Foi como o furacão recente que passou pelo Brasil, mas aparentemente com menor intensidade. Ainda assim, Madonna é capaz de tirar tudo do lugar por onde passa, arrastando com ela uma multidão. Agora, é a vez da hotelaria carioca agradecer, pois já vê uma demanda expressiva por hospedagem na cidade, mesmo a pouco mais de 50 dias do único show que a Rainha do Pop fará no país, em mais uma etapa da turnê The Celebration Tour, que celebra seus 40 anos de carreira.

No início do mês, a cantora norte-americana confirmou de surpresa sua passagem pelo Rio, onde fará, no dia 4 de maio, uma única apresentação (gratuita) na praia de Copacabana. Nas redes sociais, a repercussão foi grande e imediata, com o termo “Madonna” rapidamente se tornando trending topic no X (antigo Twitter). Nos dias seguintes, matérias sobre a forte procura na hotelaria saíram na grande imprensa e no trade, sem, no entanto, quantificar com precisão o tamanho dessa demanda. Bem, pelo menos até agora…

Dados da Lighthouse, parceria do Hotelier News no relatório Hotel Trends Stats (acesse a última edição aqui), mostram que a demanda está muito alta durante o fim de semana do show, com 29% dos hotéis cariocas já indisponíveis e 15% da oferta de short-term rentals já reservada. “O que temos percebido é que o restante do inventário disponível, entre hotelaria e aluguel de curta temporada, já trabalha com uma estratégia com mínimo de noites”, destaca Ricardo Souza, Team Lead da empresa de data intelligence para a América Latina.


“Nos últimos sete dias, podemos notar um incremento considerável nas buscas para o período do show, em uma data que quase não havia demanda, na comparação com a semana anterior entre os turistas brasileiros, que correspondem a 60% dos usuários que pesquisaram viagens para a data. Franceses, italianos, chilenos e argentinos também foram mercados emissores com um bom volume de buscas.” – Ricardo Souza, Team Lead da empresa de data intelligence para a América Latina


No mapa de calor abaixo, é possível ver a grande variação no volume de buscas para o final de semana do show da Madonna, com a imagem retratando a demanda mapeada na plataforma da Lighthouse antes e poucos dias depois do anúncio da Rainha do Pop, no início do mês.

Madonna - mapa de calor bairros

“É interessante observar também que a procura está se concentrando em Copacabana, onde será realizada a apresentação, embora o gráfico mostre também intenção de compra pulverizada entre as principais regiões com oferta de hotéis no Rio”, destaca Souza.

Estratégia de preço

Os dados da Lighthouse mostram também que, frente ao ano anterior, o valor médio das tarifas públicas dos hotéis cariocas ainda não apresentam crescimento significativo. Os números da plataforma apontam alta de 13,8% na comparação anual, pulando de R$ 615 para R$ 700.

“A base de comparação é alta, é bom ressaltar”, observa o executivo da Lighthouse. “Diante do cenário de pouco espaço para incremento da tarifa pública ao longo deste ano, o hoteleiro precisa ficar muito atento para tirar o melhor proveito possível dessas datas com demanda mais elevada. São oportunidades que contribuem bastante para otimizar a diária média do mês”, completa Souza.

Madonna - demanda hoteleira Rio - gráfico

Gráfico mostra como demanda para a data está bem superior aos demais finais de semana

 

Ele recomenda ainda que os hotéis cariocas fiquem atentos às oportunidades que o last minute pode oferecer. “É um show gratuito, o que abre a chance do turista efetivamente decidir ir de última hora. Diante disso, se seu hotel ainda tiver inventário disponível bem próximo à data, abrir mão do mínimo de noites faz mais sentido”, finaliza.

(*) Crédito da capa: Kevin Mazur/Getty Images

(**) Crédito dos infográficos: Lighthouse