Após um mês de fevereiro marcado por um aumento do RevPar em 77% dos mercados globais, a STR divulgou uma nova atualização do desempenho do setor. Dessa vez, o relatório — que tem como referência o período de quatro semanas com término no último dia 6 —aponta para um crescimento do indicador em 60% das praças analisadas.

A STR ressalta que o número representa um volume significativamente inferior ao índice registrado no último levantamento, o que apontaria para uma normalização no mercado de hospedagens. Outro ponto que corrobora essa análise é que as primeiras 16 semanas do ano mostram ganhos em RevPar em um nível similar ao observado na última metade de 2023.

Olhando para o futuro, as projeções do relatório apontam que os ganhos registrados em viagens em grupos, além de uma maior procura por reservas durante os dias úteis, assim como um fluxo internacional mais intenso, devem compensar a demanda relativamente fraca que tem sido observada aos finais de semana.

Entretanto, é importante ressaltar que  diversos indicadores apontam para menos viagens de lazer durante o ano, especialmente em famílias de renda média a baixa. O relatório levanta a hipótese de que estaríamos presenciando uma mudança no perfil do viajante, com os hóspedes se tornando mais criteriosos diante dos custos de vida mais altos. Eventos únicos, como formaturas, casamentos e concertos, podem ganhar prioridade frente às tradicionais férias de verão anuais.

Fora dos EUA, o relatório espera um fortalecimento adicional, impulsionado pelos Jogos Olímpicos de Paris 2024 programados para julho deste ano e pelo aumento das viagens internacionais, além da The Eras Tour, da cantora Taylor Swift, alçando a demanda a patamares mais altos. No entanto, espera-se que os número de viajantes dos EUA em direção ao exterior seja menor, embora isso ainda não tenha se tornado evidente.

Líderes em crescimento

No geral, 31 dos 48 países com mais de 50 mil quartos registraram crescimento em RevPar em comparação a 2023, cinco a menos do que na atualização anterior. Alguns dos principais países europeus mostraram sinais de desaceleração, com a Suíça experimentando uma diminuição de 13% em RevPar em comparação com o mesmo período do ano passado.

A Itália registrou a maior ocupação no período com 78,5%, um aumento de 3,4% — fruto da realização da La Bienalle, evento internacional de arte.

A Indonésia registrou o maior avanço nos índices de ocupação, de 9,1%, chegando a 55%. Entre os países com 50 mil quartos e níveis adequados de relatórios hoteleiros, Singapura, Arábia Saudita, França, Suíça e Japão lideraram em RevPar em termos reais.

Os líderes em crescimento de RevPar na comparação anual foram: Japão, Vietnã, Arábia Saudita, República Tcheca e Noruega.

(*) Crédito da imagem: freepik