A segunda perna do Roadshow TOTVS Hospitalidade 2023 no Rio Grande do Norte terminou agora há pouco, no Pontalmar Praia Hotel, em Natal. Um salão lotado, com mais de 70 hoteleiros potiguares, acompanhou com atenção as cinco palestras da programação, em especial de Roland Bonadona.

Agora, o roadshow da gigante de tecnologia brasileira pelo país só volta em julho, ainda sem local definido – em breve o Hotelier News divulga essa atualização. Antes, contudo, a empresa promove o Universo TOTVS, seu principal evento do ano, que será realizado semana que vem, no Expo Center Norte, em São Paulo.

Vinicius Medeiros (Hotelier News); Cláudio Cordeiro (TOTVS); Douglas Pires (Letsbook) e Thaís Abreu (TOTVS), além do ex-presidente da Accor Brasil, palestraram no encontro, compartilhando um conteúdo sobre inovação, tecnologia, operação hoteleira, vendas diretas e fidelização, além de perspectivas para o setor.

Perspectivas

Nosso editor-chefe abriu os trabalhos após breve apresentação sobre a TOTVS feita por Phillipe Werneque, gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa de tecnologia. Em sua apresentação, Medeiros fez um breve balanço de 2022 e alertou o público presente que o desempenho da hotelaria este ano volta a ser regido pela economia, após o arrefecimento da demanda reprimida por viagens gerado pela pandemia.

“Neste sentido, o hoteleiro precisa ficar atento aos principais dados macroeconômicos, pois isso vai influenciar na demanda para seus empreendimentos”, comentou. Já em relação ao segundo semestre, ele destacou que há desafios à frente, após uma primeira parte do ano em que algumas praças performaram muito bem.

TOTVS - Vinicius_Medeiros

Medeiros falou sobre o reflexo do cenário macroeconômico no setor hoteleiro

 

“Infelizmente, não temos dados relativos à Natal, mas acho que a cidade não terá um cenário muito distante de outras praças no Nordeste”, comentou Medeiros, para, em seguida, passar algumas dicas aos hoteleiros presentes.

  • Os feriados vêm apresentando alta demanda, apontam dados do Hotel Trends StatsHotel Trends Stats. Então, busque maximizar sua diária média nesses períodos para ter maior equilibrou nas tarifas do segundo semestre como um todo.
  • O hoteleiro não pode cair na tentação de baixar preço se a demanda não vier como esperado, sob risco de perder as conquistas obtidas desde o ano passado.
  • A busca pela eficiência operacional não pode cessar. A tecnologia pode ajudar muito neste sentido. Por isso, deve ser encarada como investimento, em vez de custo.

Na sequência, Bonadona apresentou a palestra O caminho do cashflow. Na palestra, o ex-CEO da Accor Brasil abordou formas para os hoteleiros elevarem o fluxo de caixa de forma sustentável. Segundo ele, três dimensões: enquanto um ativo imobiliário; sua operação; e sua avaliação no mercado.

Quando faz menção à conquista de hóspedes, e levando em conta as três dimensões citadas, Bonadona diz que todo hoteleiro deve colocar três fatores como prioridades. São eles:

* Qualidade da experiência do cliente no hotel
* Eficiência na exploração do mercado
* Amarrar a gestão das despesas

“É comum acreditar que, cortando despesas, melhora-se o fluxo de caixa, até porque elas são controláveis. No entanto, isso não é totalmente verdadeiro e vou mostrar para vocês”, comentou Bonadona.

“Na verdade, a melhor obter maneira para atingir crescimento sustentável do cashflow é incrementar as receitas. Para isso, cuidar da experiência do cliente é fundamental. Mais ainda, facilita o hotel para melhor explorar todo o potencial do mercado”, ensinou Bonadona.

Por isso, o executivo recomenda que todo hoteleiro não só monitore a satisfação do cliente, como acompanhe as reclamações nas plataforma de reviews e, principalmente, busque saber como está o hotel neste quesito frente à concorrência.

“Só assim será possível agregar valor à experiência do cliente. Ele vai voltar da próxima vez, gerando mais receita para você. É um círculo virtuoso: bom serviço gera mais reservas e mais receita. Essa consistência trará sustentabilidade ao fluxo de caixa”, complementa.

Segundo Bonadona, no fim da linha, é o enfoque na receita, na qualidade do atendimento e na eficiência em explorar o mercado que faz a diferença para o sucesso do hotel. “Em nossos estudos, percebemos que os hotéis segue essas premissas conseguem incrementar a receita em até 22%. Seria mais ou menos R$ 1,2 milhão a mais no ano. Não está bom? Já quem prioriza o controle de gastos tem um teto de 8% de crescimento. Faça as contas e escolha o caminho”, concluiu.

Após Bonadona, todas as palestras restantes falavam sobre inovação e tecnologia. Mais ainda, ressaltavam como a transformação digital apoia o hoteleiro para não só impulsionar a receita e sua operação, mas também fazer o hóspede voltar – e pelo canal direto.

Primeiro, Cordeiro falou sobre inovação e como criar processos para viabilizá-la. E, para fazer isso, ele mostrou um vídeo no qual um carro de F1 anda em uma pista de terra – e com extrema dificuldade.

Antes, ele explicou que, basicamente, a inovação depende, essencialmente, de três pilares: pessoas, tecnologia e processos. “Fazendo uma analogia com o vídeo, não adianta ter um carro de F1 andando nessas condições. Aqui neste caso, o automóvel é a tecnologia e os processos são as pistas”, destacou o diretor de Produtos da TOTVS.

“Sem processos adequados, fica difícil tirar o máximo proveito da tecnologia”, completou. “Então, inovação não é apenas assinar uma ferramenta nova. Tecnologia é apenas um meio”, continuou.

“E elas terão melhor performance se estão em um bom ambiente de trabalho”, acrescentou. “Em relação à tecnologia, trata-se do pilar mais fácil, pois ela pode ser encontrada com facilidade. O desafio está mesmo em encontrar o processo adequado”, salientou.

Para finalizar Pires e Thaís Abreu mostraram um pouco mais das tecnologias que Letsbook e TOTVS, respectivamente, ofertam no mercado. Mais ainda, as duas empresas são parceiras no modelo de Business Performance.

Em linhas gerais, o Business Performance ofertado pela TOTVS possibilita ao hoteleiro contratar uma série de ferramentas tecnológicas. E os parceiros nessa entrega aos hotéis são:

Quem forma o Business Performance?

TOTVS: Backoffice – Linha CMNET + POS + PMS SaaS + Gestor de Canais by CM Reservas
Letsbook: Motor de Reservas + CRM completo + Central de Reservas + Sites e Landings
RD Station: automação de marketing
Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

O Hotel Innovation Talk conta com o apoio e patrocínio da Intel.

(*) Crédito das fotos: Hotelier News