logo - promo

De acordo com um levantamento realizado pelo BC (Banco Central), no dia 5 de abril, as transações via Pix bateram um novo recorde: 201,6 milhões de operações em 24 horas. Os números refletem a alta adesão do meio de pagamento na economia brasileira em diferentes serviços. E a hotelaria não fica de fora dessa conta.

Lançado em novembro de 2020, o meio de pagamento facilitou a vida dos consumidores com transações ágeis e mais seguras contra fraudes em relação aos cartões de crédito, por exemplo. Para os hotéis, o Pix vem democratizando o processo de reservas, assim como representa garantia de dinheiro no caixa sem grandes taxas.

Levando em consideração que a user experience pode ser a linha tênue entre o êxito da compra e o abandono de carrinho, a experiência de pagamento facilitada, bem como um leque abrangente de opções é um fator estratégico para impulsionar as vendas diretas dos empreendimentos.

Desde 2021, a Letsbook tem o Pix como opção de meio de pagamento em seu motor de reservas. De lá para cá, o e-commerce para hotéis viu as transações ganharem cada vez mais espaço entre os hóspedes tanto do segmento de lazer quanto do corporativo.

No ano passado, o sistema do Pix registrou 158,3 milhões de cadastros, sendo 144,8 milhões de pessoas físicas, segundo o The Buziness. Já um estudo desenvolvido pela mymento aponta que, em fevereiro de 2024, 65% dos usuários da plataforma optaram pelo Pix como meio de pagamento.

Na Letsbook, as reservas realizadas via Pix cresceram 84% no primeiro trimestre de 2024 frente ao mesmo período de 2023. Para Ana Carolina Carminatti, especialista de Business Analytics, seguir essa tendência, ampliando o leque de meios de pagamento, é um catalisador de resultados.

“Isso dá poder de escolha ao usuário e, ao mesmo tempo, ajuda os hotéis a obterem mais receita imediata. O Pix tem se tornado a forma de pagamento mais popular do país, logo, acompanhamos os movimentos do mercado e incentivamos o uso desse método”, diz Ana.

Ana Carminatti

Ana: Pix dá poder de escolha ao cliente

Lazer x corporativo

A especialista da Letsbook salienta que, no momento, o segmento de lazer utiliza mais o Pix do que o corporativo. No primeiro trimestre de 2024, esta foi a única forma de pagamento que cresceu no comparativo anual com 2023, com aumento de 14%. Enquanto isso, as opções Cartão e Sem pagamento reduziram em -2% na mesma base de comparação.

Segundo dados da empresa, no segmento corporativo, o Pix cresceu 150% no primeiro trimestre de 2024 frente a 2023. A opção sem pagamento apresentou a maior retração, de -13%. As reservas com cartão de crédito apresentaram praticamente a mesma representatividade do ano passado.

No lazer, o ticket médio do Pix é 22% superior ao do cartão de crédito. No corporativo, a conta se inverte, com o Pix -46% abaixo do cartão de crédito.

Natalia Ribeiro, líder de Técnica de Suporte Plataformas da Letsbook, salienta que diversificar os meios de pagamento é o ponto-chave da estratégia, independente do público-alvo dos empreendimentos.

“O cliente tem esse poder de escolha. Seja no lazer ou no corporativo, os hotéis que optam por expandir seu leque de opções sinalizam mais vendas. Isso é uma forma de conscientização do mercado. Para manter a competitividade, é um fator bem relevante”, avalia.

Natália Ribeiro

Natália: meio de pagamento expande opções

Benefícios financeiros

Além da praticidade para o usuário, o Pix também possui um fator financeiro benéfico para a hotelaria. Em 2023, segundo os estudos da Letsbook, clientes que apostaram fortemente na utilização do Pix obtiveram um incremento de vendas de +24%.

A oportunidade deste meio de pagamento atrelado a políticas flexíveis de cancelamento e a criação de estímulos contribuíram bastante para este sucesso.

As especialistas recomendam que os empreendimentos trabalhem as divulgações sobre pagamento via Pix em seus canais de comunicação e redes sociais como parte da estratégia.”No motor de reservas, antes do hóspede visualizar as tarifas é sugerido que o hotel divulgue em suas comunicações essa facilidade, atraindo assim mais viajantes interessados no produto e que desejam realizar a compra neste formato”, destaca Ana. Além disso, ao chegar no motor de reservas da Letsbook o viajante pode observar de forma instantânea a tarifa Pix sinalizada com um destaque visual, facilitando a jornada do usuário.

O Pix está disponível como forma de pagamento no motor de reservas da Letsbook tanto para hospedagens quanto para experiências e extras. “Os hotéis são livres para escolher seus descontos e como trabalhar as divulgações. Agregar produtos na compra via Pix é vantajoso, pois é uma operação rápida e processada na hora”, diz Natalia.

Para saber mais informações sobre o Motor de Reservas e as formas de pagamento disponíveis, basta entrar em contato com a Letsbook.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Letsbook