a quarta edição da Anufood Brazil, no Distrito Anhembi, em São Paulo. A cerimônia foi realizada no auditório principal do evento, que seguirá até quinta-feira (13). A feira, focada no segmento de food service, traz novidades em 2023, além de espaços dedicados a setores específicos, como é o caso do Hospitality Trends, voltado para a indústria de hospitalidade.

Na ocasião, estiveram presentes Jorge Lima, secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo; Beni Piatetzy, managing director da Koelnmesse Brasil, organizadora da Anufood; Armando Júnior, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho; e executivos representando entidades setoriais, consulados e câmaras de comércio.

Esta edição da feira conta com 20 pavilhões, sendo 11 internacionais, com presença de 23 países, e nove nacionais. “Muitas novidades em produtos e serviços estarão presentes nesses três dias de encontro, fortalecendo um mercado que está em constante crescimento. A Anufood acompanha essa evolução de perto, crescendo de forma sustentável a cada edição”, destaca Piatetzky.

“A sustentabilidade também ganhou bastante destaque nessa edição, devido às parcerias que fizemos com a Abrarastro (Associação Brasileira de Rastreabilidade de Alimentos) e AgroCarbon360. Ou seja, será um encontro totalmente livre de carbono, que é uma grande necessidade do setor como um todo”, complementa.

Expectativas

O executivo da Koelnmesse destacou a presença dos 330 expositores, distribuídos em uma área de 12 mil metros quadrados (m²). “Tenho certeza de que o evento contribuirá para trazer novos conhecimentos, e ajudará o Brasil a se fortalecer ainda mais, nacional e internacionalmente, nessa tarefa tão importante que é nutrir vidas”, conclui Piatetzky.

Em seguida, Oliver Frese, COO da Koelnmesse Alemanha, agradeceu a presença de todos e ressaltou a expansão da gastronomia, não só no Brasil, mas em toda a América do Sul. “É um mercado que segue crescendo consideravelmente, e a Anufood, em toda a sua proporção, é o maior exemplo disso”, diz.

Anufood - Foto_interna

Auditório lotado marca abertura da 4ª edição da Anufood Brazil

 

Dando continuidade à programação, Lima destacou o papel estratégico do setor. “Por conta dessa importância, liberamos R$ 1 bilhão para o empreendedorismo no interior de São Paulo, uma das cadeias mais importantes para o nosso projeto de reindustrialização do estado. É um setor extremamente forte e, dessa forma, estamos fazendo investimentos consideráveis para manter essa engrenagem girando”, acrescenta.

Por fim, Alexandre Navachi, diretor de Assuntos Regulatórios e Científicos da Abia (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), afirmou que só no ano passado foram produzidas mais de 250 milhões de toneladas de alimentos. “Isso atesta a qualidade do alimento brasileiro e, hoje, é uma indústria que gera 1,8 milhão de postos de trabalho”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Lucas Barbosa/Hotelier News