Depois de Brotas (SP), o Roadshow TOTVS Hotelaria 2023 esta semana seguiu hoje (2) para São Pedro (SP). Realizado no Hotel Fazenda São João, o encontro teve a presença de hoteleiros independentes da cidade e de municípios próximos, que acompanharam um conteúdo especial sobre tecnologia e inovação, além de informações sobre as perspectivas do mercado hoteleiro em 2023.

Parceiro da iniciativa, o Hotelier News acompanhou o evento itinerante, que continua no fim do mês, quando o roadshow da TOTVS desembarca em Bombinhas (SC). Para este encontro, está confirmada a participação de Roland Bonadona, diretor da Bonadona Hotel Consulting e ex-CEO da Accor no Brasil. Para fazer sua inscrição, que é gratuita, acesse https://bit.ly/3SJbE2j.

No evento em São Pedro, e apresentando dados oficiais do FOHB, nosso editor-chefe Vinicius Medeiros palestrou sobre o desempenho da hotelaria brasileira no ano passado, além de abordar as perspectivas para 2023. “No geral, os desafios do setor são os mesmos do ano passado. A economia crescerá pouco e a inflação seguirá atrapalhando a vida do hoteleiro”, comentou Medeiros.

“Isso vai demandar que o hoteleiro prossiga com o trabalho de busca por maior eficiência operacional, que foi tão importante para manter sua sobrevivência durante o auge da pandemia. Sim, há muitos desafios para 2023, mas o lado bom é que teremos um ano sem eleições e Copa do Mundo, além de vários feriados prolongados, o que tende a estimular a demanda”, completa.

TOTVS - vinicius medeiros

Medeiros deu um panorama do setor hoteleiro

Inovação

Gerente de Desenvolvimento da TOTVS, Phillipe Werneque falou logo após a palestra de Medeiros. Além de apresentar alguns produtos da empresa, o executivo mostrou cases de alguns clientes, caso do Hotel Toriba. Localizado em Campos do Jordão (SP), a propriedade de luxo usa uma série de soluções da gigante de tecnologia, casos do PMS e do POS, voltado para gestão de PDV (Ponto de Venda).

Werneque também destacou as vantagens da criação de fluxos de automação de marketing, ferramenta que ajuda a melhorar o relacionamento do hotel com o cliente, estimulando ainda a fidelização pelo canal direto. “O cliente chegar ao seu hotel pela Booking.com não tem nenhum problema. A questão é ele voltar sempre por este canal”, comentou Werneque.

“Com o fluxo de automação que é feito por meio da plataforma da nossa parceira RD Station, criamos um canal direto com o cliente após o check-out. Pode-se enviar por e-mail, por exemplo, pesquisas de satisfação pós-estada e, posteriormente, promoções exclusivas, o que ajuda a manter um relacionamento ativo com ele. Lá na frente, quando o hóspede estiver planejando a próxima viagem ao seu destino, ele tem mais chances de optar pelo canal direto”, acrescenta.

Modelo de negócio

A TOTVS vem apostando, desde o ano passado, em um novo modelo de negócio no mercado de hospitalidade que consiste em agregar outras soluções tecnológicas por meio de empresas parceiras. Com o nome de Business Performance, o novo pacote integrado de produtos foi justamente o tema abordado por Thaís Abreu em sua apresentação aos hoteleiros presentes.

Parceiros TOTVS no Business Performance:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de reservas
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

Antes de começar a detalhar o novo modelo de negócio, a gerente de Desenvolvimento de Negócios da TOTVS falou um pouco sobre o contexto atual da área de Distribuição na hotelaria. No geral, e mais ainda no mercado independente, muitos hotéis têm pouco percentual de vendas diretas. Em consequência, pagam altas comissões às OTAs, além de contar com baixa fidelização de clientes.

“Antes de tudo, é importante destacar que o custo de aquisição de quem já é cliente é muito mais baixo do que aquele hóspede que chega pela primeira vez no seu hotel”, comentou Thaís. “Na média, por exemplo, os hotéis pagam 18% de comissões às OTAs. Com os pacotes existentes no Business Performance, o hoteleiro consegue elevar o percentual de venda direta com um custo mais baixo do que pagaria de comissões às OTAs. Por isso, apostamos tanto neste modelo”, destaca Thaís.

Ela explicou ainda que, no mercado de tecnologia, a maioria das empresas fazem um modelo de cobrança a partir do número de quartos da propriedade. “Não é o que fazemos no Business Performance. Nosso modelo de monetização ocorre a partir de um percentual das reservas integradas via motor de reserva”, revela. “Esse percentual varia de 4% a 8% e quanto maior o faturamento do hotel, mais barato ele paga. Lembrando que, com nosso pacote integrado de soluções tecnológicas, a tendência é que as vendas aumentem, e esse é o canal com custo mais barato existente para o hoteleiro”, finaliza.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News