Desde a confirmação de seu show gratuito na praia de Copacabana, a cantora Madonna vem movimentando o turismo do Rio de Janeiro. Segundo divulgado pela Embratur, a chegada de turistas internacionais na capital fluminense deve crescer 27,3% na semana da apresentação única.

O aumento na entrada de visitantes de outros países é um comparativo com o mesmo período de 2023. A Rainha do Pop se apresentará no dia 4 de maio, às 21h30, em um show que tem duração prevista de cerca de duas horas, com expectativa de reunir mais de 1 milhão de pessoas.

No momento, há o registro de quase 7,5 mil bilhetes aéreos emitidos de outros países do mundo com chegada no Brasil pelo Rio. Os dados são da plataforma Forward Keys. Os principais emissores são a Argentina, com um aumento de 20,4%; o Chile, com crescimento de 14,1%; os Estados Unidos, com 12,7%, a França, com 11%, e o Reino Unido, com 6,4%.

O crescimento registrado no Rio de Janeiro é quase quatro vezes maior que a média de todos os aeroportos brasileiros que recebem voos internacionais para o período, que é de 7,1%.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, destacou a vocação da Cidade Maravilhosa para grandes eventos. “O Rio é uma das vitrines do Brasil. É uma capital importante de um estado muito importante, e que é, por si só, internacional. E isso é fundamental para alavancar o turismo no país inteiro e construirmos o Brasil e o Rio que queremos para o futuro, com alegria, sustentabilidade e geração de emprego e renda”.

Demanda hoteleira

Outro número que corrobora o aumento da procura de turistas internacionais pelo Rio na semana do show de Madonna é o divulgado pelo HotéisRIO (Sindicato dos Hotéis e Meios de Hospedagem do Rio de Janeiro). A expectativa é que a ocupação hoteleira da cidade chegue a 100%. Em períodos normais, esse número é de 70%.

Na semana passada, a Lighthouse já apontava que 29% dos hotéis da capital estão indisponíveis para o fim de semana da apresentação, além de 15% da oferta de short-term rental estar reservada para a data.

(*) Crédito da foto: Divulgação