Destino com forte apelo de lazer e ecoturismo, Bonito (MS) abriu as portas para a chegada do Roadshow TOTVS Hotelaria ao Centro-Oeste. Após passagens pelo interior paulista, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Bahia e Santa Catarina, o evento promovido pela gigante de tecnologia reuniu o trade hoteleiro local no Hotel Marruá, na noite de hoje (26).

Fruto da parceria entre a TOTVS, Hotelier News, Tribuzana Marketing e Letsbook, o roadshow leva sua missão de compartilhar dados de mercado, tendências de tecnologia e perspectivas para a hotelaria brasileira a diferentes praças do país.

O encontro de hoje contou com a presença de 20 hoteleiros locais, além da participação de Cláudio Cordeiro, diretor de Produtos e Ofertas de Hospitalidade da TOTVS; Phillipe Werneque, gerente de Desenvolvimento de Negócios; Thaís Abreu, gerente de Vendas; e Nayara Matteis, redatora do Hotelier News.

Panorama hoteleiro

Nayara abriu a programação da noite, trazendo dados macroeconômicos do Boletim Focus desta semana, divulgado pelo BC (Banco Central). De acordo com o relatório, a projeção da inflação para 2023 caiu de 4,95% para 4,90%, enquanto a taxa Selic se manteve em 12% para o fim do ano. Já a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) é de 2,24%.

“Os hoteleiros precisam estar atentos aos dados macroeconômicos, pois, com o fim da demanda reprimida, a performance do setor volta a ser direcionada pela economia”, destacou. Nayara também salientou que o alto endividamento das famílias, na casa dos 78,5%, de acordo com a CNC (Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviços e Turismo), afeta diretamente o potencial de viagens da população.

Com base nos dados da última edição do InFOHB, relatório desenvolvido mensalmente pelo FOHB, ela também compartilhou informações sobre a performance hoteleira no acumulado entre janeiro e maio deste ano. “Como podemos ver, os principais indicadores tiveram incremento frente ao mesmo período de 2022. A ocupação deu um salto de 5,2%, enquanto a diária média subiu 33,8% e o RevPar, 40,8%”, revelou.

Os números podem ser positivos, mas Nayara lembrou que o primeiro quadrimestre de 2022 foi altamente afetado pela variante Ômicron, o que deixa a base comparativa “enganosa” perante 2023. “É certo que esse nível de crescimento cairá nos próximos meses, já que o segundo semestre de 2022 é uma base de comparação alta. Por isso, é importante tentar manter a diária média mesmo se a demanda não corresponder, pois recuperar o tarifário depois do que passamos será difícil”, acrescentou.

Sobre as demandas futuras, a redatora trouxe dados do Hotel Trends Stats, estudo do Hotelier News em parceria com a OTA Insight, que prevê a procura por hospedagens para os próximos 180 dias nas principais praças do país. “Infelizmente, não temos dados específicos de Bonito. Contudo, a previsão para praças de lazer, como Salvador, mostra que os feriados são boas oportunidades para elevar a tarifa de maneira estratégica e equilibrar a rentabilidade”, finalizou.

Transformação digital

Seguindo com a programação, Cordeiro ministrou a palestra Pilares da Transformação Digital Hoteleira. O executivo da TOTVS iniciou sua fala destacando o papel da tecnologia em seus diversos formatos (software, hardware, middleware e etc) e o componente humano para conduzir as ferramentas disponíveis no mercado.

“A hotelaria precisa entender quais processos determinada ferramenta cobre, como ela pode ser útil. Muitas vezes queremos resolver o problema com soluções gigantes, mas inovação não é tecnologia. A tecnologia é apenas um pilar da inovação”, disse o executivo.

Cordeiro questionou quais os diferenciais dos hotéis do mercado atualmente, com base em quatro “Ps”: produto, praça, promoção e preço. “Hotelaria virou um commodity. Se você se hospedar em 10 hotéis diferentes, dificilmente vai encontrar distinções. São todos semelhantes em itens, processos e atendimento, por exemplo”.

O executivo da TOTVS trouxe ainda um estudo que analisa o comportamento de consumo dos Millennials, parcela representativa do público viajante atual, com números que fortalecem a retórica e a importância da transformação digital:

  • 87% utilizam mecanismos digitais na busca e compra.
  • 88% planejam viajar sozinhos pelo menos uma vez por ano.
  • 88% planejam as viagens com antecedência de um a três meses.
  • 76% confiam totalmente em informações de sites e OTAs.

Cashflow

Sobre o fluxo de caixa, Cordeiro ressaltou que as receitas são aleatórias, mas as despesas são controláveis. “O hotel é um ativo imobiliário. Você sabe quanto ele custa?”, questionou. De acordo com o executivo da TOTVS, as receitas são o fôlego dos empreendimentos, mas variam por tamanho e categoria.

“O incremento de receita é o caminho mais rápido para a rentabilidade, mas as despesas precisam ser calibradas com atenção para os custos que são comuns para o dia a dia hoteleiro. É preciso prestar atenção nos custos que não devem ser alterados, mas os dispensáveis”, salientou.

Segundo o especialista, as prioridades para os hotéis devem ser a qualidade da experiência, eficiência de exploração de mercado e gestão de despesas.

thaís abreu

Thaís trouxe o debate sobre Business Performance

Estratégias de exploração de mercado

Com a palavra, Werneque trouxe o debate sobre a importância da cesta competitiva dentro da estratégia hoteleira. “Tenho rodado o Brasil e muitos empreendimentos utilizam a cesta competitiva de formas distintas. Algumas praças, como Maceió e Gramado, compartilham dados passados e indicadores com outros hotéis da região”, inicia o gerente da TOTVS.

Werneque destacou que a vantagem perante o mercado é entender se as estratégias de cada propriedade foram efetivas frente à concorrência, em vez de canibalizar o setor com tarifas mais baixas. “Sobre a demanda futura, existe um cruzamento de dados de expectativas de voos, pesquisas sobre desejo de viagens, entre outros números, que ajudam a definir essas perspectivas para os próximos meses”, revelou o executivo.

Durante a palestra, Werneque pediu atenção para a jornada do hóspede, que passa pelo interesse, compra, viagem, estada e saída. “Em 2023, a média de antecedência de compra está em 67 dias, o que é um dado relevante para o setor”, comentou.

Com uma visão abrangente da jornada do consumidor, o gerente da TOTVS direcionou o debate para a presença online dos empreendimentos, além da importância da personalização da experiência. “Como personalizar a estada de quem eu nem conheço? Temos ferramentas com campos de preenchimento com perguntas customizáveis para armazenamento de dados do perfil de cada hóspede que auxiliam nessa personalização”, pontuou Werneque.

Business performance

Para finalizar a noite de conteúdos, Thaís abordou o tema Business Performance, destacando as soluções e ferramentas da TOTVS. Em sua fala, a executiva explicou as diferenças de aquisição de cliente entre um hóspede novo e uma pessoa que retorna ao empreendimento.

“São custos de canais variados, estratégias de RM e distribuição quando você busca atrair um hóspede novo. Para um cliente que retorna, os investimentos são em relacionamento, fidelização, personalização e nutrição de base”, enfatizou.

Thaís pontuou os benefícios das OTAs como vitrines de promoção, uma vez que esses players gastam bilhões em marketing todos os anos. “Por outro lado, o e-commerce, se focado na conversão de vendas, também se torna uma frente importante”.

Para finalizar, a executiva apresentou aos hoteleiros presentes a nova oferta da TOTVS: o Business Performance. Em linha gerais, o modelo possibilita aos hotéis contratar uma série de ferramentas tecnológicas em um pacote integrado. E os parceiros nessa entrega aos hotéis são:

Quem forma o Business Performance?

  • TOTVS: Backoffice – Linha CMNET + POS + PMS SaaS + Gestor de Canais by CM Reservas
  • Letsbook: Motor de Reservas + CRM completo + Central de Reservas + Sites e Landings
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

“Nossa oferta integrada não significa apenas a entrega de software. É, na verdade, uma estrutura de serviços agregados que ajuda a mitigar as principais dores na gestão dos hotéis, ajudando a maximizar os resultados pelo canal mais barato existente, que é o direto”, finalizou Thaís.

O Hotel Innovation Talk conta com o apoio e patrocínio da Intel.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News