O Rio de Janeiro segue no centro das atenções da TOTVS Hotelaria. Após realizar eventos em Paraty e Angra dos Reis, o roadshow da gigante de tecnologia desembarca na Região dos Lagos, começando por Cabo Frio. Na noite de hoje (3), o encontro de hoteleiros na cidade reuniu cerca de 50 participantes no Flat Mandai.

Seguindo seu itinerário de eventos Brasil afora, a TOTVS trouxe um time de especialistas para levar conteúdos sobre tecnologia, inovação, tendências de mercado, fluxo de caixa, dados do setor, entre outros temas.

As palestras da noite ficaram por conta de Nayara Matteis, redatora do Hotelier News; Roland Bonadona, CEO da Bonadona Hotel Consulting; Claudio Cordeiro, diretor de Produtos de Hotelaria da TOTVS; e Thaís Abreu, gerente de Soluções de Negócios da TOTVS. O mestre de cerimônias foi Phillipe Werneque, gerente de Desenvolvimento de Negócios da empresa de tecnologia.

Para abrir o Hotel Innovation Talk, Werneque deu as boas-vindas aos hoteleiros presentes e destacou a importância de colocar assuntos relevantes na mesa de debate. “Este é um evento itinerante de inovação que estamos fazendo pelo Brasil e hoje chegamos a Cabo Frio. Também convidamos alguns hoteleiros de Arrial do Cabo que sei que estão aqui. Sejam todos bem-vindos”.

Iniciando a rodada de palestras, Nayara retomou o panorama hoteleiro de 2022 como pano de fundo para a compreensão dos números atuais. “Precisamos falar do passado para entender o presente e nos prepararmos para o futuro. A base comparativa do segundo semestre de 2022 é robusta, o que pode parecer que o crescimento hoteleiro desacelerou”.

Trazendo dados do InFOHB, relatório desenvolvido pelo FOHB (Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil), focando nas informações do Rio de Janeiro, principal mercado emissor de turistas em Cabo Frio, a redatora elencou dicas valiosas para o trade local. “Os indicadores seguem aquecidos, com o lazer puxando a fila. Para manter a linha de crescimento, investir em tecnologia, reduzir custos e não recuar as tarifas são fatores indispensáveis”.

Outro estudo que serviu como base da apresentação foi o Orçamentos Hoteleiros, desenvolvido pela Noctua Advisory e divulgado pelo Hotelier News. “A hotelaria terá muitos desafios pela frente. Em 2024, a economia será a bússola do setor, que deverá se esforçar ainda mais para manter seus indicadores. Contudo, existem oportunidades de crescimento, com espaço para aumento tarifário”.

Sobre a demanda futura, a palestrante compartilhou dados do Hotel Trends Stats, produzido pela OTA Insight. Utilizando a capital fluminense como exemplo, o lazer ainda será o mantenedor de ocupação, porém o destino segue refém de feriados para equilibrar seus números. “O volume de eventos será menor frente ao primeiro semestre, mas os feriados são janelas de oportunidades de compensação”, enfatizou Nayara.

Estratégias de fluxo de caixa

Dando continuidade à programação do Hotel Innovation Talks, o ex-CEO da Accor abordou os caminhos do cashflow. O executivo iniciou seu discurso com o debate sobre a importância do destino dentro da estratégia de divulgação dos empreendimentos. “Hotel não gera demanda, mas aproveita a demanda gerada pelo destino. A maioria dos hóspedes são visitantes da cidade e escolheram seu hotel entre muitas opções para sua estada”.

Em sua fala, Bonadona questionou se os hoteleiros presentes promovem seus hotéis ou seus destinos. “Gastamos muito dinheiro em promoções, anúncios, feiras, eventos. Vocês estão divulgando o empreendimento ou a cidade? Apostar na promoção do hotel para tirar do concorrente é um caminho natural, mas vocês já pensaram coletivamente em dividir a promoção do destino também?”, provocou.

De acordo com o executivo, um hotel é um grande ativo que deve gerar retorno de investimento acima das aplicações livres de risco no mercado financeiro, gerando margens aceitáveis e perspectivas de liquidez. Em sua apresentação, Bonadona ainda destacou maneiras de elevar o fluxo de caixa seguindo dois caminhos: crescimento de receita e redução de custos. “Na teoria, existem apenas essas duas maneiras. As receitas são aleatórias e imprevisíveis, as despesas são certas e controláveis. Aumentar o cashflow pressionando as despesas é uma boa ideia?”, questionou o executivo. “Incremento de receita é o melhor caminho para, em seguida, amarrar as despesas, garantindo a melhor experiência do cliente, que mantém a ocupação e a diária média”, acrescentou.

roland bonadona

Hotéis aproveitam demanda do destino, diz Bonadona

Colocando a receita em evidência, o fundador da Bonadona Hotel Consulting pontuou que uma boa exploração de market share é essencial para obter êxito nos negócios. “As receitas são o fôlego do hotel e isso depende dessa capacidade, fortalecendo a reputação e mantendo a qualidade de experiência do cliente”.

O ex-CEO da Accor ainda apresentou KPIs para monitorar as taxas de penetração de mercado e índices de diária média no setor. “Qualidade de experiência é prioridade, com uma proposta atualizada, diferenciada, com eficiência e excelência de serviços”.

Inovação como caminho de transformação digital

Terceiro palestrante da noite, o diretor da TOTVS trouxe a reflexão sobre como a inovação se desenvolve no ambiente corporativo, com analogias sobre boa performance, processos e pessoas. “É preciso pensar em quem vai pilotar a tecnologia. Quem são as pessoas que conduzem a solução que vocês desejam para o empreendimento. Antes de ter a ferramenta, reflita em quem vai comandá-la, pois muitos hotéis compram softwares sem ter colaboradores habilitados e acabam jogando dinheiro fora”.

O segundo ponto abordado por Cordeiro foi o chamado workflow, uma vez que os processos ditarão como a tecnologia funcionará no dia a dia hoteleiro. “E isso não demanda grandes manuais. Desenhe o que você quer dessa solução ou será algo sem sentido. O processo é tão importante quanto as pessoas”, salientou.

Para chegar ao momento de aquisição da ferramenta, o executivo da TOTVS explicou o caminho mais assertivo para a escolha da tecnologia. “A hotelaria está habituada a adquirir primeiro a solução e depois pensar em como e quem operar, quando o passo inicial é entender qual dor ela precisa resolver e buscar inovação”.

Cordeiro ainda destacou que inovar não está, necessariamente, atrelado à tecnologia. “Inovar é simplesmente fazer diferente. Se a sua dor é uma fila grande de check-in, por exemplo, uma ferramenta nem sempre é a solução. Muitas vezes são problemas que podem ser resolvidos de outras formas. Compre uma tecnologia que seja adequada ao seu problema”.

O palestrante trouxe ao debate os 4Ps de Kotler: praça, promoção, produto e preço. Ao discutir os conceitos, o diretor da TOTVS destacou que o preço é o que atualmente diferencia os empreendimentos entre si. “É preciso criar valor para a região e para o hotel de vocês. É o único caminho para subir as tarifas”.

Trazendo recortes de comportamento de consumo dos Millennials, fatia relevante de viajantes atuais, Cordeiro enfatizou a importância da transformação digital:

  • 87% utilizam mecanismos digitais para busca e compra;
  • 88% planejam viajar sozinhos pelo menos uma vez por ano;
  • 88% planejam suas experiências com antecedência de um a três meses;
  • 76% confiam totalmente em informações de sites e OTAs.

Performance hoteleira

Para finalizar o evento, Thaís falou sobre distribuição e ferramentas de business performance. A gerente da TOTVS relembrou os custos de aquisição de um novo cliente contra a fidelização de hóspedes que já estiveram nos hotéis. “É mais caro trazer quem você não conhece. Quando falamos de novos clientes, eles podem chegar por diferentes caminhos, como OTAs, motor de reservas ou canais diretos”.

Por meio de parcerias com empresas como Letsbook, RD Station e Tribuzana, a gigante de tecnologia passou a oferecer um conjunto de soluções tecnológicas. “Os hotéis precisam entender que é importante ter uma estratégia de distribuição e RM, equilibrando o tarifário para que o cliente seja atraído para o melhor canal para você”.

thais abreu

Thaís explicou a integração de ferramentas

Thaís pontuou que o setor hoteleiro brasileiro ainda enxerga soluções tecnológicas como custos e não investimentos, muitas vezes ficando à mercê de canais terceirizados, como as OTAs. “Quando o hóspede chega via OTA e o hotel não possui uma estratégia de fidelização, esse consumidor torna-se fiel ao terceirizado. O e-commerce tem um marketing muito adequado, caso você tenha um plano para direcionar para o canal direto”.

Com as soluções do ecossistema composto pelas empresas, os empreendimentos podem enxugar em até 20% seus custos com software de distribuição, com a possibilidade de redução de despesas. “O hotel ganha mais visibilidade online, mais contatos e, consequentemente, mais vendas. É possível fazer uma comunicação direcionada por ações de marketing a partir de informações dos hóspedes de forma segmentada”, finalizou.

Parceiros TOTVS no Business Performance:

  • Letsbook: motor de reservas + CRM + central de reservas
  • RD Station: automação de marketing
  • Tribuzana: agência marketing focada em hotéis

O Hotel Innovation Talk conta com o apoio e patrocínio da Intel.

A próxima parada do roadshow da TOTVS é amanhã (4), em Búzios. As inscrições estão abertas no link.

(*) Crédito das fotos: Nayara Matteis/Hotelier News