De acordo com levantamento divulgado ontem (6) pelo Bacen (Banco Central), turistas estrangeiros injetaram cerca de R$ 2,3 bilhões na economia brasileira em setembro. O montante bilionário é o maior valor registrado no período desde 1995. 

No acumulado do ano, o Bacen aponta que os visitantes estrangeiros contribuíram com R$ 24,6 bilhões na economia brasileira. “O Brasil está de volta ao cenário internacional de turismo. Esse resultado é graças ao trabalho do Governo Federal em reconstruir a imagem do país lá fora, com acordos claros em prol da sustentabilidade e ao desenvolvimento econômico aliado ao social. Tenho certeza de que iremos estar no top 10 destinos do mundo quando se tratar de turismo”, comemorou Celso Sabino, ministro do Turismo, em comunicado enviado à imprensa. 

Em 2023, mais de 4,4 milhões de turistas estrangeiros desembarcaram em solo brasileiro, de acordo com levantamento realizado em parceria com o MTur (Ministério do Turismo), Embratur e Polícia Federal. Os números apresentam uma alta de 79% em relação a todo o ano de 2022. É válido lembrar que a falta de turistas internacionais é um antigo gargalo do setor.

“Os dados da FowardKeys, banco de dados de voos internacionais que é parceiro da Embratur, demonstram que já temos 40% mais de passagens aéreas vendidas para o mês de dezembro deste ano do que no ano passado”, destaca Marcelo Freixo, presidente da Embratur. “Isso é resultado da reconstrução da imagem do Brasil no exterior e de nossas ações de promoção internacional de tudo que há de melhor em nosso país. A previsão é de termos um verão muito bom para o turismo brasileiro, o que vai refletir na entrada de divisas cada vez maior, na geração de empregos e novos negócios em todo o país”, complementa. 

A cidade de São Paulo concentra o principal destino de chegada para esses turistas, seguido dos estados do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Boa parte dos visitantes vêm da Argentina (1.3 milhões), Estados Unidos (411 mil) e Chile (267 mil).

Iniciativas de fomento ao turismo

Em parceria com a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) e empresas aéreas, o MTur e o Ministério de Portos e Aeroportos lançaram o Conheça o Brasil: Voando. O programa tem como objetivo desenvolver ações voltadas ao estímulo de viagens no Brasil, à democratização do acesso à aviação civil e à redução do custo operacional das empresas aéreas.

Como eixo da estratégia, mais voos foram criados para ligar ainda mais o Brasil. São ao todo 94 novas rotas, sendo 81 nacionais e 13 ligando destinos internacionais ao país. Os voos chegam a 43 destinos de 17 Unidades da Federação, com destaque para os estados da Bahia, de São Paulo, de Alagoas, do Rio Grande do Norte, do Amazonas, da Paraíba e de Pernambuco. 

(*) Crédito da foto: Freepik