Pmweb - case Grupo Ferrasa Promo

Rede com forte presença em Olímpia (SP), um dos polos de resorts, parques e multipropriedade do país, o Grupo Ferrasa vem colhendo bons frutos de parcerias que chegaram na hora certa. Para se ter uma ideia, apenas o Hot Beach Parque & Resorts, braço de negócios da empresa, acumulou em julho faturamento 16% superior ao performado em igual período de 2019, afora o bom desempenho no feriado da Independência. Os números, contudo, são apenas a ponta do iceberg.

No segundo semestre de 2020, quando a pandemia teve seu período de declínio e a hotelaria vislumbrou uma tímida e ilusória retomada, o grupo reabriu suas unidades, com demanda bem acima do esperado. No último quadrimestre do ano passado, as vendas pelo motor de reservas dobraram, impulsionadas pela melhor Black Friday da rede de todos os tempos.

De 27 de novembro a 1º de dezembro, período de Black Friday, houve crescimento de 975% no volume de negócios comparado à mesma data de 2019. De acordo com dados divulgados pelo Hot Beach na época, todos os canais de vendas registraram alta, com destaque para as comercializações feitas diretamente pelo site, com crescimento de 500% na mesma base de comparação.

Com quatro resorts no destino paulista, o Thermas Park Resort & Spa foi reconhecido em setembro como o melhor Resort & Spa do país, além de melhor Theme Park Resort, pelo International Travel Awards, destaque em vendas diretas do Grupo Ferrasa, chegando a 70% da distribuição do empreendimento.

“Dobramos as vendas pelo site e motor de reservas no último quadrimestre em 2020, além de uma Black Friday com um crescimento significativo. No ano passado, mais de 400% de nossa receita foi em cima de vendas diretas via motor de reservas”, explica Heber Garrido, diretor de Vendas e Marketing do Grupo Ferrasa.

Grupo Ferrasa: parcerias assertivas

Antes da pandemia, ao final de 2019, a empresa fechou contrato com a Pmweb para uso do motor de reservas Let’s Book e CRM. Poucos meses depois, com a chegada do coronavírus ao Brasil, a hotelaria entrou em colapso. Apesar de crítico, o momento deu a oportunidade para a rede alinhar estratégias de vendas pensando na hora da reabertura.

“Fizemos a implantação das ferramentas com os equipamentos fechados, o que foi bom apesar dos desafios. Conseguimos nos planejar melhor com as operações pausadas entre março e setembro de 2020. Afinamos as estratégias e, quando retornamos, fomos surpreendidos por uma alta demanda em Olímpia, já com o Let’s Book em operação e às vésperas da Black Friday”, destaca Garrido.

Grupo Ferrasa - expectativa Black Friday _ Heber Garrido

Garrido: tecnologia foi vital para elevação das vendas diretas

É preciso contextualizar que o Grupo Ferrasa tem as vendas diretas como tradição, responsável por 65% da comercialização. Entretanto, a dificuldade maior foi migrar as operações, que detinham 50% dos contatos via call center. “Esse é o nosso maior desafio, mas faz parte da estratégia e tivemos sucesso imediato”, diz Garrido.

A parceria com a Pmweb não beneficiou apenas as vendas, mas também a comunicação com os clientes. No total, foram 95% de reservas prorrogadas durante a pandemia, remarcadas com o auxílio das ferramentas da empresa. “Fizemos isso rapidamente, em dias, algo que antes demoraríamos semanas”, pontua. “Foi um período de aprendizados, mas nos especializamos em nos comunicar com o cliente e a Pmweb foi de grande ajuda nesse processo, deixando claro os protocolos e dando maior flexibilidade de remarcações.”.

Para os próximos meses, o sentimento é de otimismo. A empresa deve fechar outubro com 105% a mais em receita frente ao mesmo mês em 2020, com demandas impulsionadas pelas viagens em famílias, o avanço da vacinação e pela liberação de 100% do inventário para comercialização.

Já para a Black Friday, a expectativa é que a data de vendas seja responsável por crescimento de 35% da receita da receita em comparação com o ano anterior, que reverterá parte de seu faturamento de reservas diretas e em canais b2b para duas instituições beneficentes, reforçando o propósito do Grupo Ferrasa em ser uma empresa do bem e assumindo sua responsabilidade social no município de Olímpia.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Ferrasa