Com o fim das inscrições para a próxima edição, o Prêmio VIHP (Very Important Hotel Professional) entra em uma nova fase. Visando fortalecer sua base de jurados e dar maior consistência à escolha dos finalistas, a premiação convoca profissionais do alto escalão hoteleiro, proprietários, gerentes gerais e executivos do departamento de RH (Recursos Humanos) para compor sua bancada.

Atualmente, o Prêmio VIHP conta com cerca de 60 jurados, mas a expectativa é chegar a 200 na próxima edição. Márcio Moraes, consultor de carreira da QI Profissional, explica que a expansão da base tem como objetivo equilibrar a quantidade de executivos avaliadores nas 25 categorias.

“Em algumas categorias temos 30 jurados e, em outras, 20, por exemplo. Queremos harmonizar esses números com a chegada de mais executivos. Nossa meta principal é ter maior força de votação no momento de escolha dos finalistas”, destaca Moraes.

O plano é que cada jurado atue na escolha dos selecionados de até três categorias. Moraes salienta que os gerentes gerais avaliarão os profissionais de médias gerências, enquanto os diretores, presidentes, CEOs e proprietários farão a sabatina dos gerentes gerais. Já os representantes do RH serão direcionados para categorias de acordo com suas expertises.

“Os profissionais de RH assumirão as categorias seguindo suas práticas dentro dos hotéis. Alguns selecionam cargos de chefia e coordenação, outros gerentes gerais e média gerência e por aí vai. Para esses jurados, não existe uma regra específica”, enfatiza o consultor.

Processo de seleção

Assim como os concorrentes, os novos jurados passarão por uma avaliação de currículo realizada pela organização do Prêmio VIHP. Os profissionais selecionados serão contatados para verificação de experiência no setor, vivências em processos seletivos, entre outros pontos.

“Queremos definir um voto qualificado, com pessoas que sejam detentoras de competências de seleção e recrutamento. É importante que o profissional descreva quais cargos são reportados a ele, para que possamos direcionar para a categoria mais adequada”, endossa Moraes.

O Prêmio VIHP também busca expandir sua base de jurados, descentralizando o eixo Rio-São Paulo. Com grande parte dos profissionais atuantes no Sudeste, a organização do evento quer atrair mais executivos de outras regiões, como Norte e Nordeste.

“Também recebemos currículos de proprietários de hotéis que desejam participar da premiação. Como não atuamos com essa categoria, é uma forma de incluir esses profissionais no processo de construção do Prêmio VIHP, que é um reconhecimento dos colaboradores”, finaliza Moraes.

Os interessados podem enviar seus currículos para o email [email protected] até o dia 30 de novembro. Os vencedores na 9ª edição do Prêmio VIHP serão revelados no dia 26 de fevereiro de 2024, em evento no Novotel Morumbi, em São Paulo.

(*) Crédito da foto: Bruno Churuska/Hotelier News