Inovação, tecnologia, estratégia, inteligência de mercado e perspectivas para o setor foram os principais assuntos abordados na segunda parada do Roadshow TOTVS Hotelaria 2023. Desta vez, o evento itinerante desembarcou em Brotas (SP), mas precisamente no Brotas Eco Resort, durante a manhã de hoje (1). Parceiro da iniciativa, o Hotelier News acompanhou o encontro, que continua amanhã (2) com mais uma etapa na vizinha Águas de São Pedro.

Nosso editor-chefe Vinicius Medeiros abriu os trabalhos, com uma apresentação sobre o desempenho da hotelaria brasileira em 2022. Baseado em números do FOHB, Medeiros mostrou que a o setor hoteleiro nacional conseguiu recuperar os padrões de performance de 2019. “Para 2023, as perspectivas são positivas, mas, do ponto de vista macroeconômico, há desafios à frente. Talvez, o maior deles seja manter uma trajetória ascendente de performance em meio ao provável cenário de baixo crescimento econômico”, comentou.

“Os deveres de casa dos hoteleiros seguem parecidos com os do ano passado. Atenção à pressão inflacionária nos custos e busca pela eficiência em diferentes linhas do negócio, algo que a tecnologia pode ajudar bastante. Como a ocupação não deve crescer muito em relação a 2022, os hotéis não podem cair na tentação de baixar os preços se a demanda não corresponder, sob risco de jogar fora as conquistas obtidas no ano passado em relação à diária média”, acrescentou.

TOTVS - roadshow

Werneque falou sobre cesta competitiva e jornada de compra do consumidor

Tecnologia

Na sequência, Phillipe Werneque, gerente de Desenvolvimento da TOTVS, assumiu o palco e, após apresentar um breve histórico da empresa fundada por Laércio Consentino, falou sobre dois pontos muito importantes na gestão hoteleira. O primeiro é saber e montar uma cesta competitiva do hotel. O segundo é entender bem a jornada do cliente até a propriedade e durante a estada.

“Montar uma cesta competitiva e acompanhar o desempenho dos concorrentes é muito importante. É a única maneira de entender como, na média, o mercado está se comportando”, explicou ao grupo de hoteleiros presentes, todos eles independentes. “Se não acompanhamos esses dados, ficamos sem ter a compreensão exata de como meu hotel está no mercado. Vale destacar que ferramentas gratuitas nos ajudam a entender isso”, completa.

Em relação à jornada de compra do consumidor, o executivo da TOTVS explicou que, na indústria de viagens, esse caminho conta, basicamente, com 13 pontos de contato entre marca (hotel) e cliente. “Gostamos de resumi-la, contudo, em cinco etapas: interesse, compra, viagem, estadia e saída. Na primeira, por exemplo, estamos falando de presença online e caminhos para se relacionar com o cliente. Na segunda, é hora de abordar a estratégia de distribuição”, comenta.

“O importante é que a tecnologia ajuda o hoteleiro em todas essas etapas da jornada do consumidor. Na fase de interesse, por exemplo, um e-commerce eficiente, um gestor de canais e um bom conteúdo são importantes levar o cliente para o próximo ponto de contato com uma possibilidade mais alta de conversão”, completa Werneque.

Produtos

Com vídeos explicativos, o executivo mostrou algumas das ferramentas disponíveis no TOTVS Hospitalidade PMS, o software de gestão da empresa voltado para hotéis.

Para finalizar, Thaís Abreu, gerente de Desenvolvimento de Negócios da TOTVS, deu mais detalhes sobre a mais recente novidade da empresa para o mercado hoteleiro. Hoje, a companhia oferece um pacote de soluções tecnológicas em conjunto com parceiros como RD Station, Tribuzana e Letsbook.

“Nossa oferta integrada não significa apenas a entrega de software. É, na verdade, uma estrutura de serviços agregados que ajuda a mitigar as principais dores na gestão dos empreendimentos, ajudando a maximizar os resultados”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News