A vinda de Madonna ao Brasil, mais precisamente ao Rio de Janeiro, está movimentando (e muito) o turismo na Cidade Maravilhosa. No dia 4 de maio, a Rainha do Pop se apresenta em show gratuito na praia de Copacabana, o único no país. Tal fato contribuiu para elevar em 1000% as buscas por hospedagem no Airbnb, segundo dados da companhia, divulgados na Folha de São Paulo. Nesse contexto, homens na faixa dos 30 anos, vindos de São Paulo ,lideram a procura.

O relatório compara as buscas feitas entre 25 e 27 de março com o mesmo período de 2023, para estadas durante o fim de semana da apresentação no Rio. Segundo os números apontados pela plataforma, viajantes identificados como homens representam mais de 70% dos hóspedes com check-ins confirmados entre 3 e 5 de maio. A maioria tem entre 30 e 39 anos. Em seguida, aparecem os que têm entre 25 e 29.

Depois de São Paulo, aparecem como principais mercados emissores Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba e Brasília, nesta ordem. Já em relação à demanda internacional, Buenos Aires, Santiago, Clermont-Ferrand, Bogotá e Paris são as cidades de origem da maioria dos viajantes internacionais com reserva no Rio entre 3 e 5 de maio.

Hotelaria

Dados da Lighthouse, divulgados no final de março, mostram que a demanda está muito alta durante o fim de semana do show de Madonna, com 29% dos hotéis cariocas já indisponíveis e 15% da oferta de short-term rental já reservada. “O que temos percebido é que o restante do inventário disponível, entre hotelaria e aluguel de curta temporada, já trabalha com uma estratégia com mínimo de noites”, afirma Ricardo Souza, team lead da empresa de data intelligence para a América Latina.

O relatório aponta, ainda que, frente ao ano anterior, o valor médio das tarifas públicas dos hotéis do Rio ainda não apresentam crescimento significativo. Os números da plataforma mostram alta de 13,8% na comparação anual, pulando de R$ 615 para R$ 700.

(*) Crédito da foto: Kevin Mazur/Getty Images