Entra ano e sai ano, o setor hoteleiro se modifica, se transforma e se moderniza. Mas, mesmo com todas as mudanças vividas pela hotelaria nos últimos tempos, um fator segue intacto: a importância do capital humano. Em sua nona edição, o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) manteve sua essência de valorização dos profissionais que fazem a engrenagem do segmento girar.

Os vencedores das 22 categorias foram revelados na noite de hoje (26), em evento promovido no Riverview Corporate Tower, na capital paulista, com transmissão ao vivo pelo canal do Hotelier News no YouTube.

Reforçando por mais um ano a parceria entre o Hotelier News e a QI Profissional, o Prêmio VIHP 2024 trouxe algumas modificações. A primeira trata-se de mudanças nas categorias, com a inclusão da premiação de gestores de áreas que ganharam notoriedade no setor, como Gerência de Qualidade e Sustentabilidade. Outra novidade é a ampliação da bancada de jurados — que nesta edição contou com 80 profissionais avaliadores. No total, foram 5 mil currículos analisados desde o início das inscrições.

Os finalistas foram julgados a partir de 25 critérios pré-determinados pela organização do evento. Os jurados avaliam o investimento na carreira, formação acadêmica, experiência profissional, entre outros pontos. Este ano, os vencedores foram reconhecidos não apenas com a premiação, mas também com uma estada em empreendimentos associados a Resorts Brasil, que entrou como parceria do Prêmio VIHP. No total, 23 resorts disponibilizaram hospedagens aos profissionais ganhadores.

Peter Kutuchian

Kutuchian foi um dos anfitriões da noite

O evento contou com o patrocínio de fornecedores do setor hoteleiro, como o Grupo R1, Realgems, Clima ao Vivo, Harus, Assa Abloy e Tramontina Hospitality.

“Faz 12 anos que bati na porta do Hotelier News com essa ideia e já estamos na nona edição, caminhando para a décima. Essa trajetória mostra que a hotelaria valoriza o capital humano, pois a hotelaria é feita de gente”, iniciou Márcio Moraes, fundador da QI Profissional.

“Você pode ter um hotel de ouro, mas sem um sorriso, um acolhimento de um colaborador, a estrutura de nada vale. E é por isso que realizamos o Prêmio VIHP”, acrescentou Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News.

Márcio moraes

Moraes destacou o papel das pessoas no setor

Prêmio Ronaldo Barreto e homenagens

Premiação que reconhece o trabalho acadêmico no setor hoteleiro, o Prêmio Ronaldo Barreto deste ano foi apresentado por Beth Wada, diretora da Escola de Turismo e Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi. “Na universidade é onde vejo a maior concentração por metro quadrado não de serviçais, mas de anfitriões. E isso que faz vocês estarem aqui hoje, recebendo seus prêmios e reconhecimentos”, disse a docente.

O homenadegado deste ano foi o professor Victor Kiyohara, que por quatro décadas lecionou em cursos de graduação e pós-graduação dos setores de Turismo e Hotelaria. “Esta é uma das mais lindas profissões. Sempre me considerei hoteleiro e agradeço a idealizadora do prêmio, a professora Ana Paula Spolon”.

Homenageado com a honraria de Personalidade Hoteleira do Prêmio VIHP 2024, Sérgio Luppi atuou como gerente geral do antigo TRYP Paulista. “O que dizer em uma hora dessas? Quero agradecer a lembrança, pois corre o boato que brasileiro tem a memória curta, mas nós não nos esquecemos nunca. Saímos da hotelaria, mas a hotelaria nunca sai de nós”, comentou.

No prêmio Empresa Sustentável, o IBITI Projeto levou o reconhecimento por seu trabalho socioambiental em Minas Gerais, focado também em turismo renegerativo, com três hotéis inclusos na iniciativa.

O segundo reconhecido como Personalidade Hoteleira do Prêmio VIHP foi Carlos Bernardo, diretor de Operações da Accor.

Uma das premiações mais aguardadas da noite, Gabriela Schwan, CEO da Swan Hotéis, foi consegrada na categoria Hoteleiro do Ano. “Todos as edições, escolhemos o nome de acordo com o que vemos ao longo do ano anterior. Este ano, escolhemos uma hoteleira jovem que realiza um trabalho disruptivo em Porto Alegre”, adiantou Kutuchian.

“Ser mãe, profissional, CEO e desenvolver marcas não é uma tarefa fácil. Sou uma apaixonada por hospitalidade e turismo, além de uma grande incentivadora, pois gosto de fazer diferente. Não considero o Swan Generation um hotel, mas um hub pensado na vacância do produto mais perecível do mercado”, comentou Gabriela.

Por fim, o terceiro e último nome apontado como Personalidade Hoteleira foi Ana Maria Biselli, presidente executiva da Resorts Brasil.

Gabriela Schwan

CEO da Swan Hotéis foi eleita na categoria “Hoteleiro do Ano”

Vencedores 2024

Confira abaixo a lista completa de vencedores da nona edição do Prêmio VIHP

  • Chefe de Cozinha: Everton Valladão
  • Chefe ou Coordenação de Recepção: Alinne de Souza
  • Concierge: Leonel Leandro
  • Controller: Jerônimo de Albuquerque
  • Coordenação de Alimentos & Bebidas: Fernanda Amaral
  • Customer Experience: Amanda Bartochak
  • Gestão de Governança: Karla Rebouças
  • Gerência de Alimentos & Bebidas: Everton Machado
  • Gerência de Compras: Aline Ferreira
  • Gerência de Entretenimento e Lazer: José Fernando Dorsa
  • Gerência de Eventos: Mariana Jahnel de Oliveira
  • Gerência de Hospedagem: Juliana Nunes
  • Gerência de Manutenção: Sandro Martins
  • Gerência de Recepção: Mariana Arôxa Veiga
  • Gerência de Vendas: Henrique Machado
  • Gerência Geral – Hotel Econômico: Fernando Colosio
  • Gerência Geral – Hotel Independente: Celso Paiva
  • Gerência Geral – Resort: Willian Lass
  • Gerência Geral – Hotel Midscale: Jaqueline Gavioli
  • Gerência Geral – Hotel Premium: Ignacio Sasias
  • Qualidade e Sustentabilidade: Isis Batista
  • Revenue Management: Leonardo Fontes

(*) Crédito das fotos: Bruno Churuska/Hotelier News