A Black Friday é, definitivamente, um dos momentos mais esperados do ano pelo consumidor. Os descontos expressivos chamam a atenção e, assim, elevam consideravelmente a demanda de empresas de diversos segmentos – entre eles o turismo e a hotelaria – que têm apostado fortemente na ação para incrementar suas vendas. Sendo assim, levantamento publicado pela Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico) estima que o e-commerce deve movimentar R$ 6 bilhões na Black Friday deste ano.

A entidade aponta que os produtos de telefonia, eletrônicos, informática, eletrodomésticos, moda, beleza e saúde serão os mais buscados pelos consumidores. Os números da pesquisa também preveem crescimento de 3,5% nas vendas em relação à Black Friday do ano passado. Por outro lado, o avanço ainda é considerado tímido pela Abcomm, aponta a Folha de S. Paulo.

No primeiro semestre, o crescimento do e-commerce também ficou abaixo do esperado. Subiu 3%, permanecendo abaixo da projeção inicial de 5%. O setor também traz algumas preocupações com o efeito da retomada das compras físicas, e os eventos da Copa do Mundo e eleições, que podem impactar as vendas digitais.

Turismo e hotelaria

Com o retorno do turismo e hotelaria após dois anos de crise, muitas empresas dos setores estão desenvolvendo novas ações para alcançar a demanda pré-pandemia. Ainda no ano passado, por exemplo, a Atlantica Hospitality International teve aumento de 41% de vendas na Black Friday em relação a 2019. A rede ofereceu descontos de até 50% nos hotéis e 60% no aluguel de salas de eventos.

Também com bom desempenho no período, o Hurb teve sua melhor campanha de Black Friday até o momento. A ação atingiu percentual de 133% do objetivo traçado para o período. Ainda falando de números históricos, a Aviva faturou R$ 60 milhões com a Black Friday do ano passado, superando a meta estabelecida.

Com forte presença em Olímpia (SP), o Grupo Ferrasa também tem investido significativamente em campanhas de Black Friday desde o ano passado. E segundo Heber Garrido, diretor de Marketing e Vendas da empresa, a plataforma de e-commerce foi fortalecida para a campanha deste ano, que foi iniciada ainda em agosto para captar leads e garantir maior sucesso na iniciativa.

(*) Crédito da foto: Pixabay