Retrospectiva 2023 - logo

A Retrospectiva 2023 de setembro é marcada por uma notícia triste para o turismo nacional: a partida de Eduardo Sanovicz, uma das grandes lideranças recentes do setor. Na reportagem que está no mosaico abaixo, compilamos depoimentos de vários personagens e profissionais do mercado que deixaram sua mensagem de carinho e admiração por Sanovicz, que faleceu aos 63 anos.

Aproveitamos este texto para, novamente, pedir desculpas à família de Sanovicz. Isso porque publicamos a informação de seu falecimento antes da confirmação por parte de seus familiares e, de fato, sua morte ainda não havia ocorrido – veio a acontecer algumas horas depois, desta vez com validação de uma de suas filhas. À época, postamos em nossas redes sociais uma errata sobre isso (acesse aqui).

Setembro também foi marcado pela divulgação oficial de dois estudos feitos pelo Hotelier News. Primeiro, em parceria com a Noctua Advisory, publicamos uma matéria com a versão, na íntegra, da pesquisa Orçamentos Hoteleiros 2024. Depois, durante a Equipotel 2023, foi a vez do segundo relatório do Hotel Trends Stats, produzido em parceria com a Lighthouse.

Retrospectiva 2023: luxo em alta

Outro destaque de setembro foi a divulgação do estudo Hotelaria em Números, que representou a maior audiência do mês. Publicado anualmente pela JLL, a pesquisa traça uma radiografia do setor hoteleiro no país, indicando ainda o ranking das operadoras com o maior número de unidades em funcionamento no Brasil. E, nesta edição, houve uma grande novidade, como pode ser lido em um dos links abaixo.

Outra notícia com grande repercussão envolveu a crise da 123 Milhas, que teve suas lideranças convocadas para participar de uma CPI e pediu recuperação judicial em setembro. Já a confirmação de que o governo brasileiro voltará a exigir vistos de turistas dos EUA, Canadá e Austrália em 2024 deixou o trade em polvorosa, muito embora a medida tenha sido anunciada logo no início do governo Lula, em janeiro.

Para ler todos os links da Retrospectiva 2023 de setembro, clique nas imagens abaixo. Boa leitura!​

Retrospectiva 2023 - setembro - hotelaria híbrida Retrospectiva 2023 - setembro - Noctua estudo Retrospectiva 2023 - setembro - 123 milhas
Retrospectiva 2023 - setembro - HTS Retrospectiva 2023 - setembro - vistos Retrospectiva 2023 - setembro - The Town
Retrospectiva 2023 - setembro - ranking JLL Retrospectiva 2023 - setembro - YAH Retrospectiva 2023 - setembro - Sanovicz

 

(*) Crédito da capa: Rovena Rosa/Agência Brasil

(**) Crédito da foto: estão nos respectivos links