Com mais de 20 anos de experiência no mercado corporativo, tendo atuado em segmentos como telecomunicações, varejo e turismo, Flávia Possani está em uma nova fase profissional. Após deixar a BeFly, a executiva entrou para o universo do empreendedorismo com uma consultoria de marketing própria.

Fundada com a missão de oferecer serviços de marketing personalizados, a vyra traz a bagagem de Flávia como seu diferencial. A executiva, que construiu sua carreira baseada na transformação de marcas, negócios e pessoas a partir de narrativas envolventes e posicionamentos consistentes, ostenta cases de peso em seu currículo, como a criação da Aviva e da BeFly.

Declaradamente apaixonada por marketing, Flávia também colaborou com marcas como Claro, Royal Palm Hotéis e OAZ. Na vyra, a executiva se posiciona como CMO as a service, trazendo uma visão de especialista para dentro da estratégia hoteleira.

Formada em Propaganda e Marketing, a profissional ainda é pós-graduada em pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e  possui MBA em Gestão Empresarial pela FDC. Quando não está à frente dos negócios, Flávia passa o tempo livre com os filhos, Lara e Davi, além de se interessar por arte, moda, inovação e transformação social.

Três perguntas para: Flávia Possani

Hotelier News: Você acaba de lançar a vyra, sua consultoria de marketing, e se posiciona como “CMO as a service”, unindo estratégia com as entregas de uma agência de comunicação. Pode explicar mais sobre esse conceito?

Flávia Possani: Em um mercado cada vez mais dinâmico e competitivo, empresas de todos os tamanhos buscam constantemente estratégias inovadoras para impulsionar o crescimento e fortalecer suas marcas. Neste contexto, é fundamental o papel do CMO (Chief Marketing Officer), executivo que além de ser um especialista em marketing, tem uma visão estratégica, capaz de integrar todas as áreas e objetivos da companhia, direcionando e buscando o melhor retorno para os investimentos em comunicação e marketing.

A figura do CMO as a Service surge como uma tendência revolucionária, atendendo a uma crescente demanda por direcionamento estratégico em marketing, sem os custos de um executivo em tempo integral. Utilizo minha vasta experiência corporativa para impulsionar e transformar marcas, negócios e pessoas, atuando como consultora estratégica e trazendo a vyra para executar como uma agência de marketing full-service, conectando empresas a profissionais altamente qualificados em áreas essenciais, como trade marketing, conteúdo, branding, mídia e growth. É uma consultoria prática, que realmente põe a mão na massa.

HN: Qual o foco da vyra atualmente? Pretende atuar exclusivamente no segmento de turismo?

FP: Desde janeiro, a vyra tem colaborado com clientes de diversos segmentos, sejam eles startups inovadoras ou empresas consolidadas, oferecendo uma proposta única que combina a profundidade estratégica de um CMO, com a versatilidade e criatividade de uma agência não convencional. Este modelo é percebido pelos nossos clientes como o melhor de dois mundos, proporcionando uma solução completa e dinâmica para os desafios de marketing atuais.

Naturalmente, minha trajetória no turismo atrai muitas empresas desse segmento, mas também temos atuado muito em ESG (governança ambiental, social e corporativa) com companhias que buscam se posicionar de forma responsável, especialmente em temas relacionados ao empoderamento feminino e sustentabilidade.

HN: Na prática, como funciona e qual é a metodologia de trabalho da vyra?

FP: Cada marca/negócio está em um momento diferente e tem necessidades únicas, por isso atuamos de forma personalizada, aplicando nossa metodologia que consiste em três etapas principais: investigação e diagnóstico de marketing, dimensionamento de equipe e execução.

O primeiro passo da nossa atuação é a investigação e o diagnóstico de marketing. Fazemos uma análise profunda para entender a estrutura atual do cliente, explorando áreas como marketing social, conteúdo, trade marketing, comunicação, branding e marketing institucional. Com base no diagnóstico, sugerimos a composição ideal da equipe de marketing, adaptando as recomendações para incluir profissionais dedicados, terceirizados ou em regime part-time, conforme as necessidades do cliente.

Só então partimos para a terceira e crucial etapa, da aplicação da nossa metodologia, colocando a mão na massa. A vyra propõe um atendimento 360°, analisando e operando em todas as frentes de comunicação. Aprofundamos nas necessidades do cliente, mobilizando nosso time para a execução, trazendo os profissionais certos para atender a cada demanda específica. Dedicamos especial atenção à compreensão e preservação da personalidade única de cada marca dentro de seu grupo ou ecossistema, assegurando que cada uma mantenha sua identidade e posicionamento.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal