A audiência do Hotelier News seguiu elevada em maio, como mostramos na Retrospectiva 2023 de abril. No entanto, o mês entrou para a história por outra razão celebrada por toda a humanidade. No dia 5, a OMS (Organização Mundial de Saúde) declarou oficialmente o fim da emergência da pandemia. Foi, de fato, uma data emblemática, pois a Covid-19 não passou incólume pela humanidade.

Em pouco mais de três anos, foram quase 7 milhões de mortes globalmente, pouco mais de 700 mil delas no Brasil. Afora, o sofrimento de outras centenas de milhões de indivíduos, sejam psicológicos, financeiros ou de saúde. Na hotelaria, como se sabe, o estrago foi grande, com milhões de empregos perdidos, hotéis fechados e muito prejuízo. O lado bom disso tudo, se você está lendo esse texto agora, é que pode encher o peito e dizer: vencemos!

Maio trouxe ainda anúncios relevantes, bem como o agravamento de uma crise anunciada e a divulgação do primeiro relatório do Hotel Trends Stats, parceria do Hotelier News com a OTA Insight (atual Lighthouse, e você lerá sobre isso em uma Retrospectiva 2023 futura).

Retrospectiva 2023: começa a novela

Maio marcou o início de uma novela que se arrasta até este momento. Isso porque uma reportagem do Financial Times confirmava que Choice Hotels e Wyndham Hotels & Resorts, duas das maiores empresas de franquias hoteleiras do mundo, ensaiavam uma fusão. Muita água ainda iria rolar até o final do ano e, com certeza, esse assunto voltará à tona no Retrospectiva 2023.

O mês trouxe mais desdobramentos na crise do Grupo RTSC, que é dono da Gramado Parks. Na matéria de maior audiência de maio, noticiamos que os credores haviam aprovado a execução da dívida da empresa gaúcha. Outra reportagem de grande audiência também já havia sido destaque em abril: o futuro do Praia Ipanema Hotel, no Rio de Janeiro.

O anúncio da chegada da marca argentina de luxo, Faena, a São Paulo e uma entrevista exclusiva com Geoff Balotti, CEO global da Wyndham, também geraram bastante repercussão em maio. Para relembrar todos esses conteúdos, basta clicar nas fotos abaixo.​

Retrospectiva 2023 - maio - fim da pandemia Retrospectiva 2023 - maio - Keith Barr Retrospectiva 2023 - maio - Faena SP
Retrospectiva 2023 - maio - Geoff Balotti Retrospectiva 2023 - maio - Praia Ipanema Hotel Retrospectiva 2023 - maio - Choice
Retrospectiva 2023 - maio - Gramado Parks Retrospectiva 2023 - maio - demanda reprimida Retrospectiva 2023 - maio - Hotel Trends Stats

 

(*) Crédito da capa: fernando zhiminaicela/Pixabay

(**) Crédito da foto: estão nos respectivos links