Palco de apresentações históricas, como o show do Rolling Stones, em 2006, as areias de Copacabana receberam cerca de 1,6 milhão de pessoas no último sábado, 4, para prestigiar a diva pop Madonna. Desde o anúncio da turnê da cantora no Brasil, a expectativa para o impacto na cidade do Rio de Janeiro era grande e, após uma noite recheada de clássicos dos 40 anos de carreira da artista, a Setur-RJ (Secretaria de Estado de Turismo do Rio de Janeiro) e a TurisRio celebram a movimentação financeira na capital fluminense.

O fluxo de visitantes de dentro e fora do Brasil impactou de forma direta as as áreas de transportes turísticos, meios de hospedagem, bares, restaurantes, atrativos e equipamentos de entretenimento. De acordo com o governo do estado, a estimativa é de R$ 300 milhões injetados na economia da Cidade Maravilhosa.

“Os números retratam a importância deste show para toda a cadeia produtiva do turismo com impactos na economia do nosso estado, além da exposição da imagem do Rio de Janeiro em todo o mundo, que é incalculável”, comenta o governador Cláudio Castro.

Nos últimos dias, o Rio de Janeiro se tornou o destino brasileiro mais procurado por viajantes globais na Booking, de 3 a 5 de maio. A capital fluminense também foi o segundo destino das Américas mais buscado por viajantes de todo o mundo no período do show, atrás apenas de Nova York.

O público presente superou em 100 mil a expectativa inicial e pode ser considerado o maior de toda a carreira de Madonna, que se apresentou no Brasil pela quarta vez. A última foi há 12 anos. Com o número de pessoas, o show em Copacabana figura entre os cinco maiores da história.

Hotelaria

A rede hoteleira de Copacabana e Leme atingiu 96% de ocupação para este fim de semana, segundo a última atualização do HotéisRio, sindicato dos meios de hospedagem da capital fluminense. A média de ocupação em toda a cidade estava em 83,72% na sexta-feira (3).

A região de Copacabana e Leme lidera a taxa de ocupação de quartos de hotéis, seguida de Ipanema e Leblon (82,4%), Centro (77%), Barra/Recreio (73%) e Flamengo/Botafogo (70%). A entidade afirma que os números podem ser ainda maiores.

Aproximadamente 150 mil turistas nacionais e internacionais estiveram no Rio. A prefeitura e o governo investiram R$ 10 milhões cada no show da Madonna. Os outros R$ 40 milhões vieram de patrocionadores, como Itaú, Heineken e Deezer.

(*) Crédito da foto: Fabio Motta/Prefeitura do Rio