Natural de Santa Fé do Sul, no interior paulista, Jaqueline Gavioli mudou-se para São José do Rio Preto ainda criança, onde hoje comanda o Hilton Garden Inn, operado pela Atlantica Hospitality International. Vencedora do Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) na categoria Gerente Geral de Hotel Midscale, a executiva afirma que seus alicerces e incentivos diários são seu filho e sua família.

“Voltei para São José do Rio Preto após muitos anos e tenho resgatado laços de infância com grandes amigos, mestres e recordações, o que torna este ciclo ainda mais especial”, comenta Jaqueline.

A gerente geral deixou a cidade em 2002, quando terminou os estudos na faculdade, para onde retornou apenas em 2023. “Olho para as mudanças como parte do meu desenvolvimento profissional e pessoal, ampliando o networking e a interface com diferentes culturas”, continua a executiva.

Em sua carreira, atuou em redes como Blue Tree Hotels, Accor e Intercity Hotels. “Iniciei como assistente de diretoria de Hospitalidade até chegar a primeira gerência geral de rede em 2016”, relembra.

Formada em Turismo, Jaqueline Gavioli possui MBA em Turismo, Hotelaria e Entretenimento, além de especializações na Escuela de Administración e Alta Dirección em Barcelona, na Espanha.

Três perguntas para: Jaqueline Gavioli

Hotelier News: Quando um cliente se hospeda em um empreendimento de bandeira Hilton, a expectativa é elevada pelo peso da marca em si. Quais são os pontos prioritários do hotel para oferecer uma boa experiência na categoria midscale?

Jaqueline Gavioli: Nossa prioridade é o hóspede, suas expectativas e satisfação. Preparamos os produtos e serviços praticando o propósito Atlântica Hospitality International que é “cuidar de cada um que confia na gente”. Quando algo foge do padrão e/ou da expectativa, colocamos em prática a diretriz Hilton para garantir a satisfação do cliente: “ouvir, pedir desculpas, resolver e agradecer”.

Além dos produtos e serviços, a segurança é um ponto importante e uma das maiores expectativas dos hóspedes. Nossos investidores não mediram esforços para implementar todas as exigências da bandeira, tornando o Hilton Garden Inn São José do Rio Preto referência para os futuros projetos da marca na América Latina.

HN: Ocupar a cadeira de gerente geral, na hotelaria atual, demanda muitos desafios. Um deles é entregar a parte burocrática da função e, ao mesmo tempo, ser um líder presente na operação. Como equilibrar os dois pratos?

JG: Este é o grande desafio, pois ambas demandas são indelegáveis e impactam diretamente na performance do empreendimento. Então, busco treinar e desenvolver habilidades como: capacidade analítica, desenvolvimento das lideranças, organização de rotina e prioridades, foco, comprometimento com prazos e metas, disciplina, melhoria contínua, comunicação efetiva e transparência. O exercício praticado para treinar e desenvolver estas habilidades é justamente caminhar junto com a equipe e ser guardião dos processos e procedimentos (burocracia). Uma coisa está diretamente ligada a outra.

HN: No pós-pandemia, o esvaziamento de mão de obra afetou não apenas a base operacional, mas também as lideranças. Na sua visão, quais as mudanças que o setor hoteleiro precisa promover para reter gestores capacitados?

JG: Para responder esta questão de forma assertiva, eu abri um grupo de discussão com meu time atual de lideranças e o primeiro ponto citado foi o clima. Na tentativa de desdobrar o tema em ações esperadas, elencamos: condições físicas do ambiente de trabalho; ferramentas e equipamentos de trabalho adequados; plano de carreira (desenvolvimento, oportunidade e reconhecimento); autonomia na tomada de decisões; processos claros e aplicáveis; flexibilidade de horário; afinidade e alinhamento de valores; cultura de melhoria contínua; equilíbrio entre a vida pessoal e profissional. Por último, e não menos importante, reposição salarial adequada ao aumento de custos, não apenas a remuneração fixa tradicional, mas sim com o olhar para modelos de remuneração variáveis descomplicados e que possam reconhecer o esforço e superação de cada colaborador.

(*) Crédito da foto: arquivo pessoal