Em coletiva de imprensa realizada hoje (22), o SPCVB (São Paulo Convention & Visitors Bureau) anunciou a abertura das inscrições para o 6º Expo Fórum Visite São Paulo, que será realizado no dia 5 de dezembro no Sheraton WTC Events Center, na capital paulista. Interessados podem se inscrever no link.

Representando a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), parceira do SPCVB na realização do evento, Karen Bonfim falou sobre a importância da parceria estabelecida entre a entidade, o convention e as secretarias estadual e municipal de turismo.

“Agora, de fato, é o momento de discutirmos crescimento, retomada. E a Abear sempre busca consolidar e explicar o cenário no qual se dá a operação das empresas aéreas. Existe uma pauta muito positiva, com forte expectativa de crescimento, e desde o início do ano temos realizado diversas ações para estimular a demanda das empresas. O setor aéreo necessita de uma discussão mais aprofundada, abordando problemas a curto, médio e longo prazos”, aponta.

Secretária executiva da Setur-SP (Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo), Luciane Leite fez considerações acerca do desempenho do turismo paulista, que deverá fechar 2023 com o melhor nível dos últimos cinco anos. “Esse desempenho está sendo muito impulsionado pelo turismo doméstico, de lazer”, destaca.

“O lazer é a motivação de quase metade dos turistas que viajam para o estado de São Paulo, o qual ocupa a terceira posição entre os destinos de lazer mais procurados. Deveremos fechar o ano com 45 milhões de turistas no estado. E em relação à demanda internacional, a projeção é de superarmos os 2 milhões. E tudo isso será discutido e apresentado ao trade no Expo Fórum Visite São Paulo”, completa.

Pautas relevantes

Coordenadora da Secretaria Municipal de Turismo de São Paulo, Karolini Barbosa fez considerações sobre os investimentos do órgão em conectividade para elevar a experiência dos turistas. “Estamos elevando nossa conectividade, aprimorando nossos portais virtuais de turismo, tornando os sites responsivos para dispositivos móveis, e essa será a grande novidade que apresentaremos no encontro. Nossa expectativa está altíssima, para grandes entregas, como gostamos de fazer”, endossa.

Toni Sando, presidente executivo do SPCVB, falou sobre a proposta do evento. “É uma oportunidade de dar uma visão geral sobre diversos pontos importantes para o trade turístico, como o cenário da demanda aérea, da hotelaria, entre outras questões. A ideia é compartilhar com o público, que envolve mais de 500 associados, como isso impacta na cadeia produtiva de cada empresa. É importante debatermos e falarmos dos gargalos para o setor”, afirma.

O executivo apontou que outros temas a serem discutidos no Expo Fórum Visite São Paulo são os impactos que a Reforma Tributária trará para o turismo, iniciativas sustentáveis, entre outras. “Nosso fórum é uma integração de parceiros, trazendo conteúdo e participando, de forma lúdica, da apresentação de produtos e destinos”, reforça.

Um spoiler apresentado por Sando durante a coletiva é a atualização do site Visite São Paulo, oferecendo dicas para turistas sobre o que fazer no destino. “Iremos lançar essa novidade no Fórum, reforçando nosso objetivo de bem receber. É importante nos consolidarmos cada vez mais. É embalar o produto para poder vender e atrair cada vez mais visitantes”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News