Depois de passar pelas regiões Sul e Sudeste no primeiro quadrimestre, o Roadshow TOTVS Hotelaria 2023 começou hoje (24) pela manhã, no Catussaba Suítes, em Salvador, sua primeira etapa nordestina do calendário. Evento itinerante mensal que leva conteúdo sobre tecnologia, inovação e perspectivas do mercado para hoteleiros de todo país, a ação da TOTVS seguirá, em junho, para Natal.

Cerca de 20 hoteleiros soteropolitanos participaram do evento, que contou com palestras de Phillipe Werneque, gerente de Desenvolvimento da TOTVS; Douglas Pires, Head Comercial da Letsbook; Alex-Sandro Souza, CEO da Tribuzana; e Thaís Abreu, gerente de Desenvolvimento de Negócios da TOTVS, além do nosso editor-chefe Vinicius Medeiros.

Como de hábito no roadshow da TOTVS, Medeiros iniciou os trabalhos falando sobre a performance atual da hotelaria nacional e suas perspectivas. Além disso, o editor-chefe do Hotelier News apresentou dados exclusivos sobre a demanda futura para Salvador, já antecipando algumas informações que serão divulgadas na primeira edição do Hotel Trends Stats, que é fruto de uma parceria com a OTA Insight.

“No geral, a demanda futura para Salvador está em linha com 2022, após um primeiro trimestre muito bom. No entanto, os próximos feriados prolongados apresentam picos de buscas interessantes”, comentou Medeiros. “A dica é tentar otimizar ao máximo os preços nessas datas, que têm elevada demanda, para atravessar os períodos de baixa com mais tranquilidade”, completou.

Cultura de inovação

Tecnologia, como se sabe, é um meio, não o fim. Agora, para fazer o melhor uso dela, a criação de uma cultura de inovação é muito importante. Basicamente, essa temática perpassou a palestra de Werneque, que mostrou um vídeo muito interessante para começar o bate-papo. Disponível no YouTube, ele mostra um carro de F1 andando em diferentes superfícies, entre elas areia de praia.

Agora, o que o vídeo quer dizer? Que ter a melhor tecnologia do mundo, como é um carro de F1, de nada adianta se ela for usada fora das melhores condições. “Aprendemos que a inovação depende, basicamente, de três pilares: pessoas, tecnologia e processos. No vídeo, embora esses três fatores tenham relevância igual, fica nítido que o último merece atenção para impulsionar os dois outros”, explica.

Segundo Werneque, todo hotel precisa de pessoas capacitadas, com o perfil certo para a tarefa. “E elas terão melhor performance se estão em um bom ambiente de trabalho”, acrescentou. Em relação à tecnologia, o executivo destaca que é o pilar mais fácil, pois ela pode ser encontrada com facilidade. “Existem n o Brasil mais de 15 empresas de PMS, por exemplo. Sempre existe uma empresa com uma oferta que pode te atender atualmente”, diz.

Por isso, o gerente da TOTVS acredita que o maior desafio de gestão de inovação nas organizações está nos processos. “No fim da linha, é preciso ter coragem para fazer processos diferentes, que engajem o time e, sobretudo, funcionem. Em relação à tecnologia, pode contar com a gente”.

Vendas diretas

Na sequência da programação, Pires e Souza apontaram caminhos para o público presente elevar suas margens na distribuição hoteleira. E isso, claro, passa pelo incremento das vendas diretas. Para o primeiro, por exemplo, esse objetivo fica mais perto se o hotel entender a importância da palavra relacionamento. “Na Letsbook, falamos que trabalhamos para proporcionar relacionamentos em larga escala”, destaca Pires.

TOTVS - Foto_interna

Evento da TOTVS apresentou estratégias para hoteleiros elevarem margem de distribuição

 

Isso significa gerar mais vendas a partir da base de clientes que o hotel já detém, explica o executivo da empresa. “O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) desse perfil de público é mais baixo. E essa recorrência é fundamental para o faturamento do hotel”, acrescenta Pires.

Já Souza falou sobre a jornada de compra do cliente na internet, que vais muito além do check-in ou check-out. “É possível trabalhar bem essa comunicação com o cliente ao longo de toda jornada. Isso o engaja e ajuda na fidelização. Portanto, o mais importante é o hoteleiro entender que esse trabalho nunca acaba. Firmar um relacionamento com ele pós-estada eleva as chances de atraí-lo novamente quando ele voltar ao destino”, comenta.

Integração

Para finalizar, Thaís falou sobre o novo posicionamento, em termos de oferta de produtos, da TOTVS no mercado de hotelaria. Por meio de parcerias com empresas como Letsbook, RD Station e Tribuzana, a gigante de tecnologia brasileira passou a oferecer um conjunto de soluções tecnológicas.

“Nossa oferta integrada não significa apenas a entrega de software. É, na verdade, uma estrutura de serviços agregados que ajuda a mitigar as principais dores na gestão dos empreendimentos, ajudando a maximizar os resultados”, ressaltou.

Parceiros TOTVS no Business Performance:

Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
RD Station: automação de reservas
Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

Antes de avançar mais sobre os produtos e suas vantagens, a gerente falou sobre a conjuntura atual da área de Distribuição. De maneira geral, e mais ainda na hotelaria independente, as propriedades praticamente terceirizam à terceiros – em especial OTAs – a operação desse importante departamento.

Em consequência, os hotéis pagam altas comissões a esses intermediários. Em paralelo, perdem oportunidades para fidelizar esses hóspedes. “Na média, os hotéis pagam 18% de comissões às OTAs. Com os pacotes existentes no nosso modelo de Business Performance, o hoteleiro consegue elevar o percentual de venda direta com um custo mais baixo do que pagaria de comissões às OTAs”, revela Thaís.

Ela explicou ainda que, no mercado de tecnologia, a maioria das empresas fazem um modelo de cobrança a partir do número de quartos da propriedade. “Não é o nosso caso. O modelo de monetização da nossa oferta se dá a partir de um percentual das reservas integradas via motor de reserva”, revela.

“Esse percentual varia de 4% a 8% e, quanto maior o faturamento do hotel, mais barato ele paga. Lembrando que, com nosso pacote integrado de soluções tecnológicas, a tendência é que as vendas aumentem, e esse é o canal com custo mais barato existente para o hoteleiro”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News