Após a publicação de uma notícia errada pela reportagem do Hotelier News ontem (1), no final de tarde, hoje pela manhã (2) veio a confirmação por parte da família do falecimento de Eduardo Sanovicz. O turismo nacional, portanto, despede-se de uma importante figura. O ex-presidente da Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) vinha lutando contra um câncer e tinha 63 anos.

Segundo informações confirmadas com familiares, o velório será realizado hoje, a partir das 14h, no Memorial Necrópole Ecumênica. O endereço é na Avenida Nilo Peçanha, 50, no bairro de Marapé, em Santos (SP). A cerimônia de cremação ocorrerá no mesmo local, a partir das 18h.

Sanovicz havia deixado o cargo à frente da entidade em maio deste ano, com a nomeação de Jurema Monteiro como sua sucessora. O executivo ainda respondia como presidente do Conselho Deliberativo da associação que liderou por 11 anos.

“Lamentamos profundamente a partida de Eduardo e desejamos muita paz à família e aos amigos mais próximos. Se não fosse a doença que o debilitou, com certeza ele estaria à frente do Ministério do Turismo, aplicando seu conhecimento para o verdadeiro engrandecimento do setor no país. Sem dúvidas, o legado que ele deixou será lembrado por muito tempo”, comenta Peter Kutuchian, CEO do Hotelier News.

Eduardo Sanovicz - infos velório

“Um grande profissional da indústria, conhecedor tremendo do setor. Desde minha primeira passagem pelo Hotelier News, nos primeiros anos do milênio, sempre atendeu à imprensa com atenção e educação, sempre muito solícito. Fará falta para nosso mercado por tudo isso”, afirma Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News.

Sanovicz deixa a esposa Beth, os filhos Mariana, Carolina, Gabriela e Artur, a mãe Diva, o irmão Marcelo e a cunhada Vera.

Em nota, a Abear também lamentou profundamente a passagem do seu líder mais reconhecido até aqui (leia abaixo).



É com profundo pesar que a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) comunica o falecimento de Eduardo Sanovicz, um dos fundadores da entidade, onde exerceu o cargo de presidente de 2012 até maio de 2023, quando passou a exercer o cargo de presidente executivo do Conselho Deliberativo da instituição. Sanovicz era casado, pai de três filhas e um filho. Era graduado em História e doutor em Ciências da Comunicação pela USP e professor doutor do curso de turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP). A ABEAR expressa seus sentimentos aos familiares e amigos.

Reconhecido como uma das principais lideranças da aviação comercial brasileira nos últimos 11 anos, é notória também a contribuição de Sanovicz para o desenvolvimento do setor de Turismo e, consequentemente, para o fortalecimento social e econômico do país. Em 2003, a convite do recém-eleito presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, passou a presidir a Embratur, órgão do governo responsável pela promoção do Brasil no exterior. Lá, elaborou o Plano Aquarela e a marca Brasil, que está sendo utilizada na atual gestão do governo Lula e de Marcelo Freixo à frente da Embratur. Sob sua gestão, a Embratur registrou, em 2006, recorde de entrada de dólares no país, de mais de US$ 4 bilhões naquela época.

Antes da Embratur, Sanovicz foi diretor de Turismo da cidade de Santos, em 1993, onde foi um dos responsáveis pela implementação de planos de recuperação do Turismo da cidade. Entre 1997 a 2000, Sanovicz foi diretor do São Paulo Convention & Visitors Bureau, atualmente conhecida como Visite SP. De 2001 a 2003, foi presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo, atual SP Turis.

Após a Embratur, Sanovicz foi diretor da Reed Exihbitions Alcantara Machado, unidade brasileira da então maior empresa mundial de promoção e organização de feiras e eventos. Nessa época, também foi eleito vice-presidente da ICCA (International Congress & Convention Association), entidade global do setor de eventos.

Em 2012, Sanovicz foi convidado para ser o presidente da ABEAR, a representação institucional da aviação comercial brasileira, fundada, à época, pela AVIANCA, AZUL, GOL, TAM (atual LATAM BRASIL) e TRIP (posteriormente incorporada à AZUL). Em 2023, quando celebrou 30 anos de dedicação ao Turismo, Sanovicz refletiu sobre tantas conquistas: “Nessa altura da vida me permito falar de forma muito sincera: eu só acredito no Turismo como forma de reduzir a miséria e a pobreza nesse país. A gente precisa entender para o que serve o nosso trabalho, e com isso a qualidade de entrega pode ser muito melhor. Para crescermos [como país], precisamos que todo cidadão brasileiro tenha café, almoço, jantar, casa, saúde e educação, senão podemos parar por aqui mesmo. Na minha cabeça é para isso que a gente funciona”.



Quem também se manifestou foi a Embratur, que elogiou e destacou o papel de Sanovicz na estruturação da indústria de viagens brasileira nas últimas duas décadas. Leia parte da nota da agência de promoção turísticas do governo federal abaixo:



A Embratur lamenta o falecimento do ex-presidente da Agência, Eduardo Sanovicz, neste sábado (2), aos 63 anos, em Santos (SP). Edu, como era conhecido pelos amigos e sua equipe, esteve à frente da Embratur de 2003 a 2006, quando o então Instituto Brasileiro do Turismo passou a ser referência na promoção internacional do Brasil a partir da criação do Ministério do Turismo, na primeira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Mestre para uma geração de trabalhadores do Turismo, Sanovicz sempre soube compartilhar seu conhecimento e construir coletivamente. Suas equipes de trabalho eram verdadeiros times, jogavam junto. Apaixonado por Santos (SP), sua cidade natal, era torcedor do Peixe e amava as praias. Foi para lá que ele escolheu retornar em seu último mês de vida.

Com mais de 35 anos de dedicação ao setor turístico, Eduardo deixa um grande legado para a promoção do turismo internacional brasileiro. A sua gestão à frente da Embratur fez história com a criação do Plano Aquarela e o lançamento da Marca Brasil – identidade utilizada como marca-país, entre 2005 e 2019, e que foi retomada agora em 2023, enfatizando o Brasil com S, como ele sempre defendeu.

Eduardo sonhou com um Brasil justo e desenvolvido, de braços abertos para o mundo, que reconhece e valoriza sua diversidade. É esse Brasil que seguimos construindo na Embratur.



Trajetória marcante no turismo

A trajetória profissional de Eduardo Sanovicz começou nos anos 1970, quando passou a organizar eventos na universidade. Graduado em História, era Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, onde também foi Professor Doutor do curso de Turismo.

Além de atuar como consultor-sênior em programas e ações nas áreas de Marketing e Turismo, Sanovicz foi diretor de Turismo na prefeitura de Santos, entre os anos de 1993 e 1996.

Em 1997, assumiu a cadeira de diretor de Operações do SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau). Anos mais tarde, em 2001, foi nomeado presidente da Anhembi Turismo e Eventos da Cidade de São Paulo. Seu trabalho o levou a ser eleito ao Grand Prix Prêmio Caio de 2002, que recebeu pelas mãos de Sergio Junqueira Arantes, presidente da Academia Brasileira de Eventos e Turismo.

Sanovicz seguiu sua trajetória no turismo, atuando como presidente da Embratur no primeiro mandato do governo Lula, a pedido de Walfrido dos Mares Guia, primeiro ministro do Turismo do Brasil. Em 2006, participou da fundação da Academia Brasileira de Eventos e Turismo, onde ocupou a cadeira 12.

O executivo também respondeu como diretor da Reed Exhibitions Alcantara Machado e, em 2012, assume a presidência da Abear.

(*) Crédito da capa: Divulgação/Abear