Segundo informações da coluna de Giane Guerra, da GauchaZH, o movimento de turistas na região de Gramado e Canela pode minguar. Com baixa previsão de reservas para os próximos meses, a queda na demanda na Serra Gaúcha vem gerando preocupação no setor.

A coluna relatou uma ligação entre Guilherme Paulus, fundador da CVC e Gabriela Schwan, que acumula os cargos de CEO da rede Swan de Hotéis e de vice-presidente do Transforma RS, em que o empresário teria revelado preocupação com uma projeção elaborada pela operadora.

A notícia aparece em um momento de expansão da indústria hoteleira na região das Hortênsias — impulsionados por bons resultados obtidos por hotéis, algumas propriedades têm buscado aprimorar a experiência do hóspede através de reformas ao passo que também florescem projetos bilionários para a Serra Gaúcha.

Segundo Gabriela, Paulus deve se reunir com a prefeitura de Gramado e conversar com líderes de Canela, já que o diagnóstico é de que a obra na BR-116 possa estar impactando a demanda por quartos na região. A avaliação é reforçada pelo fato de que 48% dos turistas são os próprios gaúchos.

As obras, que têm causado transtornos tanto para quem faz deslocamentos mais curtos quanto para viagens de longa distância, devem ser finalizadas até novembro deste ano, quando será entregue a segunda etapa da obra de Nova Petrópolis.

O que dizem os gestores públicos

Questionado pela GauchaZH, o prefeito de Gramado, Nestor Tissot, reclamou do preço das passagens aéreas, atribuindo a elas o título de “vilãs” do turismo.

No último dia 24 de janeiro, Tissot participou de uma reunião entre a ABEAR (Associação Brasileira de Empresas Aéreas) e o governo federal em que foram discutidas possíveis alternativas para o setor. Na ocasião, o prefeito destacou o aumento de 62% nos valores das passagens ao longo de 2023.

A redação da Hotelier News entrou em contato com as Secretarias de Turismo de Canela e Gramado, mas não obteve retorno até o momento desta publicação.