Com o tema Explore Novos Horizontes, a WTM-LA comemora 10 anos e celebra a retomada do turismo em um 2023 de altas expectativas. O evento, que segue até quarta-feira (5), retorna ao Expo Center Norte, em São Paulo, com proporções maiores que o usual. No total, são 600 expositores, além de 15 mil profissionais de turismo credenciados.

A cerimônia de abertura da WTM-LA contou com a presença de representantes das iniciativas pública e privada, com destaque para Ricardo Nunes, prefeito de São Paulo; Marcelo Freixo, presidente da Embratur; Bento Nunes, secretário executivo do Ministério do Turismo; Fábio Mitidieri, governador de Sergipe; Roberto de Lucena, secretário estadual de Turismo de São Paulo; Romeu Zema, governador de Minas Gerais; Romero Rodrigues, deputado federal e presidente da Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, entre outros.

Para dar as boas-vindas aos participantes, Daniel Zanetti, diretor da WTM-LA, destacou a importância do turismo e trouxe alguns números da edição de 2023. “Este é um evento feito para vocês e por cada um de vocês. Sempre fomos inquietos e os convidamos a vivenciarem essa inquietude conosco”, iniciou o executivo. “Este ano, já contamos com 6 mil reuniões pré-agendadas e 15 mil pessoas registradas, o que representa aumento de 41% frente ao ano passado”, acrescentou.

Com a palavra, o presidente da Embratur ressaltou a importância da sustentabilidade para atrair mais visitantes. “O Brasil da sustentabilidade não é apenas uma propaganda, mas estaremos aptos a receber visitantes de todo o mundo. O turismo é solução, responsável por um a cada 10 empregos gerados e por 8% do PIB nacional. Queremos um modelo de desenvolvimento compatível com o que o século XXI exige de nós”, disse Freixo.

wtm-la - marcelo freixo

Freixo destacou a sustentabilidade no turismo

Já De Lucena salientou a relevância do evento para o turismo brasileiro e afirmou que o setor absorveu boas lições da crise. “O ano de 2023 já é um marco para o turismo nacional, em que a WTM-LA celebra seus 10 anos e o Ministério do Turismo comemora seus 20 anos de existência. Muitas vezes o que determina onde chegamos é a forma como lidamos com as crises. O turismo mostrou seu valor, sua força e sua resiliência”.

O prefeito de São Paulo pontuou o crescimento do turismo na cidade, assim como os eventos que impulsionam a atração de visitantes. “Tivemos a SP-Arte, Lollapalooza e Fórmula E que deixaram os hotéis cheios, além de outros grandes eventos que mostram como é importante fortalecer o turismo”, disse Nunes. “Crescemos 30,3% no setor e geramos 186 mil empregos”, completou.

Iniciativas do MTur

O secretário executivo do MTur revelou algumas campanhas e iniciativas da pasta em prol de um turismo mais inclusivo, além de ações para combater a exploração sexual no país. “São conjuntos de ações focadas em turistas com deficiência, que representam 17 milhões de brasileiros que querem e merecem viajar”, pontuou Nunes.

As iniciativas do MTur visam fomentar a acessibilidade nos destinos para pessoas com mobilidade reduzida, bem como educar os profissionais do setor para atender esses turistas de forma adequada. “Também realizaremos qualificações de códigos de conduta, com padrões de comportamento de empresas e fornecedores para o enfrentamento à exploração sexual, que é crime e deve ser tratada como tal. O MTur lançou a campanha O Turismo respeita as mulheres para tornar esse um movimento nacional”, finaliza o secretário.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News