Não faz muito tempo e a Best Buy Travel era uma consolidadora focada no lazer internacional. Veio a pandemia e tudo mudou lá pelos ares de Jundiaí (SP), onde a empresa fundada pelo casal Victor e Nice van Oorschot está baseada. Desde então, as apostas nos segmentos de lazer nacional e corporativo se mostraram acertadas, possibilitando à companhia já encomendar sua cadeira no clube do bilhão.

Sim, após faturar R$ 710 milhões no ano passado, 92% acima de 2022, a Best Buy Travel projeta um volume de vendas na casa de R$ 1 bilhão neste exercício fiscal. Chegando ao clube do bilhão, a empresa – atualmente entre as 20 operadoras com maior faturamento no país, segundo dados da Braztoa – daria um salto para se colocar entre as 10 gigantes do segmento. Mais ainda, ficaria entre as cinco com receita mais alta se for contabilizado apenas os produtos terrestres.

“Hoje, estamos em uma posição muito sólida no mercado, e também dentro do nosso grupo”, afirma Victor, referindo-se ao Go Global Travel, grupo de turismo que foi adquirido pelo unicórnio coreano Yanolja, no ano passado. “Somos a empresa com as melhores margens de lucratividade no grupo. Para este ano, a meta de crescimento é de 40%, no orgânico. Entrar em outros nichos de mercado faz parte dos planos também”, acrescenta o executivo, sem dar mais detalhes sobre os novos negócios em vista.

Alto, com os olhos claros e sempre falante e educado no trato com a reportagem do Hotelier News, Victor quis falar um pouco mais sobre o ano passado para seguir projetando o que vem pela frente. “Até o começo do ano passado, o segmento corporativo tinha uma fatia bem pequena em nosso volume de vendas”, relembra o o fundador e CEO da Best Buy Travel, que celebrou 10 anos de atuação no mercado o ano passado.


Raio-x Best Buy Travel

Produtos nacionais:

  • Faturamento: representa 30% das vendas
  • Crescimento previsto em 2024: +25%

Ranking dos destinos mais vendidos:

  1. São Paulo
  2. Porto de Galinhas
  3. Rio de Janeiro
  4. Praia do Forte
  5. Maragogi

Produtos internacionais

  • Faturamento: representa 70% das vendas
  • Crescimento previsto em 2024: +84%

Ranking dos destinos mais vendidos:

  1. Estados Unidos
  2. Itália
  3. França
  4. Argentina
  5. Portugal

Corporativo:

  • Faturamento: representa 20% das vendas (meta chegar a 30%)
  • Base: + de 100 agências corporativas atendidas
  • Integrações com as principais OBTs: Argo, Envision, Reserve, Traveltech, Wooba e WTS

“Na pandemia, começamos a estruturar a área, dando maior robustez a ela a partir de 2022, quando montamos uma equipe dedicada para intensificar a captação de hotéis. Hoje, segmento representa 20% da receita e esperamos que atinja 30% ao final de 2024”, acrescenta van Oorschot. “Estamos otimistas, pois o tíquete médio já cresceu 10% este ano até aqui frente a 2023”, continua.

Uma novidade lançada recentemente pela Best Buy Travel é o pagamento online com cartão de crédito via XML. “A tecnologia permite o acerto financeiro direto pelo cliente na plataforma OBT durante as reservas”, explica o CEO da empresa. “Além disso, fazemos todo o tarifário em moeda brasileira, mesmo no caso de fornecedores internacionais, mantendo o valor congelado no momento da compra, sem atualização de oscilação do câmbio”, acrescenta.

Base

Atualmente, a Best Buy Travel tem mais de 5 mil hotéis com negociação direta. Esse volume representa 60% da venda total de hotelaria, informa van Oorschot, que traça um objetivo para 2024 nesta frente. “Nosso objetivo é chegar a um percentual de 80% na contratação direta até o final do anos”, revela.


“Entregamos o que prometemos aos clientes e parceiros. Proximidade com acolhimento, mas com muito profissionalismo. Acreditamos que que não dá pra ser só tecnologia, só hightech. Apostamos em um modelo high touch. É essa mistura que nos permitiu se posicional como uma vitrine dentro do nosso grupo.” – Victor van Oorschot, CEO da Best Buy Travel


Para chegar lá, a empresa vai apostar em tecnologia e no relacionamento. No primeiro caso, uma parruda ferramenta de BI (Business Intelligence) interna entrega inteligência de mercado para os stakeholders que a Best Buy Travel Travel se relaciona – e sobretudo os hotéis. “Queremos empoderar mais o hoteleiro, possibilitando a ele conhecer melhor o seu público. Temos muita informação permitir à propriedade vender mais”, explica.

Em paralelo, algumas ações estão em desenvolvimento na empresa, como a criação de um Programa de Hotéis Preferenciais. “A ideia é beneficiar os hotéis participantes, que receberão a concentração de volume de vendas, divulgações e participações nas campanhas executadas pela Best Buy Travel”, explica. “Não esquecemos também do agente de viagem, que encontrará produtos competitivos, em localizações estratégicas e diferenciais exclusivos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News